Formigas em Alporque
cesar_alr26/12/2007 00:29
Formigas em Alporque
Boa noite amigos...
Semana passada fiz dois alporques sendo um pé de acerola e outro em um pé de Goiaba. Hoje ao rega-lós noitei a presença de formigas em ambos os pés!!!
Gostariade saber dos amigos se elas não poderiam acabar prejudicando os galhos alporcados..
Feliz NAtal a todos e um prospero ano novo..
BAIORS26/12/2007 09:34
Caro Cesar quanto ao alporque em goiaba ja fiz alguns com sucesso.
A respeito das formigas presentes no local do alporque nunca me aconteceu tal situação.
Mas acho que pode prejudicar se elas resolverem levar o substrato embora.
Qual substrato vc usou?
cesar_alr26/12/2007 11:27
Bom eu usei somente terra vegetal e bucha vegetal.
Tenho regado diriamente.
SEKI - Elio Luis Secchi26/12/2007 12:15
Cesar, é comum as formigas se instalarem nos alporques, primeiro porque o corte faz a planta soltar seiva e as formigas vão a procura disso. Segundo porque o alporque é um abrigo, fechado e elas gostam de se esconder aí. Em meus alporques seguidamente tenho a presença de formigas, mas nunca notei que isso tenha prejudicado o enraizamento.
abraços
cesar_alr27/12/2007 00:33
Estava reparando hoje não sei em que horário do dia as formigas se locomovem mais mas realmente não me parece que elas estão prejudicando a planta só morando no alporque memso como disse o amigo Elio.
pedrotv27/12/2007 01:14
Alporque = Novas plantas + condomínio de luxo para formigas... 😄 😄 😄
Boa sorte!!!
cesar_alr27/12/2007 10:15
HEHHEHE realmente se esse condominio resolver se instalar na minha casa eu vou estar bem encrencado...
Alberto Alves28/12/2007 15:17
Cesar,também tive este problema,solucionei usando a dica dos amigos do fórum:
Faça um anel em cima e embaixo do alporque usando graxa,mais ou menos 5 cm acima das amaras,depois que fazer o alporque,é batata 😄
As formigas não conseguem passar nem com reza brava 😎
Grande abraço
cesar_alr28/12/2007 23:23
Obrigado pela dica Alberto.
Mas me surgiu uma pequena dúvida , será que num dia de chuva forte a graxa não poderia acabar escorrendo e assim contaminando não só substrato mas também a planta ?
Abraços.
Alcides Junior29/12/2007 08:09
Cesar, acredito que passando a graxa somente no tronco ja resolve, as formigas não poderão subir.
cesar_alr29/12/2007 12:20
ok , vou tentaar
Alberto Alves29/12/2007 18:44
junior/pr escreveu:
Cesar, acredito que passando a graxa somente no tronco ja resolve, as formigas não poderão subir.
Isso,o juniou matou a pau,como está chuvendo muito ultimamente passe só no tronco. 😄
Sucesso com seus alporques 😉
SEKI - Elio Luis Secchi02/01/2008 17:27
Gente, cuidado com a graxa!!!!
Algumas plantas tem casca sensível e a graxa acaba "secando" a casca. Também o tipo e composição da graxa pode influenciar.
Há alguns anos coloquei graxa em uns pés de oliveira que estavam sendo atacados por formigas cortadeiras. A casca secou e se não fossem brotações novas vindas de baixo eu teria perdido as plantas...
Se as formigas não extão prejudicando, deixem elas, afinal o alporque está aí temporariamente, será retirado assim que enraizar...
abraços
Alberto Alves03/01/2008 13:27
Elio Luis Secchi escreveu:
Gente, cuidado com a graxa!!!!
Algumas plantas tem casca sensível e a graxa acaba "secando" a casca. Também o tipo e composição da graxa pode influenciar.
Há alguns anos coloquei graxa em uns pés de oliveira que estavam sendo atacados por formigas cortadeiras. A casca secou e se não fossem brotações novas vindas de baixo eu teria perdido as plantas...
Se as formigas não extão prejudicando, deixem elas, afinal o alporque está aí temporariamente, será retirado assim que enraizar...
abraços
Elio valeu pela informação 😉
Paulo Henrique de S. Garc03/01/2008 18:02
Cesar, vc. pode fazer combater as formigas com um pesticida da biofert (não lembro o nome) que é a base de Nin, pulverizando o alporque.
Outra coisa que que constuma atrair formigas para o alporque é o uso de complexo B como fonte de B1, pois este geralmente é doce, oque atrai as formigas, não sei se foi o seu caso. Como fonte de B1, eu uso o MONOVIN B1, da Marcolab, vende em lojas de produtos veterinários.
Um grande abraço e
Té mais...