Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estou criando meu primeiro bonsai de pau-brasil

Gustavo Henrique Vitor27/12/2007 15:11
Estou criando meu primeiro bonsai de pau-brasil
Meu bonsai tem 8 anos, esta sendo educado a 7 anos, gostaria de saber quantas horas ele deve ficar exposto ao sol, quando ele vai começar a dar flores e se eu devo ter algum cuidado especial com esta espécie!!!!
Muito obrigado !!!

Atenciosamente Gustavo Vitor
Recife PE

nickyfury27/12/2007 15:41
bonsai
É uma nativa de area florestal, como a mata atlantica, por exemplo. O solo é leve, formado basicamente por resíduos de arvores como casca, folhas secas, sementes e detritos de aves em decomposição. Um solo pobre em nutrientes, mas rico em materia organica, drenante, que não deve reter umidade alem da necessária para a sobrevida da planta. 😄

Evite encharcar o solo, regando apenas a cada dois dias. Restrinja a adubação ao minimo, suspendendo durante a floração. O caule é interessante e se adequa a qualquer estilo, mediante aramagem. Os galhos respondem menos, devendo ser educados quase que só na poda. A exposição solar é melhor no período matutino e no final da tarde. Evite a exposição solar plena (entre 11 hs e 16 hs), preferindo um local levemente sombreado (sob copas de outras plantas ou arvores), durante o crescimento total. 😄

Tomando-se esses cuidados, poderá ter seu bonsai de pau brasil por muitos anos, vez que é uma arvore com certa longevidade. 😄
Gustavo Henrique Vitor28/12/2007 13:39
mais breves perguntas !!! ^^
As folhas do pau-brasil são verdes porem pontilhadas de amarelo, é normal?
Eu sempre mantenho a terra levemente úmida, pensava que poderia colocar o pau-brasil o dia todo exposta ao sol, esta errado?
nickyfury28/12/2007 16:02
bonsai
Gustavo, eis algumas informações sobre essa espécie:

Nome científico: Caesalpinia echinata Lamarck
Família: Leguminosae-caesalpinoideae

O tronco da Caesalpinia echinata é coberto por espinhos, de cor amarela, a flor da Caesalpinia echinata dura no máximo dois dias e surge pela primeira vez quando a árvore está com três ou quatro anos de vida.

O pau-brasil possui a casca pardo-acinzentada, ou pardo-rosada nas partes destacadas, e cerne (miolo) vermelho, cor de brasa. Atinge até 30 m de altura (dados da literatura indicam que podem chegar até 40 metros) e 1,5 m de circunferência.

Sua floração ocorre no final do mês de setembro até meados de outubro. Entre os meses de novembro a janeiro ocorre a maturação dos frutos O pau-brasil pertence ao mesmo gênero da sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides) e pau-ferro (Caesalpinia ferrea) árvores comumente plantadas nas calçadas, e que também são originárias da Mata Atlântica. A diferença básica entre essas espécies é a ausência de acúleos na sibipiruna e pau-ferro.

Planta semidecídua, heliófita ou esciófita, característica da floresta pluvial atlântica. Ocorre preferencialmente em terrenos mais secos (mata-de-cipó), inexistindo na cordilheira marítima. É planta típica da floresta primária densa, sendo rara nas formações secundárias. Sua tolerância ao sol (heliófita), contudo, é derivado da observação de sua perfeita adaptação ao cultivo em áreas abertas e não de seu comportamento no habitat natural.

A árvore pau-brasil também é conhecida popularmente por ibirapitanga, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, pau-rosado e pau-de-pernambuco. Originária da floresta pluvial Atlântica, tem ocorrência natural desde o Estado do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro, numa larga faixa de 3.000 km.

Essas informações estão disponíveis para um estudo mais acurado no site:

http://www.udr.org.br/tecnicas_plantio2.htm