Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ARAMAÇÃO

Carlos Barrêto28/12/2007 00:49
ARAMAÇÃO
Olá a todos,

Pessoal,

Estou aramando um Taxodium Distichum com 1,20 m

Os galhos maiores estou conseguindo aramar com razoável domínio, mas os novos e finos acabam quebrando.

Espero fazer um curso em Fev/2008, mas se alguém puder dar uma dica de como segurar o arame e o galho, também ajuda, pois percebi que aplico pressão excessiva nos galhos.

Estou usando um arame bem grosso, porém não sei o diâmetro e os menores um mais finos, mas suspeito que estão muito grossos para esses galhos.

Gostaria de saber os tamanhos disponíveis e sua aplicação...sei que sem ver é difícil, mas queria apenas organizar o raciocínio com um progressão do mais fino ao mais grosso.

Abraços e excelene 2008 a todos

Grato,
pedrotv28/12/2007 02:23
Carlos, para saber qual arame usar, experimente aplicar pressão com um pedaço sobre o galho. Use aquele que apenas começar a vergar... Se o arame dobrar, é fino demais. Se o galho dobrar imediatamente sem precisar muito controle, é grosso demais... O ideal é que o galho vergue, mas que o arame pareça quase dobrar...
Carlos Barrêto28/12/2007 02:54
Olá Pedro...td bem?

Vamos ver se entendi...

Esse teste é feito antes de ancorar o arame na perpendicular...fazendo um X com o galho?

Aí aplico a força e observo o resultado conforme mencionado, é isso?

Se estiver equivocado, me desculpe...é que ainda não vi ilustração com a mão iniciando e conduzindo o processo.

Talvez possamos criar...e uma idéia...um passo-a-passo com o movimento das mãos e a ancoragem por trás do caule (que também nunca vi).

Abraços,
Wilson Fracassi28/12/2007 09:37
Carlos

Duas dicas : Primeiro ancore o arame de forma correta para que possa trabalhar de maneira mais firme, sem aplicar força alguma sobre o galho no momento da aramação.
- Segundo, ao invés de trabalhar com arames de calibre demasiado grosso, utilize vários arames no mesmo sentido e paralelos de calibre mais fino, o resultado é o mesmo.
pedrotv28/12/2007 10:41
Carlos, o William disse uma coisa muito boa. Use, de preferência, vários arames mais finos colocados em paralelo. Nunca deve ser aplicado força na aramação. Só será usada e em medida correta na hora de dobrar. Sempre tente aramar com o galho voltado para você. Terá a melhor vista do que está fazendo. O arame não precisa abraçar o galho. Precisa dar as voltas apenas. Não precisa ficar apertado, principalmente em galhos finos.
Em relação ao que eu falei, apenas estenda um pedaço a partir do rolo, como se estivesse segurando um lápis e tente fazer pressão sobre o galho...
Uma dica que é muito boa e me ensinou muito, é pegar galhinos em árvores diversas e ir treinando. Apenas faça a mesma coisa que faria no Bonsai. Isso ajuda também para estudar estilização. Um galho de árvore é como uma muda sem raízes e bruta. Por isso é sempre interessante treinar para firmar a mão e estudar estilos.
Um grande abraço!
Alberto Alves28/12/2007 15:20
A dica do Pedro de teinar em ouras plantas é boa,treinei bastante aqui nos pés de acerola do meu quintal antes de tentar alguma coisa em uma muda ou pré bonsai 😎
nickyfury28/12/2007 15:42
bonsai
Carlos, eis um site interessante, que, entre outras excelentes dicas, ensina tudo o que foi dito pelos colegas aqui, e mostra, em fotos e desenhos, o que vc tanto quer saber. Aproveite para visitar o General Index desse site, clicando nessa aba, e veja, num abecedário, todas as informações pertinentes a bonsai, que poderá, de uma forma ou de outra, auxiliar voce em suas futuras dificuldades. 😄

Aliás, eu mesmo, vire e mexe, recorro a essas informações, para esclarecer minhas dúvidas e aprender algo que porventura tenha esquecido:

http://www.bonsaiprimer.com/wiring/wiring.html

Apesar da pagina estar em ingles, creio que pode-se traduzir, ainda assim é um ótimo auxiliar técnico. 😉
Carlos Barrêto28/12/2007 16:52
Olá,

Poxa, esse fórum é sensacional...em pouco tempo tanta ajuda...obrigado a todos.

Wilson..preciso comprar arames mais finos e tentar esse método...grande dica e vou tentar sim...muito grato!!!!

Pedro...entendi o método...vou tentar quando comprar arames mais finos..acho que os meus estão grossos...pelo menos um...comprei 1 fino e 1 grosso...depois faço o teste no tronco...muito grato!!

Pedro e Alberto.. vou tentar em outros galhos...meu prédio tem um jardim enorme...dá vontade de fazer uns Yamadori...rs...são 78 Fícus...+ 33 Buxus + Azaléia + um monte...vou tentar nos galhos...

Nick...já vi o site e estou traduzindo...muito bom...obrigado mesmo!!!

Só uma pontinha de dúvida que os desenhos não mostram...a ancoragem do arame.

Por exemplo...tenho um galho e coloco o meio do arame na parte frontal restando uma haste à direita e outra à esquerda da planta e dou a volta...esses arames se encontram na parte de trás...dou uma torcida neles para ficar mais firme atrás?...essa é uma grande dúvida...

Abraços,