Paulo Gilberto28/12/2007 16:53
mamadeira
Lendo sobre a mistura que se deve fazer na mamadeira, com esterco, terra, etc., fiquei pensando: ela não retém muita água não? Pensei que pode até apodrecer as raízes, não?
darkaso29/12/2007 23:04
Paulo,
para diminuir a retenção de água misturo pelo menos 30% de areia grossa para ajudar na drenagem.
T+
Ferreira30/12/2007 11:38
Paulo
O substrato do escorredor é que necessita ser mais drenante, por isso leva mais pedrisco e chamote que o da bacia (ou balde), que deve ser rico em matéria orgânica.
A sugestão do Darkaso é muito boa, mas como você reside em uma cidade muito quente eu acredito que só haverá problema de excesso de umidade na mamadeira se a bacia estiver diretamente no chão.
Paulo Gilberto30/12/2007 13:28
Eu botei metade esterco metade terra. Ficou tão encharcado que eu acrescentei um resto de areia que eu tinha, mas não foi suficiente. Quando bota água, ela se acucumula e demora um tempinho pra descer. Isso não é bom, é? Eu acho que vou botar mais areia.
darkaso31/12/2007 09:54
Paulo,
realmente se está encharcando muito seria melhor adicionar mais areia grossa. Ela não vai retirar tanto a força de adubo da mistura e com certeza que deve ajudar. O excesso pode apodrecer as raízes.
T+