Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com pé de Acerola

Marcelo R. Guazzi28/12/2007 19:22
Ajuda com pé de Acerola
Bem pessoal, estou iniciando e gostaria da ajuda de vcs, transplantei esse pé de acerola para o escorredor já faz 2 dias, e gostaria de saber se da pra definir algum estilo, se tem que fazer alguma poda drástica nele etc.
agradeço a ajuda de todos.
nabase28/12/2007 19:38
Belo exemplar Marcelo! Mas eu faria uma poda radical neste dois galhos, uns 5 cm acima da forquilha, e deixava ele mais um tempo no escorredor para fortalecer.
Vai dar um belo Bonsai. Vamos aguardar novos comentários.
Um forte abraço.

Natalino Sampaio
joellagunasc28/12/2007 21:17
Eu faria o mesmo que te disse sobre a serissa

Joel
Franz Lopes30/12/2007 17:24
Amigo,

É bem prematuro ainda fazer uma projeção eficaz da planta...

Mas eu retiraria o galho da direita (podendo deixar um toco para futuro efeito de madeira morta), e cortaria acima da segunda ramificação do galho da esquerda.

Talvez os amigos que fazem projeções possam ajudar...

Ademais, deixaria a planta se desenvolver por enquanto...

Boa sorte.

Franz
flavio bonsai30/12/2007 23:27
deixa ela se recuperar da mudança de vaso dai um mes vc volta a olhar pra ela.
duprat31/12/2007 02:48
Eu não podaria ainda não. Ela tem uma bifurcação baixa boa. Imaginaria a altura desejada mas deixaria correr livre ate ela alcançar a espessura do tronco correspondente a altura desejada. Podar agora reduzirá o fluxo de seiva e demorará muito mais para engrossar o tronco.
pedrotv31/12/2007 03:09
Vou com o Duprat! Por no escorredor e fazer poda radical atrasa o processo. Quanto mais folhas, mais rápido o engrossamento. Deixa ela crescer livre e engordando. Depois você vê o que acontece, pois pode até pintar alguma brotação baixa, ou pode ser interessante fazer uma alporquia, etc...
De qualquer forma, boa planta e muito potencial.
darkaso31/12/2007 10:42
Marcelo,

as opiniões são muitas, mas acho que todas dariam certo. Se transplantou a pouco deixe recuperar. Retire um pouco de folhagem do galho da direita que é o mais grosso e retira mais seiva da planta que está em recuperação. De quebra isto ajudaria a não deixar o galho mais grosso ficar ainda mais grosso que o da esquerda. Seria ideal para o estilo vassoura.

T+
Marcelo R. Guazzi31/12/2007 17:41
Obrigado pela ajuda de todos, realmente vou deixar ela engrossar o tronco e se recuperar do transplante, mais a minha duvida é deixar no escorredor, ou colocar em um vaso maior, ou em plena "terra" livre???

Acredito que no escorredor ela vai crescer muito e não vai suportar, qualquer vento ela ira tombar... estou certo???

abraço a todos.
darkaso31/12/2007 21:08
Marcelo,

o escorredor não tem a intenção de fazer a vez do vaso. Ele irá ajudar a conter certa quantidade de raízes dentro dele e facilitar o transplante para um vaso de treinamento menor, economizando um bom tempo na retirada para reenvase do primeiro vaso de treinamento. Assim que as raízes começarem a sair pelos lados coloque em um vaso com muita matéria orgânica.

T+