Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Muda de Ficus preciso de ajuda

Marcos Castilho29/12/2007 15:05
Muda de Ficus preciso de ajuda
Olá pessoal seguem as fotos:

Agora só preciso de ajuda... Que espécie é, se posso transplantar agora, podar, adubar ou mamadeira, espero qualquer ajuda.
Marcos.
Alberto Alves29/12/2007 18:31
Marcos,
é um Ficus Benjamina,qual substrato é este?
Terra pura?

Se fosse meu passaria para o escorredor/mamadeira para "engordar",mas como a primavera já foi então não é muito recomendável,mas como ele está em um recipiente grande pode deixar ele aí por enquanto eu acho.

Sobre a adubação,tenho desta variedade e os meus adoram a dobradinha torta de mamona e farinha de osso,ele está neste balde já faz tempo ou transplantou por agora? 😄

Grande abraço
Marcos Castilho29/12/2007 20:24
Resposta
Olá Alberto, olha o substrato é terra vegetal e esterco bovino de boa procedência. Eu ganhei a muda em um vaso menor e transplantei ontém para esse recipiente. Essa espécie gosta de muita água ou não?
Marcos
edson060531/12/2007 10:57
Marcos,
pela aparência do substrato, a muda foi recém transplantada. Apesar do Fícus ser muito resistente, vou com o Alberto; acho que convém deixá-lo onde está.
Você pode se quiser, fazer furos na lateral do balde com um ferro de solda com o intuito de melhorar a aeração das raízes. Te digo por experiência própria que a planta ganha um vigor extra.
Quanto ao substrato, para uma próxima muda ou reenvase, coloque pelo menos uma terça parte de pedriscos ou cacos de telhas para melhorar o escoamento da água das regas. Do modo como está me parece muito compacto...
Espero ter ajudado...
Edson.
Marcos Castilho31/12/2007 14:49
Resposta
Olá Edson vou seguir seus conselhos, e faser os furos no vaso e quanto a adubação posso fazer nessa época ou não?
Marcos.