Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mudas de um iniciante

gilbertofsa29/12/2007 15:34
Mudas de um iniciante
Ola a todos sou apenas um principiante o qual perdeu duas mudas de Tuia Nana recentemente por falta de experiência mesma e que fui muito auxiliado pelo NickyFuri para descobrir o motivo de meu fracasso. Estas mudas que mostro agora estão comigo há uns 3 meses. Elas foram colhidas em um terreno baldio na lateral de minha casa.

Este Ficus foi cortado e jogado fora com vaso e tudo. Eu cortei o vaso, troquei o substrato e coloquei o Ficus no mesmo. Começou a brotar de todos os lados, se alguém tiver alguma idéia para ele estou aguardando as sugestões:

Esta muda de Ficus foi uma estaca desprezada a qual simplesmente enterrei no solo por ocasião de umas tantas outras que tive o maior cuidado e no entanto morreram todas, restando apenas ela:

Esta primavera é a sobra de uma que foi derrubada por um automóvel, ela ficava próximo a um cruzamento. O toco da raíz eu enterrei no jardim e já esta com 2 brotos já desenvolvidos e um bem pequeno.

edson060529/12/2007 16:22
Amigo,
talvez fosse o caso de você postar cada muda num tópico diferente...
Edson.
Alberto Alves29/12/2007 18:54
edson0605 escreveu:
Amigo,
talvez fosse o caso de você postar cada muda num tópico diferente...
Edson.

Concordo com o Edson.
Gilberto se puder tire fotos deste ficus maior e da primavera em angulos diferentes,em fundo escuro,pode por exemplo forar a parede com um pano,com isso visualizamos melhor toda a estrutura da planta,para realizar futuras projeções 😉

Essa outras mudas estão bem saudaveis também,agora é só deixar engordar 😄
Ferreira30/12/2007 11:21
Gilberto

O flamboiant não será fácil de domar, mas os Ficus são bons materiais. Ambos são Ficus benjamina, sendo o primeiro de uma variedade variegada.
Willian30/12/2007 16:30
Olá Gilberto,

Está com belas plantas! O ficus variegata eu enterraria até alguns centimetros acima daquela raiz cortada, se não conseguir estimular um enraizamento nessa parte, seria interessante fazer um estilo tronco rachado. Já a primavera, acho que seria interessante fazer várias mudas com elas... Vejo nela no minimo umas 4 plantas... Aliás, cuidado pois elas apodrecem muito facilmente.

Espero ter ajudado, espera o pessoal postar mais antes de fazer o que sugeri...

Um abraço e espero ter ajudado...
gilbertofsa31/12/2007 19:58
Valeu pessoal vou providenciar as fotos com fundo escuro do ficus e da primavera e posto depois.