Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

GINKO BILOBA OPINIOES

mauricio marussi01/01/2008 22:36
GINKO BILOBA OPINIOES
AMIGOS PRECISO DE OPINIOES SOBRE ESSA ESPECIE QUE POUCO CONHEÇO, QUANDO REPLANTAR, PODAR, POOSO DESFOLHAR. SE POSSO QUANDO FAZE-LA, QUAL MELHOR ESTILO, FIQUEM A VONTADE!!!!

SEKI - Elio Luis Secchi02/01/2008 16:57
Mauricio,
Em seu avatar não consta a cidade e estado em que moras e isso, para dar dicas é fundamental em função da diversidade de climas que temos neste continental país.
No sul a estação do inverno é bem definidade e o ginkgo perde totalmente as folhas. É nessa época, especialmente no fim do inverno, já próximo ao surgimento da nova brotação que se procede replantios e podas. Não aocnselhoi fazer mais de uma desfolha por ano. Faça assim que notar que as folhas da primeira brotação estiverem "maduras". Preferencialmente desfolhe apenas metade da árvore e assim que esta parte estiver colocando nova folhagem, desfolhe o restante.
Em outras regiões do país a regra do momento da rebrotação é a mesma para replantios e podas.
Sobre estilo eu iniciaria retirando um dos galhos para no futuro mudar a inclimnação do tronco e isso daria, com o galho que ficou uma conicidade e sinuosidade do tronco. Mas não retire o galho direto: faça um alporque nele. O ginkgo responde maravilhosamente ao alporque e em poucos meses você terá mais uma planta.
Espero ter ajudado

abraços
mauricio marussi03/01/2008 14:36
elio obrigado pelas informaçoes, moro em araçatuba interior de sao paulo, o clima aqui é bem quente, 40 graus no verao, será que está na época de fazer o alporque? vale abraço
SEKI - Elio Luis Secchi04/01/2008 09:37
A melhor época para fazer alporque é na primavera. Falo a melhor, pois ainda é possível sim fazer nesta época. O alporque pode ser fazer a qualquer época do ano. A questão é quanto tempo ele vai demorar para enraizar, uma vez que ele enraiza melhor no período vegetativo da planta e não quando ela está em dormência.
Fazendo agora ele vai enraizar normalmente e eu o retiraria apenas no fim do inverno, pois até ele enraizar a planta já parou de crescer para esta temporada.

abraços