BONSAI DE MANGA
GERALDO INOCÊNCIO01/01/2008 23:45
BONSAI DE MANGA
Olá Pessoal,
Adoro fazer bonsai de frutíferas e já tenho uma variedade grande de espécies. Fazer um bonsai de manga sempre foi um desafio que eu quiz enfrentar. A planta mostrada abaixo ainda precisa de uma boa estruturação de galhos mas desde já mostra um grande potencial de frutificação. É sua primeira frutificação, Vingaram 7 mangas mas três acabaram caindo por acidentes. Queria fotografá-la quando as mangas estivessem maduras mas achei prudente fazê-lo agora. Vai abaixo os dados da planta:
Altura do tronco principal: 43 cm
Altura total da planta: 70 cm
Idade aproximada 10 anos
Diâmetro da base 6cm
(Ainda não sei qual a espécie de manga. Quando estiverem maduras ficará mais fácil identificá-la.
Do amigo Geraldo Inocêncio
Alcides Junior02/01/2008 09:11
Caramba....bem diferente... 😲
Alexandre S. Coelho03/01/2008 12:19
Oi Geraldo,
muito bela, realmente deve ser um bom desafio cultivar um bonsai de mangueira! É bom já ir pensando no futuro vaso 😲
joellagunasc03/01/2008 20:58
Geraldo , belo trabalho , estas abrindo caminho para nos
Parabens
Joel
ghazal04/01/2008 00:33
apagada por perder o nexo
Marcos Paulo Duarte04/01/2008 00:46
Nossa, que beleza 😲
ja tinha visto em um site estrangeiro, um bem feinho, mas esse aí está muito bom, isso é mais uma mostra de que bonsai nao tem limites 🙂
robinsonalexandre04/01/2008 15:02
Re: BONSAI DE MANGA
Geraldo, você realmente é um mestre, parabens!
Está planta realmente é bem cuidada, seus frutos mostram isso.
😄
Feliz 2008!
Sambarilove04/01/2008 16:48
Geraldo,
Talvez vc já tenha visto mas no link vc encontrará fotos de 2 bonsais de manga.
http://www.betoport.com.br/Albumx/index.htmbonsaijorge04/01/2008 17:24
Olá a todos.
Geraldo como conseguiste esse bonsai?
semente, alporque,....
GERALDO INOCÊNCIO04/01/2008 22:57
Olá Pessoal,
Em primeiro lugar agradeço as manifestações e opiniões, obrigado a todos.
A planta em questão ainda tem um longo caminho para ficar com uma ramagem bem estruturada, mas está indo bem.
Esta manga está frutificando pela primeira vez, a idade aproximada deve ser em torno de 10 anos. É uma manga enxertada mas ainda não sei a variedade. Em outra chácara eu tinha cerca de 12 espécies de mangas, incluindo, as americanas, Tomy atkins, palmer, van dyck, Aden, Keit e as mangas da minha planta não se parecem com nenhuma delas daí a minha dúvida. O segredo para se conseguir uma planta desta é plantá-la em um vaso grande ou no chão e manter a altura desejada através de podas constantes enquanto a planta se encorpa e
atinge a maturidade necessária para frutificar. O resto é formar uma boa estrutura de galhos e mantê-la saudável através de um bom substrato e uma boa adubação.
stokmann05/01/2008 00:19
Excelente idéia Geraldo, sempre nos surpriendendo.
O seu exemplar me inspirou a "dar jeito" numa mudinha de manga que germinou faz uns 15 dias heheheh
Já que aqui manga só se for em estufa né, vou tentar transformar essa mudinha em bonsai tb, quem sabe daqui uns 15 anos to postando ela aqui hehehehe
Parabéns Geraldo!!!!!!!
Abração
Gui Lopes Soares05/01/2008 18:29
Grande Geraldo!
Sempre despertando incentivo pra todo quanto é lado eim!? 😄
Você já está direcionando pra algum estilo? O que vai ser? Vassoura?
E os frutos? Saborosos?
Abraços!!!
ghazal06/01/2008 06:33
hehehe, grande geraldo
penso eu, que aqui no ceasa de SP, cada fruto desse, independente do sabor e/ou qualidade, valham uns 100 paus.
BAIORS08/01/2008 14:56
Parabens Geraldo!!!!!!!!! 😄
Fiquei surpreso confeço quando vi o topico. 😲
Eu estou com varias mudas em minha casa tinha plantado algumas em garrafas. Porem agora as vejo com bons olhos a criação de bonsai de manga.
euorobert08/01/2008 22:54
GERALDO, PARABENS! MUITO INSTERESSANTE ESSE TRABALHO!!
ESPECIFICAMENTE FALANDO SOBRE ESTA PLANTA, VC CULTIVOU ELE DESDE SEMPRE NO VASO? OU DEIXOU ELA ALGUM TEMPO NO CHÃO?
QUAIS AS DIMENSOES DESSE VASO? SÓ PRA TER UMA IDEIA.
GERALDO INOCÊNCIO09/01/2008 01:51
euorobert,
Esta planta sempre esteve no vaso. Estava relegada a segundo plano até que consegui fazer um outro bonsai de manga Keitt produzir 12 mangas aí me entusiasmei e passei a cuidar melhor dela e ela produziu 7 mangas, 3 ficaram arrastando no chão e acabaram caindo as outras 4 vingaram. Portanto este é o segundo bonsai de manga que possuo. O outro não frutificou este ano porque teve problemas mas já se recuperou e no final deste ano com certeza vai frutificar. Aí serão dois. A planta objeto deste tópico está em um vaso com medidas em torno de 30 cm x 30 cm. Como a planta ainda não está pronta, não foi plantada em vaso de bonsai o que espero fazê-lo este ano.
ARQPATRIK09/01/2008 10:12
Geraldo, tbém sou um apreciador de frutiferas, parabens pelas mangas!!
flavio bonsai09/01/2008 15:32
geraldo parabens pela planta e pela frutificação e sinal que esta bem saudavel.