Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com ficus

Diego Santana02/01/2008 19:25
Ajuda com ficus
Sou iniciante na arte do bonsai, estou com esta mudinha e ja estou tentado a tranformala, por favor opinem sobre ela

Fase inicial...............................................................................

Desfolhado...............................................................................

Aqui eu rapei o tronco e os juntei pra cicatrizarem juntos.............

O estilo, tentado é o Shankan..............;.....................................

Gostaria muito da opiniao de todos sobre a escolha do estilo e se tem algo de errado, o que deve ter muitos erros pois sou iniciante na arte......
Carlos Barrêto03/01/2008 02:12
Olá Diego,

Vc tem boas mudas em mãos e creio que seu Fícus seja da variedade Benjamina.

Durante o tempo de crescimento o ideal é não exagerar na desfolha de um Benjamina, porque é a espécie de Fícus que menos suporta esse procedimento...estou com um aqui que levou 06 meses para aparecer uma folha minúscula...espero que não aconteça contigo.

Sugestão:mantenha uma boa brotação no ápice(ponto mas alto) das duas mudas para estimular o desenvolvimento e deixe as outras folhagens crescerem também...mas na necessidade de desfolha, preserve as folhas de cima(mais altas) pois concentram um hormônio chamado auxina que é responsável pelo crescimento, sobretudo o vertical.

Percebi suatentação...vc foi rápido no gatilho...atirou depois perguntou...rs...e eu já fiz isso aqui no Fórum...

Você está tentando um agrupamento de galhos por encostia, certo?...eu faria o seguinte...esperaria a consolidação desse agrupamento das duas mudas, para depois aramar e tracionar.

Imagine você aramar o lado direito sem saber como está crescendo o lado esquerdo...pode dar uma ´´desarrumada´´ em seu projeto...