Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com ficus

Diego Santana02/01/2008 19:25
Ajuda com ficus
Sou iniciante na arte do bonsai, estou com esta mudinha e ja estou tentado a tranformala, por favor opinem sobre ela

Fase inicial...............................................................................

Desfolhado...............................................................................

Aqui eu rapei o tronco e os juntei pra cicatrizarem juntos.............

O estilo, tentado é o Shankan..............;.....................................

Gostaria muito da opiniao de todos sobre a escolha do estilo e se tem algo de errado, o que deve ter muitos erros pois sou iniciante na arte......
Carlos Barrêto03/01/2008 02:12
Olá Diego,

Vc tem boas mudas em mãos e creio que seu Fícus seja da variedade Benjamina.

Durante o tempo de crescimento o ideal é não exagerar na desfolha de um Benjamina, porque é a espécie de Fícus que menos suporta esse procedimento...estou com um aqui que levou 06 meses para aparecer uma folha minúscula...espero que não aconteça contigo.

Sugestão:mantenha uma boa brotação no ápice(ponto mas alto) das duas mudas para estimular o desenvolvimento e deixe as outras folhagens crescerem também...mas na necessidade de desfolha, preserve as folhas de cima(mais altas) pois concentram um hormônio chamado auxina que é responsável pelo crescimento, sobretudo o vertical.

Percebi suatentação...vc foi rápido no gatilho...atirou depois perguntou...rs...e eu já fiz isso aqui no Fórum...

Você está tentando um agrupamento de galhos por encostia, certo?...eu faria o seguinte...esperaria a consolidação desse agrupamento das duas mudas, para depois aramar e tracionar.

Imagine você aramar o lado direito sem saber como está crescendo o lado esquerdo...pode dar uma ´´desarrumada´´ em seu projeto...

O que pode gerar mais falta de simetria (mudas desencontradas) é esse tracionamento...desculpe estar aparentemente lhe desmotivando...mas se não há a consolidação de uma das mudas, o tracionamento também será desigual.

Sugestão:

1 - Consolidação do agrupamento.
2 - Aguardar algumas brotações
3 - Aramar
4 - Tracionar

Sei que a tentação é grande , mas em seu caso eu faria isso, com muita paciência e arrumaria uma outra muda mais avançada para trabalhar para que você não fique desmotivado, ok?...fica tranquilo porque já fiz isso e vale à pena...você deixa uma se desenvolvendo e vai aprimorando seus conhecimentos com uma muda mais adiantada.

Qualquer necessidade, estou à disposição,

Abraços,
Diego Santana03/01/2008 10:22
Obrigado
Uma hora eu aprendo, graças a paciencia de feras como vc, obrigado pela ajuda.............
Carlos Barrêto03/01/2008 20:23
Olá Diego,

Que fera nada...falta muita,mas muita coisa...estamos no mesmo patamar, comecei há muito pouco tempo, há 5 meses.

Qualquer coisa, estou à disposição, mas não sou fera não...quem sabe um dia seremos.

E continue a ousar, não quis desmotivar, você demnstrou que tem muita vontade e ousadia, então vai longe mesmo...

Um grande abraço,
Diego Santana04/01/2008 14:56
Obrigado, uma hora eu chego la............
bonsaijorge04/01/2008 17:34
Boas.

Esse processo de encostia é muito demorado, pelo menos dois anos para ficarem bem soldadas, por cá usa-se ráfia para envolver os troncos.
O resultado final é muito bonito, o tronco fica com um aspecto bestial.

Até breve.
Diego Santana05/01/2008 14:51
Jorge me desculpe sou iniciante ainda, mas vc esta errado com o tempo de processo de escostia, eu tenho feito em muitos ficus e em menos de 5 meses ja estao bem juntos, eu dou uma "ralada" nos troncos pra que forme uma ferida, ai acelera o tempo.......... nao sei em outras especies mas nos Ficus vão muito bem.....................
bonsaijorge05/01/2008 20:26
Boas.

Não sabia que os ficus reagiam assim tão bem a esse processo 🙄
5 meses é mesmo rápido, tenho de exprimentar.

.
Carlos Barrêto06/01/2008 04:07
Olá Amigos,

Será que a temperatura e o inverno mais rigoroso em Portugal não explicam essa diferença?

Abraços,

Carlos
bonsaijorge06/01/2008 08:53
Boas.

Será que a temperatura e o inverno mais rigoroso em Portugal não explicam essa diferença?

Talvez seja por isso 🙄
Diego Santana06/01/2008 12:34
Ola Jorge aqui no norte do Parana em media temos 33º e no minimo 5º no inverno, mas custumo fazer a encostia nas epocas mais quentes onde elas se desenvolvem melhor.....................