Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Arame de aluminio esmaltado

Geraldo Magela f. da silv03/01/2008 19:34
Arame de aluminio esmaltado
Eu acho muito caro o preço do arame de aluminio esmaltado.

Gostaria de comprar direto da fonte, alguem pode me informar onde eu compro direto da fabrica.

Obrigado
Geraldo Magela f. da silv03/01/2008 22:40
Arme de aluminio esmaltado
Geraldo Magela f. da silv escreveu:
Eu acho muito caro o preço do arame de aluminio esmaltado.

Gostaria de comprar direto da fonte, alguem pode me informar onde eu compro direto da fabrica.

Obrigado
Alcides Junior04/01/2008 09:21
preço
Geraldo, acho que todos achamos muito caro os arames.
Eu tenho duas dicas a lhe passar.
A primeira seria comprar fios de cobre, preferencialmente em lugares que compram sucata, eles vendem por quilo e é bem barato, se não achar pode comprar em lojas de material eletrico mesmo, ele é um tanto duro, mas fazendo um fogo na churrasqueira você deixa ele ficar vermelho, retira e imediatamente joga dentro de um balde com água fria, ele fica macio como o fio de aluminio.
Outra dica é os cabos usados para instalar luz do poste na casa, também são feitos de 6 fios de aluminio de aproximadamente 2mm. Compro também em sucatas...a média de R$ 4,0 a R$ 5,00 o Kg.
SEKI - Elio Luis Secchi04/01/2008 09:32
Geraldo, confesso que até hoje não comprei um metro de arame destes vendidos especialmente para bonsai.
Os arames mais finos ganho de graça de um amigo que tem rebobinagem de motores. Quando está terminando vou lá e ele me dá um punhadão.
Os mais grossos uso a tática do Junior, também pegou sucata de fios de cobre e também de alumínio, que eu acho melhor, e dou aquela "torradinha" no fogo. Ficam iguais em dureza aos comprados.
Os mais grossos também pego com os vendedores de sucata, fios encapados, tira a capa e leva ao fogo. Se for de alumínio não pode ser fogo muito forte pois ele derrete. Com a prática acharás o ponto certo.
Quanto a comprar direto, pesquisei com este meu amigo que tem rebobinagem e ele acha possível. O problema é o volume minimo exigido, que daria para ter arames para uns 500 anos....
Espero ter ajudado

abraços
brunodb09/01/2008 11:21
Olá Amigos!

Já vi algumas pessoas recomendando utilizar aquele arame recozido
vendido em lojas de material de construção, alguem já usou??
Pelo que eu sei aquele arame enferruja muito facil!! acho até que
iria "manchar" o tronco da planta... Mas nunca o utilizei....

Alguem já experimentou???

Abraços,
SEKI - Elio Luis Secchi09/01/2008 11:35
Bruno, este arame recozido não é recomendável.
Enferruja rapidamente, deixando seqüelas nas plantas.
Use de cobre ou alumínio.
abraços
flavio bonsai11/01/2008 13:59
sempre compro fios de cobre e aluminio em casas de rebobinagem de motores tem varias bitolas e o preço e bem acessivel.