Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra - Como devo estiliza-la

robinsonalexandre04/01/2008 14:55
Caliandra - Como devo estiliza-la
Olá pessoal

Eu adquiri no CEASA uma muda de Caliandra e estou pedindo a ajuda de vocês que já tem muita experiência para saber cono devo prepará-la.

Qual o melhor estilo para este exemplar?

Olhem algumas fotos dela:

É isso aí pessoal.
Eu vol colocála em um escorredor para que seu tronco fique ainda mais grosso. Vou colocar apenas terra no escorredor, não vou utilizar cacos de telha, devo o Biofert para desenvolvimento das raízes.

Aguardo ancioso a dicas de você meus amigo.

(Será que dá pra fazer um HOKIDACHI ?)

Feliz Ano-Novo para todos, muita Paz, Saúde e Lindos Bonsais

😄
Diego Santana04/01/2008 15:06
Olha nao sou tão esperiente, mas o solo que vc esta opitando não é muito favoravel, deve escolher um com melhor drenagem ja que vai pro escorredor, em minhas caliandras eu coloco 30% de areia grossa de rio, 30% de caco de telhas, 30% de terra vegetal, e 10% de materia organica, casca de alvores bem moedias,,,..............
robinsonalexandre04/01/2008 15:10
Interessante Diego
diegosanta049 escreveu:
Olha nao sou tão esperiente, mas o solo que vc esta opitando não é muito favoravel, deve escolher um com melhor drenagem ja que vai pro escorredor, em minhas caliandras eu coloco 30% de areia grossa de rio, 30% de caco de telhas, 30% de terra vegetal, e 10% de materia organica, casca de alvores bem moedias,,,..............

Interessante Diego
Mas me diga uma coisa, por favor.

A caliandra corre muito risco de aprodrecimento das raízes?

Eu nunca cultivei esta espécie.

Ps.: Se tiver alguma dica de estilização para ela eu ficarei feliz.

Valeu!
Diego Santana04/01/2008 15:17
como esta planta esta muito alta eu irai fazer uam poda drastica, para um formação mas equilibrada e cheia da copa

Mas nao faria ainda, antes vc deve aguardar mais opinioes, nao vá com preço pois a arte exige paciencia OK............
darkaso04/01/2008 20:20
Robinson,

sua muda ainda está muito pequena. O melhor é saber se pretende um bonsai grande ou pequeno, como um mame ou shoyn. As opiniões e sugestões podem ser melhor direcionadas.

T+
Alcides Junior05/01/2008 09:00
Calliandra
Robinson, as calliandras gostam de solos ricos em matéria orgânica, mas usar só terra, pode compactar o solo e consequentemente retardar o crescimento que seria obtido se o solo fosse mas "fofo". Pela minha (pouca) experiência com esta espécie lhe aconselho a misturar a essa terra, 30% de areia e 20% de pó de xaxim ou de pó de casca de côco.
Com certeza ela se desenvolverá muito bem.
Se quiser engrossar o tronco, não faça podas nenhuma agora, deixa ela se desenvolver e vai aproveitando para pensar o estilo que vai seguir e ir modelando os ramos. 😉
robinsonalexandre05/01/2008 19:00
darkaso escreveu:
Robinson,

sua muda ainda está muito pequena. O melhor é saber se pretende um bonsai grande ou pequeno, como um mame ou shoyn. As opiniões e sugestões podem ser melhor direcionadas.

T+

Olá Darkaso

Eu pretento transforma-la em um bonsai grande, com mais ou menos 50 cm de altura e com uma copa redonta, como o das grandes árvores, aquelas que fazem a melhor sombra, como um grande carvalho.

Estou ancioso por suas dicas amigo, até mais
robinsonalexandre05/01/2008 19:03
Re: Calliandra
junior/pr escreveu:
Robinson, as calliandras gostam de solos ricos em matéria orgânica, mas usar só terra, pode compactar o solo e consequentemente retardar o crescimento que seria obtido se o solo fosse mas "fofo". Pela minha (pouca) experiência com esta espécie lhe aconselho a misturar a essa terra, 30% de areia e 20% de pó de xaxim ou de pó de casca de côco.
Com certeza ela se desenvolverá muito bem.
Se quiser engrossar o tronco, não faça podas nenhuma agora, deixa ela se desenvolver e vai aproveitando para pensar o estilo que vai seguir e ir modelando os ramos. 😉

Obrigado Junior, vou fazer isso mesmo. Outro amigo do forum também deu essa mesma dica.

Ahh depois se forpossível me de alguma dica sobre a estilização desta muda, se já devo fazer alguma aramação, poda, etc..

Agora eu vou colocá-la em um escorredor para engrossar mais o tronco.

Valeu!
darkaso05/01/2008 19:27
Robinson,

se pretende um bonsai grande o melhor é colocar no escorredor e esquecer um bom tempo. Depois de uns dois ou três anos o tronco deve estar com um bom diâmetro. Daí já seria melhor para trabalhar e ver as proporções que devem ser seguidas para chegar ao tamanho final.

T+
robinsonalexandre06/01/2008 09:53
Só para completar....
darkaso escreveu:
Robinson,

se pretende um bonsai grande o melhor é colocar no escorredor e esquecer um bom tempo. Depois de uns dois ou três anos o tronco deve estar com um bom diâmetro. Daí já seria melhor para trabalhar e ver as proporções que devem ser seguidas para chegar ao tamanho final.

T+

Bom dia Darkaso

Só para completar....

Se eu for deixa-lo por este tempo no escorredor para engrossar eu não devo fazer nenhuma poda dos galhos como nosso amigos indicaram com fotos acima e nenhuma aramação?

Eu realmente fiquei em dúvida com este ponto.

Obrigado pelas dicas 😄
Elio06/01/2008 17:39
Olá Robinson!

Como tenho um pouco de experiência em Calliandras, posso ajudar um pouco.
O que o Junior, o Diego e o Darkasso disseram é certo.
Se quer uma planta com +ou- 50 cm deixa-a crescer livremente e depois faz uma poda radical que ela rebrota facilmente.
Pode ser no estilo Hokidachi.
É bom que vc escolheu fazer um bonsai grande pois essa espécie (Calliandra tweedii) de flor na cor vermelha tem entrenós longos e folhas grandes.
Se puder plantá-la no chão melhor ainda. Em 2 anos ela drobraria o diâmetro do tronco.

Abraço
darkaso06/01/2008 18:19
Robinson,

o que o Elio colocou é o procedimento mais rápido para adiquirir uma boa planta. Enquanto ela cresce, arrume outras mais velhas.

T+
robinsonalexandre07/01/2008 18:51
Valeu!!
Valeu amigos!

Por enquanto não vol plantá-la no chão, mas já a plantei em um escorredor bem grande. Coloquei um pouco de hormônio rizificante.

Quanto a terra, eu fiz uma mistura de terra pura com farelos de madeira velhas e cacos de telha.

No dia seguinte a mudança a muda apresentou um belo aspecto, com suas folhas bem revigorantes.

Daqui algum tempo coloco novas fotos para que vocês possam estar acompanhando seu crescimento.

Um grande abraço a todos, muito obrigado pelo ensinamentos e estou sempre ancioso para mais informações.

Até mais meus amigos
betolino11/01/2008 13:18
Amigo Robinson...

Boa sorte e muito sucesso para vc... tbm estou começando e partilho de duvidas como a sua! Até breve!
robinsonalexandre17/01/2008 12:52
Até mais amigo
betolino escreveu:
Amigo Robinson...

Boa sorte e muito sucesso para vc... tbm estou começando e partilho de duvidas como a sua! Até breve!

Até mais amigo, se tiver novidades sobre o assunto poste aqui, será muito proveitoso.

Obrigado 🙂