Marcos Castilho04/01/2008 21:04
Ajuda com Jabuticabeira
Olá pessoal, venho novamente pedir ajuda aos amigos no bonsai. A minha jabuticabeira está mal, obeserve as fotos:
Essa abaixo é a foto da muda que peguei direto na natureza há uns dois anos e meio.

Ela ficou nesse vaso até o início de dezembro 2007 quando eu por inesperiência transplantei ela na primavera para um vaso maior para engordá-la. Olhe a foto.

Só que desde o início desse mês ela está ficando com as folhas queimadas, observe:

Será que ela está recebendo muito sol nas suas folhas ou está recebendo pouca água, ou eu transplantei na época errada? Se quiserem possa tirar mais fotos e enviar. Desde já agradeço toda a ajuda.
Marcos.
joellagunasc04/01/2008 23:17
Se voce transplantou em dezembro , seria bom deixa-la em local protegido do sol , tem feito uns dias extremamente quentes e rega-la diariamente , sua terra parece não estar muito umida nem com uma boa drenagem.
Eu quando transplanto uma jabuticaba eu costumo desfolha-la toda.
Abraços e boa sorte
Joel
Diego Santana04/01/2008 23:25
Desculpe mas com 2 anos e meio ja era pra sua planta estar bem desenvolvida, tente mudar o substrato na proxima vez que fazer o transplante, use 50% de terra vegetal e 50% de serramica moida, pois elas gostam bastante de umidade, tenho plantas com 1 ano, reproduzidas a partir de sementes e estão com o dobro do tamanho desta...............
Geraldo Magela f. da silv05/01/2008 12:09
Geralmente quando uma planta fica na meia sombra e é colocada no sol pleno ela queima as folhas.
Falte de agua tambem pode queimar as folhas.
Jabutica não tem muito misterio quanto a época da poda,desfolha e transplante. É uma planta guerreira.
Quanto a desfolha se for realisada no inverno incentiva a uma boa brotação.
Gui Lopes Soares05/01/2008 18:17
Olá Marcos!
Seguindo a opinião dos amigos acredito seriamente que seja a questão do sol mesmo. Eu tenho 3 mudas de Jaboticaba que estão um pouco mais bem formadas que a sua. A uns meses atrás eu fiquei fora por 1 dia, deixando-as sem rega. O sol e a falta de água queimaram bastante as folhas assim como as suas.
Mudei de casa recentemente tendo que remanejá-las de lugar. Como o sol aqui no interior é muitoooo forte, e com a mudança pra casa nova, novamente elas se queimaram. E nem foi por questão de água, pois rego no verão 2 vezes por dia (de manhã e de tardezinha) quando o sol está mais baixo. Eu retirei todas as folhas queimadas e mais aquelas que ja estavam mais velhas ou "ressecadas" e troquei as mudas de lugar, para um canto onde bate sol somente das 15 às 17hrs, mais ou menos (infelizmente é o único lugar onde bate pouco sol em casa 😢 ) O ideal seria que elas tomassem apenas o sol da manha e da tardezinha, pois o sol do horário de pico é muito forte.
Experimente fazer o mesmo por enquanto. E assim que vc perceber uma melhora, se possivel troque o substrato assim como os amigos recomendam. As minhas mudas estão em areia grossa pura ja vai pra 1 ano e meio. Assim que puder vou adicionar um pouco de pedriscos ou cacos de telha moida.
Vou tentar tirar umas fotos e postae aqui pra vc vê-las!
Abraços!
😉
Marcos Castilho07/01/2008 20:15
Jabuticaba
Olá Guy!!!
Agradeço a sua ajuda e o que você acha que devo fazer retirar as folhas que queimaram e esperar uma nova brotação mesmo estando no verão?
Ou você acha que ela não brota mais?
Marcos.
Léo ( Pépe )07/01/2008 20:54
Jabuticabeira
Ola amigos, sou novo no forum, mas deixo minha opinião.
Notei que o substrato que você usou esta com aparencia de que é adubado !!!
Se for isso pode ser um dos motivos por sua planta esta com as folhas queimadas!!!
Outro motivo e por coloca-la logo depois do transplante no sol, devesse deixar a planta no minimo 1 mês na sombra.
Mas pelas fotos não parecem queimaduras do sol ou substrato.
Esta parecendo uma doença chamada popularmente de ferrugem ( deixa as folhas com um tom acobreado) e muito comum nas mirtaceas.
Gui Lopes Soares09/01/2008 01:20
Marcos,
Assim como o Léo ta falando pode ser o substrato tbm. No meu caso acredito eu realmente que seja o sol e a água. Pois meu substrato além de ser constituido apenas de areia grossa e telha moida, é de hiper drenagem, rsrsrs. Vc coloca a água em cima e ela ja escoa embaixo.
Nas minhas mudas eu fiz o que disse, desfolhei as folhas "manchadas" e mais uma porção delas, coloquei em outro lugar com mais sombra. Agora estou dando maior cuidado com a rega, não deixando faltar água. As minhas 3 mudas que estavam assim, agora já estão brotando.
Tente fazer um teste. Deixe na sombra e desfolhe-a bem, deixando apenas as folhas mais "saudáveis". Cuidado para não regar muito pois seu substrato é bem compacto. Se ela se recuperar e o problema desaparecer, então deixe para fazer a troca do substrato mais para frente. Caso não aconteça, e ela não de sinal de recuperação, e continuar "secando", mude o substrato pelo que a gente lhe indicou.
A Jaboticaba é bem forte e uma ótima planta de trabalhar, mas mesmo assim mantenha os olhos abertos.
Desculpe pela demora, eu tenho entrado pouco na internet.
Forte abraço!