Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus e Orientação dos Colegas

Deco-RJ07/01/2008 15:38
Ficus e Orientação dos Colegas
Olá a todos!

Tudo bem?

Como já poderão notar, ainda sou novato nesta arte e preciso de algumas orientações com este fícus. Esta é a minha primeira planta, seguida dois meses depois pelo outro fícus, já exposto em tópico próprio.

Este fícus foi obtido no final de 2005. Passei para o escorredor de macarrão em novembro de 2006. Seu substrato é composto por: a) pedras de aquário no fundo; b) 40% areia; c) 30% terra (metade desta proporção rica em matéria orgânica); d) 30% argila. Tudo devidamente misturado. A drenagem me parece bem eficaz. Adubo a cada 45 dias. Desde que passei para o escorredor não fiz nenhuma poda, seja de manutenção, seja de educação, para não atrapalhar o desenvolvimento. Também não fiz desfolhas pela mesma razão.

Dito isto, gostaria de saber a opinião dos colegas sobre o substrato, bem como dicas sobre estilização desta planta. Sinto que cresceu mais do que esperava. Não sei exatamente qual estilo seguir.

Se clicarem, a imagem torna-se maior e com mais detalhes. Seguem algumas fotos:

Quando comprei, em 2005:

Fotos de janeiro de 2008:

Desde já, muito obrigado pela atenção!
darkaso07/01/2008 22:42
Deco,

ele precisa ainda ir para a mamadeira. Está pouco proporcional ainda. O tronco está muito fino ainda. Se colocar na mamadeira ele vai dar uma acelerada e não terá que adequar a copa ao tronco fino.

T+
flavio bonsai11/01/2008 13:52
e isso ai deco qdo estiver na hora certa ela vai pra mamadeira e com mais um pouco de tempo vc tera seu ficus bem mais desenvolvido e podera definir um estilo pra ela .
Deco-RJ12/01/2008 00:16
Darkaso e Flávio Henrique,

Tudo bem com vocês?

Seguirei a orientação que me deram. Amanhã, dia 12/01, comprarei uma bacia para fazer o sistema da mamadeira. =) À medida que houver evolução, coloco fotos novas. Se não for incômodo, quando chegar o momento certo, gostaria de contar com a preciosa ajuda de vocês novamente.

Obrigado pela ajuda que tão cordialmente deram! =)

Abraços!