Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alquem tem ideia que especie é esta?????????????

Diego Santana09/01/2008 20:00
Alquem tem ideia que especie é esta?????????????
Estou com dificuldade de indentificar esta especie, como pódem ver nasce um espinho junto a folha, nasceu entre minhas mudas, em um copinho, como aqui tem muitos passaros e uma antena em cima de onde fica as mudas, achei que pode ter vindo com " esterco de passaros" rsrsrsrs, ou é apenas uma mato valente?????????

SEKI - Elio Luis Secchi10/01/2008 09:23
Diego,
tenho convicção de ser uma planta que por aqui chamamos de "espinilho". Mas isso é um nome muito regional. Nada a ver com o nome de verdade da planta, acredito. Ela é uma nativa que produz um frutinho amarelo e que os pássaros gostam. É bastante rústica. Acho que vale a pena cultivar isso sim e poderá vir a ser um belo bonsai.

abraços
joellagunasc10/01/2008 12:39
Concordo com o Elio!!!

Joel
vhobus10/01/2008 13:40
Olá,
Ela aída tá nova, e fica mais difícil de identificar, mas tenho uma suposição:
Na região sul do país existe uma planta muito semelhante a esta sua:
Espinhos nas bases das folhas, folhas serrilhadas e com nervuras marcadas e principalmente galho formando um zig-zag (aparece bem na foto de cima). Se ela realmente dá frutos amarelos como diz o Elio, então é quase certo.
Trata-se de uma Celtis Talla (celtis nativa do Brasil!!!!!!!!). Excelente para bonsai.
Conhecida por muitos como esporão de galo.
Veja a foto:

É da família das Ulmaceas.
SEKI - Elio Luis Secchi10/01/2008 17:01
Valdir, é isso aí mesmo!!!
Você matou a charada. Tenho convicção de que a planta apresentada pelo Diego é esta. E eu acho que "troquei os espinhos".
Valeu!

abraços

Elio
Diego Santana11/01/2008 23:34
Alguem tem alguma ideia de cultivo dessa especie,
Tipo de solo, acido, umido, seco?
Suporta desfolha?
Melhor estilo?
Melhor aramagem ou tração?