Astolpho Coelho Bicalho10/01/2008 15:34
Ficus na caixa
olá galera antei tirando umas fotos de plantas que estou tentando trabalhar. alguem tem dica ai... obrigado.

nickyfury10/01/2008 19:13
bonsai
Astolpho, em outro post seu, voce mostrou diversas mudas de ficus, espalhadas por sua cidade. Se coletar, lembre-se de usar algumas para formar uma boa estrutura nesse tronco encaixotado. Poderá fazer uma fusão, como a que fez no flamboyant que tambem mostrou, agregando várias peças ao caule grosso, visando estruturar melhor esse tronco, dando-lhe raizes adicionais, além de galhos melhor posicionados. 😄
Enquanto isso, posso dizer que está faltando uns arames nesse pré, principalmente nos galhos, visando formar uma primeira estrutura. Como está, eu sugiro plantar inclinado para a esquerda, deixar apenas um desses galhos, aramando-o e formando com ele a estrutura principal de sua planta, pois a medida que forem brotando novos galhos, poderá disciplinar, visando formar um moyogi, talvez. 😄
Ou então, poderá tambem fazer isso e mais o que sugeri na primeira parte, sem prejuizo para sua planta, que irá redundar num belo bonsai. 😄
Astolpho Coelho Bicalho11/01/2008 09:13
essa dica é boa nicky, mas este ficus não é um retusa, não lembroa a variedade dela. mas creio que colocando a mesma especie como vc orientou vai dar um bom trabalho sim, essa especie e de desenvolvimento mt lento... mas estou com boas espectativas...
Valdir costumos sempre aproveitar as podas de ficus que faço...
abraços
Alexandre S. Coelho11/01/2008 12:31
Astolfho,
Tens boas dicas aí... concordo que pra começo, uma inclinada no tronco já pode dar outra visão 😲 💡 😉
ARQPATRIK11/01/2008 13:42
Amigo, olha uma projeção te um futuro proximo, com tronco inclinado.

Astolpho Coelho Bicalho17/01/2008 08:48
Patriki, boa essa projeção, obrigado...