Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

PIRACANTA PLANTADA DA SEMENTE - FLAMBOYANT SEMENTE

Astolpho Coelho Bicalho10/01/2008 15:57
PIRACANTA PLANTADA DA SEMENTE - FLAMBOYANT SEMENTE
Meus amigos, hoje tirei o dia para postar hehehe, bom esta piracanata plante na semete, que o amigo RED enviou para mim de São Paulo, plantei 50 cementes nascerão todas mas só esta vingou. ja tem 14 meses, é uma planta de crescimento lento... mas está desenvolvendo bem...

Este Flamboyant tem 1 ano, logo que nasceu fiz uma poda deixando só o caule, ficou muito tempo para brotar, mas brotou já com dois galhos...

notem o tronco já está um pouco rustico.

nesta vasilha já tem flamboyan, piteco e ficus microcarpa, o ficus foi estaca, agora o flam deriva da semente notem que ainda tem semente para germinar, este dois flam ja tem mais de dois anos, esse deixa o crescimento normal, joguei a semente sobre a terra e germinhou, note que o movimento dos troncos foi seguindo o peso do ápise, deu um bom efeito, e já está nascendo outro flam, vou deixar virar encostia.

gostei mt do movimento dos caules flam.

outro flam nascendo, se fizer uma poda onde indica a seta, vai brotar dois novos galhos.

nickyfury10/01/2008 19:04
bonsai
Astolpho, essa variedade de ficus é a que melhor apresenta raizame para uma fixação em rocha, na minha opinião. Tenho alguns trabalhos, que venho desenvolvendo com ela, e os resultados são ótimos. O ideal, se quiser, é separar as mudas, plantando-as em garrafas pet, cortadas uns quatro dedos abaixo do gargalo, bem perfuradas no fundo. Misture adubo de gado, caco de telha e pedrisco (brita), plantando as mudas, que irão desenvolver raízes bem alongadas, visando formar a estruturação necessária para o estilo raiz sobre rocha. 😄
joellagunasc10/01/2008 23:13
Astolpho , esta com belos exemplares , agora é so esperar.

Beleza

Joel
Astolpho Coelho Bicalho11/01/2008 09:09
olá nicky, sim concordo com vc, uma boa especie, solta raizes com facilidade. estou separando alguns ficus que tenho para realizar um trabalho com pedras, com sua dica, e as dicas de varios colegas inclusive do Valdir, vou realizar uns trabalhos com pedra tapiocanga aproveitando que meu quintal e de pedra ferro e tapioganga. bom no mais agradeço as dicas... abraços
Paulo César Morais16/01/2008 14:16
Astolpho, ficquei em dúvida quando a primeira planta. não parece folha de piracanta. tem certeza que é mesmo?
flavio bonsai16/01/2008 14:30
velho tambem acho que a primeira foto não e piracanta não.
nickyfury16/01/2008 16:40
bonsai
Flávio e Paulo, fiquem descansados. É piracanta mesmo. As folhas dessa planta, quando novas, obtidas via semeadura, são diferentes mesmo. São recortadas e mais finas em sua espessura, quando comparadas com a planta mais velha. Incluso, as brotações das plantinhas jovens são tambem diferentes das brotações das plantas mais robustas ou velhas (as folhas). Os espinhos são menores e mais flexíveis, mas os galhos sempre nascem deles. 😄
flavio bonsai16/01/2008 17:26
ai nick valeu pela explicação.
Paulo César Morais16/01/2008 23:19
Valeu Nick, as piracantas que tenho são todas de estaquia, por isso nunca viu uma novinha. as sementes que plantei não germinaram.
Astolpho Coelho Bicalho17/01/2008 08:45
Bom dia galera, como o nick disse, as folhas são diferentes, essa plantinha já tem espinhos e flexiveis.

Nick a piracanta por estaca brota bem? os ganhos tem que ser novos? ou pode fazer estacas usando um galho mais velho, deixo quando dias no enraizador? Abraços
nickyfury17/01/2008 17:09
bonsai
A piracanta pega superbem por estaquia. Deixo no enraizador por uns vinte ou trinta minutos, plantando em seguida em substrato plantax misturado com areia grossa (50%). Ponho o vasinho no enraizador até ficar bem encharcado, depois sombra, até ocorrer a brotação. 😄

Vc deve dar uma descascada na base que será enterrada. Coisa pouca, só para expor um pouco a madeira ou o lenho. Costumo estaquear galhinhos de até 40 cm de comprimento, seja da grossura de um lápis, ou mesmo de um copo americano. No caso, a espécie que produz frutos alaranjados é melhor para enraizar que a de frutos vermelhos. Em contrapartida, a de frutos amarelos é a mais lenta, seja para alporque seja para estaquia. 😄

A vantagem em se estaquear é que se usar galhos que estejam produzindo, irá diminuir o tempo da nova frutificação nas novas plantas assim formadas. Tenho algumas mudas feitas a partir de estacas que estão produzindo bastante, enquanto que as formada por semente, há uns 4 ou 5 anos, nem mudaram ainda o tipo da folhagem. 🙄
Astolpho Coelho Bicalho18/01/2008 08:37
obrigado nick pelos esclarecimentos, vou fazer conforme sua orientação. tenha um ótimo fim de semana.