Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sequência de um Ficus

Elio11/01/2008 23:42
Sequência de um Ficus
Olá pessoal!

A sequência de fotos abaixo é de um Ficus e a situação atual é a seguinte:
1. Deixo Hokidachi como está, mesmo com o Tachiagari sinuoso?
2. Mudo para Moyogi, embora a espécie não seja muito apropriada?

Aceito criticas e sugestões, tranquilamente.

Era asim...

2 troncos?........não ficou bom.........

Tirei um dos troncos......

É como está agora.......o que parece pedra, na realidade é Osmocote.
joellagunasc11/01/2008 23:59
Elio , tomaste a decisão certa ficou outra coisa , muito bonito. Só as fotos que ficaram pequenas.

PArabens

Joel
Anselmo Dutra12/01/2008 00:30
As fotos realmente ficaram pequenas para que pudéssemos vê-la de uma forma mais próxima. Mas no sentido geral ficou interesante, após uma mudança radical. Mas o bom do bonsai é que ele é uma arte e o artista é quem decide qual será a melhor forma de cuidar de sua arte. Como vc escolheu podar o outro galho a conta e o risco é seu. Mas ficou muito boa sua opção, na minha opinião. Um abração.
pedrotv12/01/2008 01:49
Adorei a árvore. Tem muita força, mesmo que com o tamanho apresentado não possa avaliar melhor. Mas me passa uma impressão de solidez e longa vida. Uma dúvida... É um Ficus Boni?
afonso Fengler12/01/2008 10:37
Elio

Ficou ótimo, nem parece ser a mesma planta. Os detalhes não da para ver pois a foto ficou pequena.

Um abraço
Afonso
darkaso12/01/2008 17:09
Elio,

sua modificação foi ótima. Sua úlltima foto já mostra a planta moyogi. Coloque fotos um pouco maiores para vermos mais detalhes.

T+
Elio12/01/2008 20:08
Olá Joel, Pedro, Afonso, Anselmo e Darkaso!

É...realmente acho que não ficou um trabalho de todo ruim, até porque ele ainda está a meio caminho.

Acho que irei deixar assim (meio moyogi; meio hokidachi......se é que isso é possível......rs!)

Quanto às fotos, estou com problemas.
Sempre usei o BLIG e nunca tive problemas de tamanho.
Agora, quando migro a foto para o fórum, não consigo transferir a foto usando o IMG. Só quando uso a URL e aí acho meio chato para os foristas ficarem clicando um por um.

Pelos site Megagaleria e Photobuket só com esse tamanho.

Estou fuçando outros site para ver se consigo colocar fotos com os tamanhos que eu quero.

O Imageshak dá muito pop-up.

É isso aí, pessoal, aquele abraço
Elio12/01/2008 20:10
Ah, Pedro....é um Ficus boni, sim!
flavio bonsai12/01/2008 21:11
tomaste a decisão certa melhorou bastante seu ficus.
Alexandre S. Coelho13/01/2008 19:01
Oi Elio,

meu amigo, também quero ver as fotos maiores porém já nota-se que este ficus "mudou da água para o vinho" ❗ Parabéns ❗
Elio13/01/2008 20:14
Olá Flávio e Alexandre!

Obrigado pelas palavras incentivadoras.

Consegui pelo próprio servidor descobrir uma maneira de aumentar o tamanho da foto.

Acho que dá para ver melhor...

Ferreira13/01/2008 21:25
Elio

Muito promissor este Ficus, seu trabalho está em excelente caminho.
betolino13/01/2008 22:55
Parabéns Elio...

Bela arvore e um excelente trabalho de sua parte!
Elio15/01/2008 19:39
Amigos Ferreira e Betolino!

Obrigado pelas palavras carinhosas de você!

Abração
vhobus15/01/2008 20:24
Caro colega...
Muito bom o trabalho realizado... e excelente bonsai.
Quanto ao estilo, não precisa se preocupar em definir um ou outro.
Na Europa e mesmo no japão é muito comum a fuzão de 2 ou mais estilos.
Na verdade, pelo fato de o tronco ser o principal ponto a ser observado ao definir um estilo, podemos dizer que se trata de um moyogi. Mas a copa está aredondada e com bastante galhos, lembrando um hokidashi.
Nesse caso, eu deixaria como está, e definiria ele assim:
Um moyogi com nuances de hokidashi. (moyogi + hokidashi).
Elio16/01/2008 19:28
Valeu, Valdir!
Isso é sabedoria.............!!

Aquele abraço
Elio04/02/2008 10:48
Olá pessoal!

É Valdir acho que é isso mesmo! Hokidachi por visualização e moyogi por detalhes......rs!

Como eu não consigo adensar os galhos mais baixos talvez eu deva suprimir alguns galhos da copa, que está muito adensada em relação ao restante da planta.
O que vocês acham?

Abraço
Ferreira04/02/2008 10:58
Elio

Você pode resolver o problema com a técnica aplicada em pinheiro negro: atrasar o desenvolvimento das gemas ou ramos superiores. Faça leves desfolhas e frequentes podas muito leves na parte superior, para fortalecer os ramos inferiores.
edson060504/02/2008 13:08
Elio,
ótima visão! de fato ficou muito melhor que os dois troncos. Bonsai é assim mesmo, às vezes temos que sacrificar um galho ou mesmo uma copa para obter um exemplar de maior beleza.
Eu também vou dar o meu palpite: acho que a muda tem mais "cara" de um MOYOGI...
Um abraço.
Edson.
Elio07/02/2008 16:02
Edson, valeu o comentário! Obrigado!

Ferreira, bem lembrado! Acho que essa técnica deve resolver.

Abraço