Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Paineira de folha

pedrotv12/01/2008 16:41
Paineira de folha
Amigos, gostaria de saber se isso já aconteceu com alguém, se é uma coisa usual, enfim, se dá enredo mesmo.

Quando uma podei alguns ramos da minha paineira, deixei uma folha totalmente solta por cima do substrato e outra enterrei o pecíolo. O objetivo era apenas estético, para tirar uma foto... 3 meses depois, a folha que estava solta já era apenas pó da história. Mas a outra conitunava verdinha... Eu disse: não é possível. Será que enraizou? 😲 😲

Olha aí:

Será que vai longe? 😄
darkaso12/01/2008 17:01
Pedro,

que coisa mais maluca!! Fazer estaquia com folha nunca ouvi nem li nada sobre. Vou até tentar também para ver se foi por acaso ou seria algo normal para a espécie. Seu substrato em que ela enraizou é composto de quê???

T+
pedrotv12/01/2008 19:08
darkaso, realmente impressionante, e não foi de propósito, senão o de tirar uma foto...
O substrato é composto de substrato rendmax floreira 50% e areia grossa 50%.
Gostaria realmente de saber se esse comportamento é normal nas paineiras...
Já tinha ouvido falar que com crássulas é só plantar uma folha que nasce, mas paineiras são bem diferentes de uma suculenta...
O negócio é experimentar para ver se acontece de novo...
pedrotv12/01/2008 19:25
Olha a foto de que falei aí:

E eu estava enganado... Revendo a data das fotografias, descobri que isso foi há um pouco mais de 1 mês apenas.
Ferreira12/01/2008 21:19
Mame de uma folha só
Pedro

Realmente interessante o resultado do seu experimento. A maioria das plantas geralmente não enraizam de folha/pecíolo, embora seja de folhas que muitas plantas sejam regeradas em cultura de tecidos.

A transformação da fisiologia da folha em planta inteira seria ainda mais difícil, por isso eu acredito que o caule da nova planta será gerado a partir da base do pecíolo enraizado. Portanto, sugiro não enterrar demais, para facilitar o processo de geração do novo caule, que será induzido pela presença de luz.

Parabéns pelo interessante mame!
pedrotv12/01/2008 21:42
Obrigado pela precisão Ferreira. Estava realmente contando com uma explicação sua para o fenômeno. Também fiquei com a impressão de que era a base do pecíolo que continha as informações necessárias para o enraizamento e multiplicação das células para gerar raízes, caule, etc. Agora é esperar para ver se não vai ficar apenas uma folha com raiz, o que seria bem estranho, não é?
guifercon20/03/2009 10:56
Pedro, e a folha, sobreviveu?

Fiquei curioso pra saber se deu certo!

Abraço,
Guilherme
Dino22/03/2009 22:28
Olá pedro, apesar de não ter conseguido ver as fotos, também fiquei curioso quanto ao fenômeno, nos dê mais notícias sobre a folha enraizada.