Big Pindo D´ouro
joellagunasc12/01/2008 21:10
Big Pindo D´ouro
Numa casa proxima a minha , tinha este pingo d´ouro que estava me deixando inquieto e nervoso , ate que criei coragem e perguntei se a dona não queria me vender , para minha surpresa ela me deu.
Gostaria da opinião dos amigos sobre as possibilidades de trabalho , apos enraizar bem , pretendo reduzir sua altura fazendo algumas alporquias dos galhos superiores.
Será que PD aceita bem alporauia?
Aceito criticas e sugestões
Abraços

Eu do lado so para ter uma noção do tamanho , ele era mais alto , podei alguns galhos para entrar no viveiro.
Aguardo sugestoes, criticas construtivas tambem serão bem vindas
Joel
Elio12/01/2008 23:23
Olá Joel!
Vejo aí 2 possibilidades:
1. Um grande Literati eliminando a galho que vc está segurando;
2. Uma poda à 20 cm da base e esperar a brotação nova( e ele rebrota vigorosamente)
Parabéns pelo presente!
Abraço
duprat12/01/2008 23:31
To seguindo proximo a segunda opinião do Elio, para começar deixava so a copa mais baixa.
Diego Santana12/01/2008 23:44
Joel
Tem varias possibilidades
1>>>>alguns alporques
2>>>>a poda em 20 cm como sugerido pelo nosso colega ai em cima,
3>>>> um Jin...........
Tem um grande material, só tenha paciencia, espere a planta se recuperar bem antes de qualquer trabalho ok>>>>>>
joellagunasc13/01/2008 01:16
Elio , Duprat e Diego , poder contar com a ajuda de pessoas como voces , me da uma segurança sem precedentes.
A minha ideia era deixar ele enraizar bem , fazer uma alporquia na base para deixar o tronco com os 20cm conforme voces sugeriram , deixando esta primeira copa.
Acima desta primeira copa faria 2 alporques nos 2 troncos superiores.
O que voces acham?
Joel
duprat13/01/2008 01:59
O pingo de ouro pega bem facil em alporquia. a ideia é boa , Dá para aproveitar melhor o material.
joellagunasc13/01/2008 10:24
Amigos , fiz uma simulação , seria mais ou menos assim o meu projeto.
Joel
duprat13/01/2008 15:10
Amigo Joel,
Pelo seu ritmo de trabalho deve estar ansioso para atacar este pinto de ouro.
Paciencia. Aguarde a opinião dos foristas mais experientes.
Para mim achei a ideia muito boa. Parece que dará muitos bons resultados.
O trabalho deverá se concentrar na formação de um belo nebari, portanto seguindo o plano, deixe a copa crescer livre para agilizar tal formação.
Em relação ao local da alporquia leve em consideração deve, preferencialmente, a altura da árvore deve ser entre oito e doze vezes a grossura do tronco.
Desejo Muito boa sorte com o trabalho.
joellagunasc13/01/2008 16:24
Duprat , realmente a vontade é grande mas , temos que ter paciencia. A alporquia é a ideia inicial , mas é logico que qualquer nova sugestão é bem vinda.
Joel
Alexandre S. Coelho13/01/2008 18:49
Oi Joel,
daqui a pouco não vai ter mais lugar no seu viveiro novo 😂 😂 😂
Também gostei da idéia dos alporques... apenas faria este 1º, de baixo para cima no projeto, mais acima para formar uma árvore bem baixa e com galhos bem compridos lateralmente, como já aparenta nas fotos!
joellagunasc10/02/2008 17:42
Seguindo o projeto de alporquias , ai estao as 2 primeiras
Abraços
Diego Santana10/02/2008 18:04
Joel, talves ja seja projeto seu, mas eu faria um auporque acima deste primeiro galho tbm, mas o auporque deveria ser feito de cima pra baixo, para nao judiar tanto da planta e ganhar tempo, pois do jeito que esta vai ter que retirar estes,e quando recuperados poderam te dar mais plantas............
Diego Santana10/02/2008 18:06
Ps........."Alporque"
Desculpe o erro de portugues, mas cade o Icone Editar??????????
joellagunasc10/02/2008 19:28
Diego tava nos meus planos , mas este galho acima não tem uma boa conicidade , por isso resolvi não aproveita-lo
Valeu
Marcos Castilho11/02/2008 20:17
Joel no alporque do pingo de ouro ele enraiza rápido ou demora um pouco? Tem idéia de quanto tempo?
joellagunasc11/02/2008 21:34
Marcos , não tenho ideia pois e a primeira que eu faço , mas creio que gira em torno de uns 45 a 60 dias
Abraços
joellagunasc28/03/2008 17:28
Amigos quase 3 meses depois resolvi separar estas alporquias:
Primeira:

Esta estava na parte superior

Já separada

Formação das raizes

No vaso
Segunda:

Esta estava mais abaixo da primeira

Quantidade de raizes ja formadas

Ja na bacia
No final sobrou um tronco sem raizes , para não jogar fora resolvi planta-lo na areia , vaos contar com a sorte

Aí esta o que sobrou da "planta mãe"
Conto com a opinião dos amigos
E gostaria de saber se o P. douro aceita desfolha
Abraços
Joel
fabianoscosta28/03/2008 18:39
Cara, como o tempo voa!! Parabéns amigo, excelente resultado!
Abração,
Fabiano
Elio28/03/2008 23:48
Olá Joel!
Beleza de trabalho!
Darão belos bonsai!
O pingo aceita desfolha total, sim!
Abraço
Rapha30/03/2008 21:44
Vindo do Joel espro otimos trabalhos ^^
joellagunasc30/03/2008 21:55
Amigos obrigado pelas considerações , mas se hoje eu mostro estes alporques que parecem que vão produzir futuros bonsais, podem ter certeza que eu aprendi a faze-los aqui no forum.
Abraços
Marcos Paulo Duarte01/04/2008 15:32
fala Joel
muito bons esses alporques, darão belos bonsais, parabés
joellagunasc01/04/2008 21:10
Marcos , tomara que sim , vou postando a evolução
Abraçso
Alberto Alves01/04/2008 21:33
Cara, como o tempo voa!! Parabéns amigo, excelente resultado!
Concordo 🙄 😄
Belos alporques Joel,a dica que posso te dar e ir trabalhando as brotações e ao memso tempo deixar um galho de sacrificio pra acelerar o fechamento das cicatrizes...
abração
newgalileu02/04/2008 07:11
poxa Joel, parabéns. Agora que vi que alporque em um pingo deste porte dá certo, vou fazer um também. Tenho uns bem velhinhos na frente da casa de minha irmã. Vou ver se tem algum galho interessante. 😄
parabéns novamente!