Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

RAIZES - LAVAR OU NÃO LAVAR?

fabioso13/01/2008 00:07
RAIZES - LAVAR OU NÃO LAVAR?
No transplante ainda não vejo concenso se para remover o substrato das raizes deve-se lavar ou não as raízes.

Será que se nunca se pode lavar as raízes ? Será que algumas espécies permite tal procedimento ? Ou todas espécies permintem lavar as raizes ?
darkaso13/01/2008 09:41
Fabioso,

eu lavo sempre no primeiro transplante para retirar aquela terra/barro quando compro em viveiros. Depois não tem necessidade de serem lavadas. Acho que cada um tem uma preocupação com a sensibilidade/resistência das plantas. Com isso vai fazer determinados experimentos e outros não. Quando é muda que eu produzi só lavo se for fazer estilo raíz na rocha, pois preciso ver as raízes todas. A principal preocupação deve ser a saúde da planta para este procedimento. Se a planta estiver debilitada não é bom mexer nela.

T+
Ferreira13/01/2008 21:47
Fabio

Não há consenso sobre lavar raízes e acho que dificilmente haverá. Pelo menos para as coníferas, cuja associação das raízes com as micorrizas é essencial, acho que seria o grupo de espécies para as quais seria menos recomendado lavar.