Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Socorro com serissa foetida

Diego Santana13/01/2008 16:54
Socorro com serissa foetida
Ola pessoal notei que minhas serissas estão uma manchas salientes nas folhas e galhos como se fosse uma bolinhas brancas em cima das folhas, faceis de serem removidas com os proprios dedos, retirei todas elas com a mao mesmo e percebi que as folhas esatão ficando muxas, e diminuindo o tamanho, alguem conhece esta doença, o problema é que eu fiquei desesperado e acabei tirando tudo com a mão mesmo, e nao tirei nenhuma foto para verem, mas com certeza a doença vai voltar............
pedrotv13/01/2008 19:08
Diego, não seria colchonilha não? Pela descrição está parecendo. Normalmente se retira com um cotonete embebido em álcool.

Espero que elas voltem com força!
Diego Santana13/01/2008 20:40
Não tenho muita esperiencia com esta prga pois nunca tive em minhas plantas, vou esperar pra ver se voltam e ai tentarei o cotonet com alcool, obrigado.................
Diego Santana13/01/2008 20:48
Esta ai a safadinha que esta a sulgar minhas plantas, ja vi algumas coisas falando sobre ela, fazer uma mistura de fumo com sabao e deixar de molho 24H, mas qual a quantidade de fumo?
Tem que ser fumo de corda?
Pode ser este fumo de cigarros comuns?
pedrotv13/01/2008 21:17
Eita que o bicho é feio... Ainda não peguei essa praga... Esperemos a resposta dos mais experientes (e azarados). Também quero saber como lidar para quando pegar (um dia acaba acontecendo). No meu prédio uma das plantas da portaria pegou isso. E ficou com a praga durante vários meses, acabando com todas as folhas e o zelador tentando vários produtos. Eles não queriam dar cabo dela e eu estava ficando com medo que isso chegasse até as minhas plantas. Fui de noite e taquei ácido na planta. Acho que foi um ato de compaixão, na verdade... Acabou a praga... E a planta.
Ferreira13/01/2008 21:33
Diego

Esta praga é cochonilha de carapaça. Depois de remover o excesso por lavagem com detergente neutro diluído ou desfolha, aplique inseticida e permaneça vigilante. Aplicações frequentes de óleo mineral (0,2% em água) ajudam a prevenir a infestação.