Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sujestão com a estilização de um pré

Marco13/01/2008 21:44
Sujestão com a estilização de um pré
Olá amigos, nesse pré de caliandra estou com uma dúvida no que diz respeito ao primeiro galho.
Vcs acham que devo ficar com ele eu retirá-lo e trabalhar com aquela brotação na base.
Pergunto em razão daquele movimento na base, tenho dúvidas quanto a estética e naturalidade dele.
Todas as opiniões sçao bem vindas.
Abraço.

Ferreira13/01/2008 22:02
Marco

Acho que não há nenhum problema com o galho e ele pode ser mantido. O arame utilizado nele é que é muito fino e inadequado para realizar qualquer trabalho nesta espessura de galho.

Aliás, a estilização está excelente!
pedrotv13/01/2008 22:20
Marco, muito boa a estilização e o andamento da planta. Deixe como está e crescer solta durante um tempo... Talvez apenas podando este primeiro galho para que ele também não engrosse demais. Pode apenas ele e não o resto...
Alberto Alves13/01/2008 22:24
Realmente a estilização está exelente,parabéns! 😄
Marco13/01/2008 22:43
Ferreira: o arame esta sendo utilizado para modelar os galhinhos secundários, não é pra modelar o principal não. Mas falando nisso, vc acha que falta algum movimento no principal.
Vlw Alberto.
Sim Pedro, se ele ficar também acho que será necessário manter a poda nele.
A minha pergunta amigos é pq tenho dúvidas se o movimento de saida do tronco não esta algo muito artificial e já que tem uma brotação bem na base seria a hora de corrigir o eventual defeito que não estou conseguindo ver se existe ou não.
Vlw, abraços, e continuem me ajudando, por favor.
pedrotv13/01/2008 22:48
Marco, na verdade achei até bem natural dentro da concepção do moyogi clássico. Não acredito que prejudique absolutamente em nada. A nova brotação poderia não aguentar o retorno de seiva que ocorreria devido ao corte mais drástico. Se resolver fazer isso (acho que não deva, gostei muito assim), deixe um pedaço do galho até a brotação ganhar força. Depois use o alicate côncavo. Mas acho que, de qualquer maneira, deveria esperar até o fim do próximo inverno para decidir...
Um grande abraço e mais uma vez parabéns pelo senso estético e pela planta.
Ferreira13/01/2008 22:56
Marco

Repetindo, não vejo nenhum problema/defeito no 1o. galho atual. Caso resolva eliminá-lo para substituir pelo broto, aí então acho que criará um problema, pois o 2o. galho ficará mais grosso que o 1o.

Por enquanto, acho que deve dar uma folga à planta, para que ganhe nova vitalidade após a poda de estilização que sofreu.
pedrotv13/01/2008 22:58
Eita Ferreira, anda lendo meus pensamentos? postamos quase juntos a mesma coisa!
Marco14/01/2008 15:23
Ninguem mais vai dexar uma opinião 🙁 , preciso esclarecer as idéias 😄
flavio bonsai14/01/2008 20:42
eu acho que a opinião do ferreira esta muito boa.
acho que se vc mexer mais pode por a ´planta a perder.
tenha paciencia e deixe-a a recuperar .
como diz o mario leal

primeira questão paciencia .

segunda paciencia.

e aterceira se não funcionar a segunda volte na primeira questão.
Alexandre S. Coelho15/01/2008 12:32
Oi Marco,

realmente nã vejo por que se preocupar... está muito bom seu trabalho inicial nesta planta ❗
Marco15/01/2008 13:28
Vlw galera, vou deixar assim então, me convenci de que é o melhor mesmo.
Obrigado pelas ajudas.
Abraços.