Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tipos de Estaquia

Cleriston15/01/2008 08:51
Tipos de Estaquia
Olá pessoal...

Alguem poderia me explicar o q são estes tipos de estaqui : Intermediária, Basal e Ponteiro?
Léo ( Pépe )15/01/2008 09:12
Olá Cleriston, respondendo suas perguntas ai vai.

As Estacas Basais possuem o caule rígido, com aspecto lenhoso, com uma espessura aproximada de 12 mm e com até 25 cm de comprimento . As Estacas de Ponteiro são gravetos de 1 a 4 mm de espessura, são obtidas ao cortarmos os 3 ou 4 nós nos últimos ponteiros do tronco ou ramos, são frágeis e se desidratam com muita facilidade; As Estacas de Intermediárias são mais finas que as Basais e com uma aspecto semi-lenhoso e não são tão frágeis como as de Ponteiro, geralmente têm um espessura de 3 a 8 mm.

Espero que tenha respondido suas perguntas amigo !!!
Um grande abraço.
Fabio Rocha18/01/2008 21:21
Léo, complementando a pergunta do Cleriston, qual seria o melhor tipo de estaca para ser utilizada na propagação de mudas voltadas a produção de Bonsai?

Abraço,
Léo ( Pépe )21/01/2008 09:14
Respostas !!!
Olá Fábio, não existe uma técnica apropriada, mas sim as que se propicie um menor tempo de trabalho para se obter um bom exemplar. Particularmente eu utilizaria a BASAIS , para ter um exemplar já com uma boa grossura de tronco uma vez que esta técnica se utiliza partes lenhosa das plantas.
Particularmente utilizo o alporque para obter exemplares mais velhos, as estacas só utilizo para fazer mais "mudas".

Abraço a todos !!
Fabio Rocha21/01/2008 09:29
Léo, valeu pela resposta, e para o alporque, alguma dica especial?

Abraço
Léo ( Pépe )21/01/2008 13:07
Olha Fábio, não tenho muito o que falar sem saber o que você pretende, pois existe diferentes técnicas de alpolque e como utiliza-lo.
Tenho um site que é bom você dar uma olhada.

http://www.bonsai.aveiro.co.pt/artigos/alporquia.php?id_controlo=9

http://www.bonsai.aveiro.co.pt/artigos/alporquia2.php?id_controlo=11

Isso é só pra você ter uma idéia geral do método de alporquia e como faze-lo. Espero que tenha ajudado, e não se apegue somente a estas dicas pois a pesquisa é sempre importante.
Abraços!!
Léo ( Pépe )21/01/2008 13:19
Olá de novo !!
Aproveitando que você é de Canoas faça uma visita a Associação de Bonsai do Rio Grande do Sul, eles se reúnem 2 vezes por mês.
Caso queira conhecer o site é:

www.bonsaisul.com.br

No momento não há reuniões por motivo de ferias mas em Março já volta as reuniões com força máxima e você e qualquer outra pessoa será muito bem acolhida!!

Forte abraço!!
Elio21/01/2008 19:03
Olá Fábio!

Complementando o que o Léo explanou, aliás explicou bem a diferença entre os tipos de estacas, vale a pena ressaltar que a escolha do tipo de estaca depende também da espécie de planta.
Por exemplo: Shimpaku tem que ser de ponteiro.
Abraço