Evolução de uma Caliandra
ercs12315/01/2008 10:45
Evolução de uma Caliandra
Olá amigos,
Postei algumas fotos de minha Caliandra. Aceito criticas e sugestões.
Queria saber o tipo e cor de vaso.
Obrigado!
Agosto/2007

Agosto/2007

Agosto/2007
Atual

FrK_leal15/01/2008 10:49
vo ter dá uma maozinha...
quando postar desmarque a opção "Desabilitar BBCoode nesta mensagem" se v não triar as fotos não aparecem

Agosto/2007

Agosto/2007

Atual
tb faltou o g do jpg em todos os links
Muito bonita sua caliandra por sinal....
fabianoscosta15/01/2008 11:00
Muito bonita, um aspecto real de árvore, tvz seencaixando no estilo tão dicutido Naturalistic, tvz...
Acho que um vaso oval azul petróleo rasinho ficaria perfeito, quem sabe saiumas projeções...existem destes uns da petrópolis que dariam conta do recado legal...
abraço,
Fabiano
betolino15/01/2008 11:16
ercs..
belíssimo exemplar desta arvore.. um aspecto muito natural.. qto tempo tem esta preciosidade ???
vhobus15/01/2008 11:30
Muito boa planta... e o trabalho tb!
Quanto a estilo... pode ser considerado uma fusão de moyogi com hokidashi.
É importante lembrar que os estilos podem se fundir.
Alberto Alves15/01/2008 11:42
Eita lasqueira 😲
Que caliandra linda.
Parabéns pelo trabalho.
Qual a altura dela?
Abração
fabianoscosta15/01/2008 11:55
É verdade Valdir, mas acho que neste caso, ela até pode se transformar em um moyogi, pois já é ereto informal, mas para hokidashi ia penar muito, mas acho que vc disse isso tvz pela sua estrutura de copa fechada, lembrando a vassoura.
Grande abraço
Fabiano
Alexandre S. Coelho15/01/2008 12:06
ercs,
Também gostei muito, parabéns ❗
Um vaso raso com cores vitrificadas (para combinar com as flores) deve ser o ideal...
neste virtual, coloquei tanto um retangular "bem suave" (se posso chamar assim 😂 ) como um ovalado, e gostei dos resultados:

fabianoscosta15/01/2008 12:09
Perfeito Alexandre, o ovalado era realmente o q eu estava na mente, variando deste tom até meio azul-esverdeado, puxando para um petróleo, este ficou lindo!
abraço
Fabiano
vhobus15/01/2008 12:20
Fabiano...
A mistura de estilos não procura executar ambos os estilos na mesma proporção.
Pode-se dizer assim:
É um moyogi (tronco e distribuição de galhos) com um leve ar de hokidashi (copa aredondada).
Poderia ser o contrário: mas daí teriamos que ter mais as caracteristicas de hokidashi e menos de moyogi.
Aí está o segredo.
Os estilos não engessam o bonsai, mas ajudam a mostrar o caminho.
fabianoscosta15/01/2008 13:53
beleza Valdir, obrigado pelo esclarecimento.
Abraço,
Fabiano
Astolpho Coelho Bicalho15/01/2008 14:44
Bela planta, boa estrutura, magnifico bonsai, parabéns...
ARQPATRIK15/01/2008 14:51
Bela planta, nas projeções do Alexandre gostei do vaso oval.
De que cor são as flores?
ercs12315/01/2008 20:35
Olá,
Quero agradecer a todos pelas dicas e elogios. Obrigado!
A caliandra tem 15 anos, com 35 cm de altura.
Gostei muito do vaso oval, que o Alexandre mostrou.
Ass:Ewerton
Ferreira15/01/2008 20:39
Ewerton
Bela caliandra. Vai ficar perfeita, florida no vaso oval!
Paulo César Morais15/01/2008 21:39
curti demais sua caliandra, é uma espécie que gosto muito. vc a desenvolveu de uma maneira pouco radical e com uma simplicidade incrivel, por isso ficou muito natural, parabens.
valeu, vhobus pela explicação sobe os estilos. e quanto a projeção do Alexandre gostei mais do segundo conjunto com o vso ovalado.
abraço a todos.
joellagunasc15/01/2008 22:17
Ercs , linda sua planta , parabens , perfeita , no vaso oval então. . .
Desculpa a sinceridade , mas ela tem apenas um grande defeito: Não é minha.
Abraços
Joel
pedrotv15/01/2008 23:53
Amigo, ADOREI!!! Naturalístico do bom!!! Exatamente como o W. Pall diz: "Não deve parecer que houve a intervenção da mão do homem". Bom demais! Estilos às vezes engessam... Até mesmo o naturalístico.
vhobus16/01/2008 09:22
Pedro,
Creio que nós engessamos os estilo quando achamos que precisam ser aplicados ao pé da letra.
Estilos ajudam a identificar um caminho.
Podemos misturar estilos, sem com isso perder o caminho da arte.
fabianoscosta16/01/2008 11:38
Creio que a definição de estilo para esta planta, por ser ela confusa entre as escolas japonesa e (digamos desta forma) escola de Pall, depende apenas da forma que pode ser analisada.
Pode-se ser dito que é um belo exemplar de Naturalistic, pq até não foi um moyogi que não deu certo, e sim uma planta bem estruturada com este objetivo, assim penso, ou a visão de Valdir, uma mistura de dois estilos japoneses, depende da ótica, mas o caso aqui não é para acharmos o estilo para esta planta, embora esteja aberta a discussões, então que sejam esclarecedoras e elucidativas à quem quer que observe este tópico.
Abraço,
Fabiano
ercs12325/01/2009 12:17
Nova foto com o novo vaso oval do meu amigo Onodera.
Espero que gostem....
Abraços
Paulo Ramos25/01/2009 23:07
Caro ercs123, nitidamente, sua planta representa uma árvore em tamanho pequeno... olhar para sua Caliandra é ver uma árvore em seu tamanho adulto natural. Isso é Bonsai. Se tem uma coisa que eu nunca importei, desde quando resolvi cultivar mudas para um dia, quem sabe, se tornar Bonsai, é com o estilo, moyogi, hokidachi...etc... o negócio é representar árvore, tronco um pouco torto ou até mesmo reto, galhos retorcidos... etc.... isso é Bonsai, e sua Caliandra representa muito bem isso. Tem gente que faz o estilo "cascata" com Jabuticaba, Pitanga.. por acaso alguém já viu uma Pitangueira ou Jabuticabeira caindo em algum barranco ou penhasco??? rsrss
Parabéns pela sua planta!!!!
Só uma curiosidade, por acaso essa minha Caliandra é da mesma da sua????
Abraços!!
ercs12326/01/2009 12:15
Olá Paulo, obrigado pelo elogio!
Acho que a sua caliandra não é a mesma, porque as folhas são diferente.
Tenho pouca experiencia, e não sei dizer qual a especie correta. Coloque no forum uma nova mensagem, pedindo ajuda para os demais colegas.
Abraços
Rodrigo
fabianoscosta26/01/2009 14:10
A do Paulo parece ser a cal. surinamenses...
Paulo Ramos26/01/2009 22:14
Minha Caliandra é muito encontrada nas praças, pelo menos aqui no Espírito Santo. Inclusive, ontem fui a uma feira em uma praça e tinha várias todas floridas, com aproximadamente 1,2m de altura.