Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola

Paulo César Morais16/01/2008 02:24
Acerola
Gostaria de mostrar meu trabalho em acerola,ela está com 8 anos e foi uma das primeiras plantas que envazei.
eu pessoalmente não gosto muito deste vaso, mas foi o tinha na época.
ela floriu pela primeira vez no ano passado mas as flores cairam.
espero opinões, sugestoes, abraço a todos.

betolino16/01/2008 12:46
Poxa amigo Paulo

Sua acerola esta muito bonita.. esta curva no tronco a deixou com um aspecto muito bonito.. vc quem projetou esta curva ou foi da própria arvore ??
BAIORS16/01/2008 13:20
Que saude essa acerola 😲
Muito bonito mesmo esse bonsai de acerola.
Resultado de um otimo cuidado...Parabens Paulo. 😄
Marcos Castilho16/01/2008 18:18
Olá Paulo você consegui esse belo bonsai através de semente ou foi uma muda já pega?
fabianoscosta16/01/2008 19:08
Muito bom trabalho Paulo, parabéns!

abraço
Fabiano
Paulo César Morais16/01/2008 20:29
Betolino e Marcus, essa planta foi obtida através de uma mudinha nascida debaixo de um pé de acerola adulto. estava recem nascida com um par de folha somente. passei para uma embalagem pet e deixei ela crescer um pouco. a curva foi feita por mim usando arames.

Fabio e Fabiano, obrigado pelos elogios.

Queria aproveitar e pedir sugestões sobre o vaso, como disse não gosto muito dele. queria a opinião de vcs sobre isso.

Abraço a todos.
fabianoscosta17/01/2008 10:33
Paulo, vaso redondo com borda, azul escuro. É bom q saia algumas projeções para visualisarmos, grande abraço,

Fabiano
Paulo César Morais17/01/2008 14:25
Obrigado, Fabiano. vamos ver se aparece algumas projeções.
abraço.
Paulo Roberto Marasca18/01/2008 03:12
Oi Paulo...

Minha sugestão seria essa...

Abraço.
darkaso18/01/2008 21:22
Paulo,

seu xará te deu um presente. Ao ver a foto me incomodou muito essa curva acentuada que tem no tronco, mas abaixando o tópico para ler me deparo com uma possibilidade fantástica que deixou seus problemas resolvidos. Faça sem pestanejar, é a melhor solução.

T+
Paulo César Morais20/01/2008 16:50
Paulo e Darkaso, realmente a projeção do Paulo ficou muito legal, já tinha me passado pela cabeça de fazer uma mudança desse tipo, mas vendo a projeção também achei que fica muito mais delicada e com um estilo mais marcante. está anotada a sugestão.

Ainda aproveitando as dicas de vcs, caso eu opte por essa projeção do Paulo, vcs acham que devo manter esse grau de inclinação e qual tipo de vaso seria interessante? porque vendo a projeção acho que poderia mudar o angulo um pouco, deixando ela menos inclinada.

obrigado e abraço a todos.
Alexandre S. Coelho20/01/2008 17:30
Oi PC,

sua acerola aparenta muito boa saúde ❗

Falando dos projetos, ou melhor, sobre este belo projetos do amigo Paulo 😂 concordo com sua observação quanto a inclinação da árvore... no caso parece que ela vai cair, não é mesmo?... porém eu não mudaria esta inclinação, e sim conduziria os galhos/copa para ficarem maiores para o lado direito, fazendo o contra-peso nescessário para o equilibrio da planta 😉
Este 1º galho da direita até poderia ser aproveitado para tal 😉 💡

Um vaso redondo com pés bem ornados, e azul (como já foi dito) deve ficar muito bom 😲
Paulo César Morais20/01/2008 18:17
Valeu Alexandre pela atenção, entendo a ideia de se equilibrar a planta, está anotada a sugestão,
obrigado e abraço.
Paulo Roberto Marasca21/01/2008 01:27
Oi Paulo...

Concordo com o Darkaso que a curva é o problema a ser resolvido nesta planta... Mas tbém é o que lhe dá particularidade...

Mudar a inclinação seria manter uma curva em anzol ou interrogação que a compromete...

Fiz um estudo das linhas gerais dela pra ver o que acontece, a partir das observações do amigo Alexandre... Valeu Alexandre pelo questionamento, é o q nos leva a estudar cada vez mais...

No primeiro onde se leva o ápice mais para o centro, tentando equilibrar a planta, a curva fica visualmente mais acentuada...
No segundo o centro passa pelo lado de fora da curva atenuando a mesma...
No terceiro o centro equilibra a planta mas o galho á direita acentua visualmente ainda mais a curva...
Talvez minha maneira de ver o conjunto ainda seja mto principiante e equivocada... Estou fazendo meu trabalho de casa pra aprender... Me corrijam... na boa...

Abraço a todos.
Paulo César Morais21/01/2008 19:31
Paulo Roberto, muito legal o seu estudo sobre a planta. Com as observações do Darkaso, do Alexandre e as suas, ficou claro pra mim o problema da curva. Pelo que entendi, as segunda projeção, mantendo a mesma inclinação, deixa a curva mais satisfatoria. aí poderia usar a sugestão do Alexandre, para equilibrar a planta, deixando a copa crescer mais pra direita.
Gostaria de ver mais opiniões sobre o seu estudo. parabéns e obrigado.

abraço a todos.
darkaso21/01/2008 21:10
Paulo,

achei a segunda com melhor equilíbrio. Colocaria este na possibilidade se fosse minha.

T+
Alexandre S. Coelho23/01/2008 12:33
Paulo Roberto escreveu:
Oi Paulo...

Concordo com o Darkaso que a curva é o problema a ser resolvido nesta planta... Mas tbém é o que lhe dá particularidade...

Mudar a inclinação seria manter uma curva em anzol ou interrogação que a compromete...

Fiz um estudo das linhas gerais dela pra ver o que acontece, a partir das observações do amigo Alexandre... Valeu Alexandre pelo questionamento, é o q nos leva a estudar cada vez mais...

No primeiro onde se leva o ápice mais para o centro, tentando equilibrar a planta, a curva fica visualmente mais acentuada...
No segundo o centro passa pelo lado de fora da curva atenuando a mesma...
No terceiro o centro equilibra a planta mas o galho á direita acentua visualmente ainda mais a curva...
Talvez minha maneira de ver o conjunto ainda seja mto principiante e equivocada... Estou fazendo meu trabalho de casa pra aprender... Me corrijam... na boa...

Abraço a todos.

Amigos,

Minha observação, não quero dizer que é a correta...
- concordo que a curva acentuada do tronco é o ponto maior de observação e que não devemos inclinar a árvore, pois, ao mesmo tempo, esta é a particularidade do trabalho!
- ainda por conta dessa curva, a linha de equilibrio mostrada no virtual fica prejudicada...
- Também por conta do virtual, agora concordo que deixar o 1º galho não ficaria legal.
- por fim, acho que é só direcionar a copa e galhos mais para direita, como já falei, e ser feliz com seu bonsai ❗ 😂
Paulo César Morais24/01/2008 02:39
Valeu, Alexandre, Darkaso e Paulo, pelas valiosas observações. enriqueceram muito a visão que eu tinha dessa acerola. na época certa vou começar a colocar em pratica e aí coloco o desenvolvimento aqui no fórum, para a apreciação e possíveis correções.
abraço a todos.