Alguém poderia me ajudar?
nabase16/01/2008 19:29
Alguém poderia me ajudar?
darkaso16/01/2008 21:12
Nabase,
já tive disso em limoeiro. Fiz desfolha e depois apareceram sem nada. Mas acho que hoje colocaria também dimmy pronto para previnir o reaparecimento.
T+
nabase16/01/2008 22:14
Darkaso, boa noite! Já fiz a desfolha e não adiantou nada.
darkaso17/01/2008 20:43
Nabase,
aí não sei como proceder. No meu caso deu certo de primeira.
T+
GERALDO INOCÊNCIO22/01/2008 21:57
Nabase,
Sua planta pode estar sendo atacada por ácaros. Utilize um acaricida.
Do amigo Geraldo Inocêncio
suhzks28/01/2008 19:59
Olá Geraldo!
Sou nova por aqui. Há uns dias atrás lhe enviei um e-mail, contando que passaria por sua cidade Morrinhos, e passei por ela no dia 24/01 e retornei por ela no dia 27/01, uma pena, que não tinha seu endereço, para lhe fazer uma visita, pois um acontecimento como este somente uma vez por ano, fato que estou a 1.200 Km de sua cidade.
Abraços.
Sueli
Alberto Alves08/02/2008 21:41
Nabase como está seu Ficus?
Os meus Bnejamina estão todos desse jeito,ja retirei as folhas contaminadas e nada 😈
Geraldo qual acaricida voçe indica usar?
edson060520/02/2008 23:41
Caros amigos,
também tenho alguns fícus infestados por essa praga. Se você abrir a folha vai perceber a presença de vários bichinhos pretos (agora não me lembro o nome). A solução é arrancar as folhas contaminadas e queimá-las... não basta apenas arrancar e jogar no chão.
Depois disso fazer a prevenção, pulverizando com algum inseticida...
Abraços.
Edson.
pedrotv21/02/2008 00:34
Talvez seja o Lacerdinha, a que o Edson se refere... Verifique se não tem esse bichinho. Se não, também desconfio de ácaros...
Wilson Fracassi21/02/2008 08:46
Nabase,
Como o Geraldo disse isto é ácaro, proceder somente a desfolha não resolve, os ácaros ainda ficam pelo tronco e se reproduzem. É preciso desfolhar e usar acaricida (enxofre). Proteja o solo com plastico e faça aplicações generosas de enxofre semanalmente durante umas 3 semanas, é preciso enxarcar bem, pois este minúsculos bichichos se esconden em baixo dos galhos.
EZEQUIEL JUNIOR22/02/2008 18:35
OLÁ AMIGOS!!!
BOM, DE BONSAI EU ENTENDO MUITO POUCO, MUITO POUCO MESMO, MAS NESTE CAUSO, OUSO-ME A OPINAR, SEU PROBLEMA NO FICUS É CAUSADO POR TRIPES, TAMBÉM CHAMADA DE LACERDINHA, Gnaikothrips ficorum É O NOME CIENTÍFICO, PRA COMBATER VC PULVERIZA AS PLANTAS COM UM BOM INSETICIDA, MAS É BOM ANTES DISSO VC RETIRAR AS FOLHAS COM SINTOMAS, POR QUE DEVIDO ÀOS INSETOS SUGAREM AS FOLHAS, ELAS ACABAM SE ENCURVANDO E FECHANDO, E ASSIM O INSETICIDA NÃO ENTRA EM CONTATO COM O BICHINHO...
FALOU...
anaestela01/03/2008 17:17
As folhas do meu ficus ficam exatamente assim e já percebi que é um bichinho preto bem pequeno. Deve ser o tal lacerdinha.
No meu caso, tirei as folhas, pulverizei com neem e trouxe ela pra dentro de casa.
O problema sumiu, mas a árvore parou de crescer.
Opinaram que era falta de sol, por isso coloquei pra fora de novo. Bingo: ela voltou a brotar lindamente, mas adivinhem o que aconteceu: os malditos bichinhos voltaram a atacar!
Que inseticida funciona melhor?
Edson, aqueles caseiros que você colocou no fórum dos iniciantes, será que funciona para esse lacerdinha?
Obrigada,
Ana
Ricardo Loriggio01/03/2008 17:50
É dificil ataque de tripes fazer com que as folhas fique assim... o mais provavel é acaro. Para isso é preciso fazer aplicações constantes de enxofre (a cada 10 dias) até o problema parar...
No caso de não parar o problema pode ser ainda pior, o acaro negro que é bem mais dificil de combater e o produto é bem tóxico... eu acho dificil ser isso.
Desfolhe e aplique o enxofre por um mes... caso o proplema continue volte a comunicar...
Uma boa estratégia para prevenir o ataque de ácaros é deixar a planta bem ventilada e bem nutrida (planta com deficiencia nutricional é mais suceptivel)
sergioturbo1002/03/2008 21:04
Nabase faz uma poda radical.
e espera rebrotar e cuida bem dela. esta linda!!
anaestela09/03/2008 22:00
Olá, gente.
Consegui fotografar o tal bichinho preto que deixa as folhas do meu ficus bem parecidas com essas deste post.
:
Ele tem seis pernas, por isso acho que não é ácaro, não.
É inseto, mesmo.
Este da foto estava dentro da folhinha, dobrada em dois. Pelo que parece, ele põe ovos bem no centro da folha e força a folha a se dobrar, para proteger os ovos. Só não sei porque ele fica lá dentro.
Alguém sabe como combater? É verdade que cortando as folhas, as outras ficam sadias, mas não tem um jeito de evitar que ele ataque? Algum repelente?

darkaso12/03/2008 21:37
Anaestela,
faça a desfolha em todo o seu fícus e queime as folhas para elas não saírem vivas.
T+
Ricardo Loriggio12/03/2008 23:43
trata-se de uma espécie de tripes... repare se existem insetos menores de cor amarela...O tratamento é o que o darkaso falou; ou usar malathion por duas vezes repetindo após 15 dias da aplicação.
anaestela13/03/2008 08:09
Obrigada!
Mas devo desfoliar tudo??? 🙁
Ele está bonito. São só umas duas ou três folhinhas que estão assim...
edson060528/03/2008 10:32
anaestela,
desculpe não lhe responder antes, mas não havia visto o tópico...
Nos meus ficus atacados, (ficus benjamina variegato e ficus boni) procedi a retirada das folhas infestadas e queimei. Depois disso pulverizei semanalmente com calda de fumo. A infestação se não acabou, ficou bem controlada, com algumas folhas às vezes. Aí de duas uma, ou diminuir o intervalo entre as pulverizações ou intercalar a calda de fumo com outro inseticida natural...
Pode ainda aumentar a concentração da calda... Eu agora não descuido; estou sempre cuidando, quando aparece alguma já dou cabo logo 😈 😈
Um abraço.
Edson.
anaestela28/03/2008 13:16
Oi, Edson, muito obrigada. Vou fazer o que vc sugere!!
Ana
nabase12/04/2008 10:52
Pessoal... desculpem-me, mas n'ao tive tempo em responder. Obrigado pelas dicas e orientacoes. Estou preparando uma solucao a base fumo e enxofre e vou borrifa-la nas plantas.
Depois posto o resultado.
Natalino Sampaio
nabase22/05/2008 18:19
Fiz uma poda de todas as folha que apresentavam este problemas e pulverizei uma solução à base de fumo, alho, e enxofre, diluídos em água, que ficaram "curtindo" por 24 horas. Aparentemente resolveu o problema.
Olhem como estão as folhas. Bem melhores, não?
Obrigado pela ajuda pessoal!!
Um forte abraço à todos.
Natalino Sampaio
Diego Santana22/05/2008 18:54
Amigao mudou da agua para o vinho hem , esta coma folhaem muito saudavel, qual a proporção que vc utilizou na base de fumo, alho, e enxofre,???????????????????
anaestela22/05/2008 22:00
Também fiquei interessada na proporção.
E onde se compra enxofre?
É tóxico, como seria um inseticida comercial?
Obrigada,
Ana
GERALDO INOCÊNCIO23/05/2008 07:36
nabase,
Insetos sugadores e ácaros produzem os sintomas de sua planta. Como você já comprovou que é o tripes, existem produtos no mercado que são ao mesmo tempo inseticidas e acaricidas, se for o caso consulte um agrônomo.
Anaestela,
Enxofre pode se comprar em casas que vendem produtos agropecuários. Embora não seja muito tóxico, todos os produtos químicos devem ser manuseados com os cuidados de praxe. Utilize máscaras e luvas descartáveis, camisa de manga comprida e evite contato direto com a pele. Caso aconteça, lave com água corrente e sabão. Os vapores do enxofre também são tóxicos. Ao fazer uma calda sulfocálcica por exemplo(enxofre+cal) deve se evitar de inalar os vapores. Ao fazer pulverizações escolha horários de pouco vento e pulverize sempre de forma que o núvem de vapor vá em direção contrária à sua.
Eu cuido de plantas ornamentais há mais de 35 anos e nunca tive problemas com agrotóxicos. O cuidado é fundamental.
Do amigo Geraldo Inocêncio