Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticaba Hibrida

Renan Campara Braido16/01/2008 19:51
Jabuticaba Hibrida
Fala pessoal!!!

Essa Jabuticaba Hibrida está comigo desde o início de 2007 e gostaria de compartilhar a evolução que ela teve. Tem ainda um longo caminho pela frente, mas acho que o caminho pra ela já está traçado ( na minha opinião) agora quero a opinião de vocês.

No dia que comprei :

A planta tinha vários troncos... Como tive medo de que ela não "voltasse" depois de uma poda MUITO drástica, resolvi podar só os "tops" dos troncos pra estimular a brotação na parte inferior, deixando folhas nas pontas pra garantir que os galhos continuariam vivos.. Pra isso acontecer de forma mais rápida e fácil, BACIA NELA!!! 😄

Então ela se ENCHEU de brotos que deixei crescer livremente por cerca de 6 meses. Aí então resolvi trabalhar e desfolhei ela toda pra ver minhas opções. Eliminei alguns troncos, aramei os galhos que escolhi e ela ficou assim : (uma pena não ter fotos do trabalho sendo feito... 🙁 )

Depois de um tempo ela reagiu muito bem... 😄

Hoje ela está sem arames e estou deixando encher bem a copa para uma futura poda e refinamento, pois alguns arames marcaram os galhos, assim, com o crescimento algumas das marcas devem sumir ou pelo menos diminuir. (Vejam que não estou mexendo muito pelo MATO do vaso hehehehe 😮ops: )
* Desculpem a qualidade das ultimas fotos, tirei às 19:00 de hj... 😮ops:

De lado : (frente para sua direita)

e de frente :

Espero que gostem!!! 😄 😄

Um grande abraço e desculpem pela ausência 😮ops: 😮ops:

Renan Campara Braido
joellagunasc16/01/2008 20:43
Renam com certeza será um grande bonsai , e pelo jeito bem rápido

Joel
darkaso16/01/2008 21:40
Renan,

a triangulação ficou muito boa e já mostra equilíbrio na copa. Vai ficar excelente.
Não deixe de atualizar o tópico, pois com certeza o melhor dessa planta está por vir.

T+
Alexandre S. Coelho17/01/2008 12:58
Fala Renan.... 😂

Grande evolução em tão pouco tempo!
Eu acho que você poderia trazer o ápice do tronco maior mais para o centro, alinhando com a base. Pois assim como está, tenho a impressão de que as copas parecem fugir uma da outra, quando deveriam completar-se.
Renan Campara Braido17/01/2008 21:30
Obrigado!!!!

Vou tentar Alexandre!!

Depois posto mais fotos dela!

E quanto ao vaso,

O que sugerem ?? Redondo ? Oval ?

Um abraço

Renan Campara Braido
darkaso18/01/2008 21:19
Renan,

acho que um vaso oval, marrom esmaltado, mas não muito forte poderia ficar interessante. Também sem ser esmaltado ficaria bom.

T+
flavio bonsai19/01/2008 20:06
olá renam aquele dia que conversavamos eu vc e o nick vc nos mostrou
essa jabuticaba acho que vc esta com exelente material em mãos .
essa observção do alexandre achei muito boa pra sua planta.
com certeza vem mais um belo bonsai por ai.
abraços.
Mauro Kugler Filho20/01/2008 21:28
Cara, ta ficando muito bom, não se esqueça de priorizar a densificação sempre. Meus parabéns velho!
Renan Leite Gaigher23/08/2011 10:24
Muito bonita mesmo!!! Tenho a curiosidade de saber como ela se encontra hoje 😄
Tiago R23/08/2011 10:57
Também quero ver.
JOCIELDES23/08/2011 21:54
Tá linda.! Ela frutifica sempre? na casa da minha noiva tem uma enorme no chão e frutifica o ano todo.
bonsaitakin18/02/2012 17:42
atualize para acompanharmos
ROGÉRIO DIAS20/02/2012 19:06
É
VÉIO,,,,TÁ FICANDO MUITO LEGAL SUA PLANTA,,,VÁ LOGO PREPRANDO UM VASO Á ALTURA.