FrK_leal16/01/2008 22:50
Pitheco - Moyogi
Esse piteco foi plantado de semente a +- dois anos.
Está no escorredor plantado no chão desde que estava com uns 20cm de altura...
Ele está meio cabeludo e o fotografo não é essas coisas....
frente
cima
mais uma da frente

Alexandre S. Coelho17/01/2008 11:52
Frk,
parece muito bem cuidado ❗
Agora é só manter na mamadeira que futuramente terás um belo bonsai!
FrK_leal17/01/2008 13:35
Uma das coisas que mais cativou nessa espécie, fora a sua rusticidade, que dá um toque todo especial, é o seu desenvolvimento quando bem adubada, tenho além dessa, mais uns 4 exemplares obtidos de semente que estão indo mto bem....
Uma coisa me chamou a atenção nesse exemplar em particular é a facilidade com que o mesmo marcou com os arames, e mais impressionante foi como foi rápido para as mesmas marcas quase desaparecerem...é incrível...
Tenho mais umas vinte e tantas mudinhas numa sementeira desde novembro esperando a vez de irem para vasos individuais...
Uma espécie realmente excelente p/trabalhar....
BAIORS17/01/2008 13:56
Frk-_Leal
Voce citou que seu Piteco tava no escorredor plantado no chão,
gostaria de saber se a alguma diferença entre chão ou uma bacia maior.
Pois tenho algumas plantas em garrafas pet toda furada e plantada no chão. Tenho tido otimos resultados 😲
Desde ja agradeço!!!!!!!! 😄
FrK_leal17/01/2008 14:08
A bem da verdade, eu pus ela no chão por que tinha espaço p/tal, não consegui observar muitas diferenças entre a bacia e o chão.
O que eu notei, talvez por culpa minha mesmo, é que a terra da bacia as vezes fica mto compatada, já a terra no chão eu afofei ao plantar e não notei esse problema...
Mas se eu não me engano tinha uma discussão no forum sobre isso...
To no trabalho e não tenho tempo p/procurar mas se eu achar eu posto aqui..
Abraços!
nickyfury17/01/2008 16:39
bonsai
A diferença básica de plantar no chão e plantar na bacia é que no solo a planta se desenvolve mais rapidamente, engrossa mais o caule e emite forte e densa ramificação. 😄
Porém, na bacia, fica mais fácil lidar com ela: podar, aramar, adubar, controle de rega e de pragas. Além, é claro, do acompanhamento quase que diário, enquanto que no chão muitas dessas técnicas de cultivo não tem como ser executadas a contento. 😄
No caso dessa espécie, creio que o ideal é deixá-la plantada no solo por uns quatro ou seis anos, tomando o cuidado de efetuar podas periódicas dos galhos, mantendo apenas os mais interessantes (que irão, em contrapartida, engrossar mais tambem), eliminando os outros. Quando o tronco estiver com o calibre ideal para o cultivador, retira-se do solo e acondiciona-se numa bacia, para dar inicio ao trabalho de educação propriamente dito (ou um vaso grande, se preferir). 😄
BAIORS18/01/2008 13:43
Obrigado a todos pela informação.
Realmente como o Nicky, falou tambem observei uma rapida evolução nas plantas plantadas no chão, mas ai fica a criterio na bacia os cuidados e educação são dados com mais facilidades.
Agradeço pelas respontas 😄