Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

A multiplicação dos Ficus

joellagunasc16/01/2008 23:15
A multiplicação dos Ficus
Comprei este ficus (acho que é benjamina) que mede aproximadamente 1,5 metros , resolvi fazer algumas alporquias e estaquias pois iria reduzir o seu tamanho , vejam no que deu.

Inical , nesta fase eu ja havia feito as alporquias e cortado um galho grosso.

Detalhe das alporquias , vejam as raizes ja aparecendo

Com o galho que eu cortei , eu fiz estas 2 estaquias que ja estão brotando

E mais esta

Hoje eu separei as 2 alporquias

Olhem o grau de enraizamento em apenas apenas 17 dias

As duas alporquias ja separadas e plantadas em substrato 50% areia grossa 30% pedrisco e 20% terra vegetal

E o que sobrou da planta mãe . Estou pensando em fazer uma outra alporquia do tronco mais comprido da esquerda.

De uma arvore foram feitas 6 mudas para bonsai , e acredito que eu poderia ter feito mais se quisesse.

Não quero com este topico , dar uma "aula" de propagação , pois sou um iniciante como tantos outros , mas apenas mostrar o que eu ja estou fazendo com aquilo que aprendi neste forum, Mostrar que temos que botar a mão na massa se quisermos aprender alguma coisa , mesmo correndo o risco de errar.

Abraços
Alecsandro17/01/2008 01:19
Joel

Parabens, é isso mesmo, se não colocarmos em prática o que aprendemos aqui no forum, ficarem estaguinados cultivando mudinhas e achando que é bonsai.

Parabens

Grande abraço
Edmilson17/01/2008 22:30
Ola
Grande Joel, aqui todos somos alunos em buscar de aprender mais sobre esta maravilhosa arte.
Gostaria de saber mais sobre como foi o processo da alporquia?? Utilizou esfragmo e hormônio enraizador?? Algo mais ??

Abraço fraterno
SEKI - Elio Luis Secchi18/01/2008 09:19
Olá amigo!
Joel, congratulo-me contigo pelo fato de estar literalmente "botando a mão" em matéria de bonsai, e de modo geral na propagação de mudas.
Tens toda a razão, não podemos ter medo de que não vai dar certo. O nosso ex-colega de fórum Luciano, nunca faz uma poda drástica da planta, desprezando a parte de cima: ele vem "picando" a planta de cima para baixo, fazendo alporquias e mais alporquias, até chegar a ter somente o tronco e aí sim aproveita este também. De uma simples planta comprada, podemos fazer dezenas de outras, de graça. Claro, tudo limitado ao espaço e disponibilidade de cada um. Não é todo mundo que consegue em apenas um ano, transformar uma prateleirinha em uma "big" estufa, como você fez rsrsrsrsrsrs...
Mas tem que tentar: fazer semeaduras, estaquias, alporquias, enchertias, e outras "ias" que existem nesta mundo da propagação.

Parabéns e abraços
Elio18/01/2008 12:14
É isso aí, Joel!
Bom trabalho!!
Só a teoria não faz alguém ser um bonsaísta.
E, nos fracassos aprendemos também!

Abraço