recvieira17/01/2008 10:56
Folhas da jabu secando..o que fazer?
Olá,
As folhas internas da minha jabuticabeira estão secando e caindo, o que devo fazer?
A comprei por volta de 3 semanas e ainda não coloquei adubo nem fertilizantes, como devo proceder?
Grata,
Renata
Marcos Castilho17/01/2008 20:04
jabuticaba
Olá recvieira, você deve tirá-la do sol se a mesma estiver, deixá-la a meia sombra, regar ao menos duas vezes ao dia pela manhã e a tarde. Tive o mesmo problema que você com a minha jabuticabeira, só que as folhas secaram, murcharam e tive que esperar até a primavera do ano seguinte para a mesma brotar, caso semelhante ao seu pelo fato de ter deixado a minha no sol três dias seguidos em sol pleno. Um grave erro.
Diego Santana19/01/2008 16:09
É jabuticabeiras nao gostao nada de sol forte, ja tive esse problema tbm, primeiro retire todas folhas secas pois nao irao servir para a planta, coloque ela na sombra pelo menos por uns 15 dias, que ela ja estara rebrotando as folhas que perdeu, agua em abundancia se possivel 2 vezes ao dia mas nao enxarque a terra pois vai danificar ainda mais suas raizes, adubo nem pensar fase de " recuperação", e sol direto nao é muito bom, deixe em meia sombra quando resuperada OK............. ha Cuidado com adubos Quimicos na sua adubação futura, tbm mataram a planta se usas em grande quantidade..........
GERALDO INOCÊNCIO19/01/2008 21:10
recvieira,
Jabuticabas são plantas muito resistentes. Adoram água. Regue suas jabuticabeiras abundantemente todos os dias e você não terá mais problemas com elas. Se bem regadas não tem nenhum problema de mantê-las no sol, lembrando que todas as plantas frutíferas ou floríferas via de regra precisam de sol principalmente se você visar a frutificação.
Tenho 10 bonsai de jabuticabeiras de vários tamanhos e todos pegam sol direto e nunca tive nenhum problema com eles e todos frutificam.
Do amigo Geraldo Inocêncio