Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporquia de cerejeira

Marcos Paulo Duarte18/01/2008 22:52
Alporquia de cerejeira
Olá amigos, eu fiz esse alporque há um tempo atrás, nessa semana eu dei uma conferida, as raízes estão saindo

fiz o seguinte: descasquei un anel no caule, fiz um copinho com PET pra segurar o substrato, coloquei o substrato e envolvi com plástico, não usei hormônio
acho que em algumas semanas posso retirá-lo, eu queria saber duas coisas:

1)tenho carvão, xaxim e caco de tijolo, quais as proporções de cada um para fazer um bom substrato??
2)ao retirar o alporque, eu devo desfolhar, ou fazer uma poda??

desculpem a qualidade da foto, o dia era chuvoso e a foto de celular

aguardo sugestões
darkaso19/01/2008 13:27
Marcos,

eu prefiro usar areia, caco cerâmico e um pouco de alguma matéria orgânica. Mas como tem este material que não é ruim, eu faria 50% de caco cerãmico, e o restante meio a meio de cada. Fica bem aerado, drenante e absorve muita água sem ficar enxarcado.

Faça uma poda para diminuir a quantidade de folhas, mas não desfolhe, deixe algumas para realizar fotossíntese ajuda na recuperação da planta como um todo.

T+
Marcos Paulo Duarte19/01/2008 21:42
obrigado Darkso

nessa proporção vai ficar bom; um amigo falou pra esperar até o outono pra retirar o alporque, acho que dá né?
darkaso19/01/2008 21:46
Marcos,

não tem necessidade de esperar até o outono já que as raízes já saíram. Se já tem pelo menos dois meses já pode tirar.

T+
Marcos Paulo Duarte19/01/2008 21:56
Ah sim, elas estão começando a sair, uns "pontos brancos" ainda na parte sem substrato

então vou esperar só algumas semanas pra firmar, então retiro e vou postando os resultdos

novamente, muito obrigado