Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Técnica de "aramagem" de mudas

Gleison19/01/2008 11:18
Técnica de "aramagem" de mudas
Olá pessoal...

Nessas férias resolvi tentar uma técnica diferente (pelo menos nunca ouvi dizer nada sobre algo igual) pra desenhar o tronco de mudas obtidas a partir de semente.
A técnica consiste básicamente em desenhar no arame as curvas q vc quer no caule. Pra prender o caule você faz "argolinhas"(no arame msm) e enrosca lá.
A planta irá crescendo seguindo o desenho do arame.
Já faz algumas semanas(meses) que estou usando essa técnica, estou tendo ótimos resultados, estou desenhando alguns Flanboyants, Jacarandá e Calliandra.

Só uma pergunta... alguém já ouviu flar em algo parecido???

Segue algumas fotos...

*foto totalmente desfocada, mas dá pra ter uma noção do arame... Jacandá

Jacarandá

Flanboyant 1 (detalhe do arame)

Flanboyant 1 (a planta no todo)

Flanboyant 2 (detalhe arame)
darkaso19/01/2008 13:36
Gleison,

é a coisa mais comum de se fazer em grandes viveiros que produzem bonsai a partir de sementes. Você inicia a condução desde nova para obter resultaods mais rápidos e de melhor qualidade. Esse trabalho desde muda faz muita diferença no resultado final, pois muitas vezes se consegue modelagens difíceis e mais proporcionais do que comprar plantas já formadas sem muitas opções. Trabalhando desde muda, você faz as opções. O fato é que pouco se mostra, mas se coloca muito nos tópicos, basta dar uma lida em alguns que perceberá. Até porque poucos tiram fotos desde muda até a planta crescida.
Continui fazendo e atualizando o tópico, é sempre intreressante acompanhar.

T+
Gleison20/01/2008 10:04
Darkaso...
Obrigadoooo por completar e me explicar isso aii!!!

Mas... concerteza vou postando simmm! Tanto esse flan como o Jacarandá eu pretendo algo em torno dos 90cm! Entãoo tem arameee aindaaa!!!
Hhauehuaehuaehae!

Abraços!