Duprat, Juliano e Marcos Castilho: Não precisa tanto!!! O fórum cresce quando tentamos ajudar e quando somos ajudados. O importante é não perder de vista que é preciso, em PRIMEIRO LUGAR, ter alegrias com a arte!
Vinícius, vamos às respostas que posso dar:
Primeiro: Em relação à mamadeira, veja este artigo, publicado aqui no Atelier do Bonsai:
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html - Tem todas as informações necessárias. Lembre-se que a mamadeira vem bem depois, somente quando as raízes estiverem saindo por baixo do escorredor. A adubação no escorredor é a mesma que nos vasos de bonsai. Na verdade, trate o escorredor como um vaso normal de bonsai. Recomendarei o adubo na quarta questão.
Segundo: Com jabuticabeiras, eu considero umas das melhores maneiras de estilizar, apenas a poda. Um arame pode ser usado para mudar um pouco algum galho rebelde, mas a poda é a base. No caso da sua, eu não podaria muito ainda não. Se podar, reduz muito o ritmo de crescimento da planta. Quanto mais folha, mais ela engorda. Eu podaria apenas os ramos mais compridos que partem do alto da árvore. Isso vai ajudar a brotação inferior, uma vez que, normalmente, o crescimento maior e mais rápido é na parte alta. Uma poda nessa região inibe esse crescimento causando uma maior densificação e compactação no resto da árvore.
Não pode o tempo todo. Isso de ficar sempre mantendo o bonsai todo bonitinho e certinho, atrasa demais o desenvolvimento. A regra é: pode nas épocas de crescimento mais forte. Isso você vai aprender com a planta, porque até mesmo duas jabuticabeiras com a mesma idade, podem apresentar variações no crescimento. É a mesma coisa que com as pessoas. Por exemplo, faça uma poda mais drástica na primavera, depois que os novos ramos da estação tiverem dado pelo menos dois pares de folhas. Aí, no final da primavera, você poderá desfolhar a planta (não em ano de transplante nem planta fraca). No verão, fique atento ao crescimento bem forte do ápice e deixe crescer mais livremente, sem poda radical nem desfolha. No outono e inverno, não mexa com a planta. Não pode nem desfolhe. Percebi que as jabutis têm uma tendência a brotar bem forte no meio do inverno. Não deixe a planta te enganar... Espere mais um pouco até se aproximar da primavera...
Terceiro: Um grande bonsaísta me recomendou usar substrato rendmax (tipo floreira) e areia. A proporção vai depender da planta. Como a jabuti gosta de água (sem encharcar), recomendo uma proporção 40% rendmax floreira + 60% areia grossa peneirada. Atenção. Se for uma conífera, não retire todo o solo original, mesmo se for horrivelmente compactado. A planta morre porque perde a relação que tem com as micorrizas. No caso da Jabuticabeira, pode podar até 1/3 das raízes. Eu até espalharia pelo novo substrato um pouco do antigo só por causa das micorrizas. Agora faço assim com todas as plantas. Bom, essa é a minha receita principal. Faço experiências com várias receitas de substrato, com mais ou menos sucesso em todas. Atualmente a que funciona melhor é a areia de gato, mas está em teste ainda e não recomendo por enquanto. O rendmax possui tudo de bom: casca de pinus, turfa e vermiculita, além de corretor de acidez (só não use em azaléias que gostam de solo ácido). A areia não deixa compactar o substrato e também retém bem a água. Favorece muito o desenvolvimento de raízes finas (as que alimentam a planta).
Quarto: Olha só. Não importa o fertilizante exatamente, mas apenas sua gradação em NPK. Se for 4-6-4. Pode usar sem grandes problemas porque ele é fraquinho. Siga a receita da caixa. Se for um 20-20-20, use a metade mas mesmo assim com cuidado. Principalmente se for adubo químico. Grande risco de queima de raízes. Eu uso esse fertilizante de bonsai (na verdade, podia ser de qualquer coisa, como vimos) por causa dos microelementos extras, em pó mesmo, sobre o substrato. Mas apenas 1 vez por ano em cada planta. Apenas para repor mesmo. No mais, uso torta de mamona com farinha de osso mesmo. (50% / 50%). Escarifico um pouco o solo e jogo em cima uma colher de chá. Tudo depende do tamanho do vaso. A relação da planta com a adubação é bem complicada. Na verdade, o adubo não alimenta a planta. Ela faz isso através da fotossíntese. O que o adubo faz é fornecer elementos químicos necessários às diversas operações fisiológicas. Assim, o nitrogênio serve para consituição de tecidos, crescimento de caule, folhas, etc. O fósforo e o potássio servem para o desenvolvimento de frutos, flores e raízes. Um excesso de nitrogênio reduz as defesas da planta aos parasitas ao mesmo tempo em que causa um crescimento forte demais e com entrenós muito longos. O que pode até ser interessante numa planta em início de desenvolvimento (depois precisará voltar ao começo...) mas é preciso tomar cuidado. A idéia é adubar pouco, mas frequentemente. De preferência com adubo orgânico que tem menos risco de queimar as raízes, pois a planta pega o que precisa apenas e muito se perde com a rega. O adubo químico tem ação mais imediata. Mas quem vai te dizer mesmo do que precisa, é a própria planta que você terá que aprender a ouvir. Não adube no inverno!!!
Poste as suas dúvidas sempre. Aprenderá muito e rapidamente dividindo com os colegas do fórum. Bata sempre muitas fotos para te ajudar a conhecer a planta e para analisar seu crescimento. Bonsai rima com fotografia! E estude bastante, mas isso você já está fazendo, percebo bem!
Está no caminho certo Vinícius. Agora só se preocupe com o vício... Depois fica complicado arrumar espaço... 😄 😄 😄
Um grande abraço!