Meus Bonsai
Paulo Mendes Vieira22/01/2008 01:00
Meus Bonsai
>Olá meus amigos Joel de Laguna - SC, Diego de PR e Carlos Borreto de SP, que tiveram a paciência de me explicar como se faz para postar fotos.
Aqui estou eu expodo meus troféus.
Ah! e por falar em troféus,......vejam algumas fotos de minha figueira e em breve aqui estarei mostrando como faço para desenvolver raízes na minha figueira.
Abraços deste que caminha na arte do Bonsai há 12 anos, mas tem muito a aprender com vocês!!!!!

Paulo Mendes Vieira22/01/2008 02:00
Novas Raízes
Bem amigos do fórum, vejam através destas fotos como eu faço para desenvolver raízes em certos lugares que quero que surjam...
Após eu ter feito um furo no local onde eu queria que surgisse uma raíz, fiz a aplicação de um simplie tubo feito com garrafa pete cortado, enrolado e amarrado com cordão e argila completamente molhada em seu interior.
Aplicação do tubo......
Cinco dias após aplicação......
Oito dias após.......
Doze dias após......É importante que não deixamos de borrifar as novas raíes até que estejam prontas para receberem o vento e a luz do sol.
Veja o resultado deste lindo nebari, dois anos após a aplicação do tubo com argila.......
Nas minhas derem certo. Boa sorte!!!!!!
Abraços!!!! Paulinho - Tubarão
Astolpho Coelho Bicalho22/01/2008 07:49
Paulo, parabéns pelo excelente trabalho e paciencia. esse ai é um ficus retusa? Bela planta. abraços
cascao22/01/2008 09:38
Paulo bela aula...
você podia me tirar uma duvida?
Eu gostaria de saber se issa tecnica daria certo para o ficus boni?
Eu queria se a argina tem qe colocada ainda mole
ou devemos fazer pedacinhos e esparar qe endureça?
gostaria d emais detalhes na explicação, pode ser?
obrigado pela sua atenção
joellagunasc22/01/2008 21:59
Paulo , show heim!! Esta tecnica tu não tinha me mostrado , muito boa , e da resultado!!!!!!!
Paulo, parabéns pelo excelente trabalho e paciencia. esse ai é um ficus retusa? Bela planta. abraços
Asolpho , aqui no sul o ficus tambem é conhecido como figueira ( Um regionalismo) 😂 😂
Paulo Mendes Vieira23/01/2008 01:13
Resposta a Emraisamento
Olá meu amigo Cascão, a técnica é praticamente a mesma da alporquia, visto que as novas raíses saem da parte lesada da casca onde foi furada.
E respondendo à sua pergunta,...no ficus boni a técnica vai funcionar sim, mas também há chances de não funcionas q são bem poucas.
Se não funcionar no seu ficus doni, faça mais outra tentativa e mais outra e assim vai....até que funcione
Obs: O furo feito na árvore tem q estar em contato com a mistura enxarcada para que assim saiam as novas raíses corretamente.
Granto!!!!!!!!
Paulinho.
FrK_leal23/01/2008 09:43
Agora eu fiquei curioso tb...
Paulo, ao invés da argila, vc já experimentou usar areia ou quem sabe caco de telha?
Tem alguma época certa p/executar a técnica?
Abraços!
Alexandre S. Coelho23/01/2008 11:04
Oi Paulo,
é sempre bom conhecermos mais apaixonados pelo bonsai e igualmente novas técnicas como esta ilustrada por você ❗
Como noutras "receitas", acredito que adicionando algum enraizante neste local, as chances de aparecerem novas raízes serão 100% 😉
Sim, seria bom o amigo aumentar o tamanho das fotos para vermos melhor a beleza de suas plantas. O doblo do tamanho atual ficaria muito bom 😲
cascao24/01/2008 10:40
muito obrigado pela ajuda.
Vou tentaf fazer essa tecnica.
BAIORS24/01/2008 12:44
Obrigado Paulo pela tecnica difulgada... 😄
Fiquei surpreso realmente... 😲
Se tiver mais difulga ai... ehheeheh
SEJA BEM VINDO!!!!!!!!!! 😉
flavio bonsai24/01/2008 17:10
ai paulo muito boa essa sua colocação se vc puder aumentar a foto com certeza vai ficar muito mais interessante ainda.
parabens pela sua figueira.
nickyfury24/01/2008 17:35
bonsai
Essa técnica é demonstrada no site shari sidião, só que eles usam canudos ou canos plasticos. Dá na mesma. As raízes, depois de grossas, são dispostas contra o caule, para formar uma massa junto ao tronco, embelezando ainda mais o trabalho, ao invés de serem deixadas dispersas, como na planta do colega. 😄
A mesma técnica pode ser usada em ulmus e zelkova, para melhorar o nebari dessas plantas. Acredito que funcione igualmente, pelo mesmo motivo, em acer kaede ou palmatum. 😄
De qualquer forma, é sempre oportuno observar um ótimo passo a passo como esse, para esclarecer e dirimir duvidas, além de aprender. Parabens por seu excelente trabalho e obrigado por sua divulgação. 😄
Paulo Mendes Vieira25/01/2008 23:09
Resposta ref. mistura
Olá Frk_leal, se quiser-mos, também podemos usar outro tipo de material como pedriscos, cacos de telha, de tijolos, areia e outros, mas a argila em especial, faz com q as novas e pequenas raízes absorvam proteínas para no máximo duas semanas estarem prontas para ficarem sem o tubo envolvente de plástico, sendo esta uma mistura especial, q aliá vou explicar aqui como a preparo (sem muitos detalhes). Ah! É bom salientar q esta mistura não deve ser seguida como regra. Para os meus aqui em Tubarão, funcionam super bem e é simples.
Vamos lá.........amanhã provavelmente estarei mostrando, pois estarei preparando as fotos...
Abraços!!!!!
Paulinho - Tubarão
fabianoscosta26/01/2008 13:09
Olá Paulo, muito boa sua explicação.
Embora tenhamos matérias na net, em sites gringos, nada como ver os nossos colocando a teoria na prática e mostrando resultado de sucesso, parabéns.
E obrigado por nos mostrar, grande abraço,
Fabiano.
Paulo Mendes Vieira26/01/2008 16:02
Grato
Olá Fabiano!!!
Ontem, 25 JAN, estive aí na Capital e nem sabia da existência do Clube Floripa do Bonsai. É muito bom para tirar o estress da correria do dia-a-dia da Capital, que aliás tá cada vez mais maior.
Abraços!!!!!!!!
Paulinho - Tubarão.
Paulo Mendes Vieira26/01/2008 19:21
Substrato
Preparação do Substrato
Paulo Mendes Vieira27/01/2008 06:40
Re: Substrato
"Paulo Mendes Vieira"]Olá meus amigos, aqui vai a receita do substrato que uso há alguns anos; lembrando que se alguém tiver alguma colocação ou opinião esteja à vontade porque no bonsai precisamos de idéias uns dos outros, afinal este é o substrato que uso para as minhas árvores e até gostaria de contar com sua opinião, pois eu tenho aroeira, ligustrum, figueira. Estas são minhas árvores e se possível dê sua opinião sobre este sustrato que uso para elas aqui em Tubarão.
1* passo, a argila deve estar com 10 a 15% de umidade e não pode dissolver se colocar-mos em um recipiente com água.
2* passo, temos que quebrar essa argila pura (que não tem areia, nem qualquer outro tipo de terra e nem areião; ela é pura e se amassar-mos de mais vira pó) e depois peneirar-mos para que fiquem grânuos de 2 a 3 mm.
3* passo é preparar a areia que é peneirada e lavada para que fique também com gânulos de 2 a 3 mm.
4* passo, temos que fazer o mesmo com humus de minhocas para que fiquem grânulos do mesmo tamanho.
5* passo colocamos onze medidas de qualquer tamanho da argila que foi preparada, dez medidas da areia e sete medias do humos e misturamo-los bem.
É importante que borrifamos bem até a mistura para atingir entre 20 a 30% de umidade, pemitindo que fiquem ligadas umas às outras🙁argila, areia e humus)
Agora é só deixar-mos no mínimo três semanas para curtir e pronto.
Grato!!!!!!
Paulinho - Tubarão.
Paulo Mendes Vieira27/01/2008 06:52
Re: Substrato
"Paulo Mendes Vieira"]Preparação do Substrato
IMPORTANTE.
É necessário fazer o teste da argila antes de preparar o sustrato para colocar no seu bonsai e ver se a argila não desmancha ao contato com a água colocando-a por um dia e uma noite num recipente com água; se ela se desmanchar, não prepare o substrato com essa argila.
Paulo Mendes Vieira03/02/2008 10:47
Desenvolvimento de minha figueira
Olá pessoal, em breve estarei mostrando aqui o desenvolvimento de minha figueira e conto também com a opinião de vocês.
Abraços!!!!!!!
Paulinho - Tubarão.
dusantos03/02/2008 13:21
Como é o furo que você fez para o desenvolvimento da raiz?
É só na casca ou é mais profundo?
faça depois imagens como exemplo da tecnica
Paulo Mendes Vieira03/02/2008 17:41
Questão do furo
Olá DuSantos!!!!!
É o seguinte: vc fura até tocar levemente o caole após passar a cortiça. Aqui vai uma gravura para dar uma pequena idéia. O ideal é vc fazer em época mais chuvosa e depois quando parar a chuva e voltar o sol a brilhar novamente, tome o cuidado de não deixar nunca secar o subtrato do tubo.
Ah DuSantos! O ideal é q vc faça com uma broca mais fina, tipo e 2,5 ou 3 mm e se não tiver broca e for usar outro material, não use material sujo ou enferrujado.

Se não funcionar, dê outro furo próximo daquele e outro,... até q funcione tendo bastante paiência.
Abraços!!!!!!!!!!!
Paulinho - Tubarão.
Paulo César Morais03/02/2008 17:56
Valeu, Paulo.
obrigado pela demonstração e por divulgar essa tecnica, dando uma opção a mais aos membros do fórum.
continue mostrando os resultados.
Paulo Mendes Vieira03/02/2008 18:30
Complemento
Olá Paulo César, é bom ter gente como você prá nos observar e às vezers até nos direcionar quando precisar-mos. Obrigado mesmo.
Ah! E para aqueles q não observaram as gravuras, clique na minha página anterior.
Grato!!!!
Paulinho - Tubarão.
Paulo Mendes Vieira03/02/2008 21:03
Evolução de minha Figueira
Veja a evolução de um ficus retusa:

JAN 02

SET 03

JAN 04

SET 04

ABR 05

AGO 05

JUL 06