Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

bonsai de limão

12
jackson26/05/2005 21:11
bonsai de limão
amigos,

hoje fiz uma loucura, apesar da época do ano (começo de inverno)transplantei um limão cravo(eu acho), num aguentei, há dois anos retirei do chão e passei p. bacia na engorda, na época fiz um corte 15 acima do chão, venho fazendo podas regulares e ainda não defini o estilo, provavelmente kabudashi, seu tronco tem 8 cm de diâmetro, e suas raízes desenvolveram muito, lavei toda a terra e passei p. bacia c. substrato de pedrisco 70% com matéria orgânica (carvão e casca de pinus decomposta), fiz uma poda muiiiiito leve nas raízes.
alguém tem mais alguma sugestão ou tem experiência com limão??
[]s
Illex26/05/2005 23:59
Re: bonsai de limão
Amigo Jackson,

Tive a oportunidade de fazer alguns Bonsai de limão, e o que posso afirmar é que é uma planta mto resistente, creio q sua ansiedade nao trerá problemas para ela, se seguir todos os cuidados certos, borrifando a folhagem da planta e tudo mais, contudo é fazendo novas experiencias que nos tornamos conhecedores e verdadeiros praticantes de Bonsai, acho que ate o momento esta tudo certo com seu modo de trabalhar este limoeiro. Mais sempre é bom lembrar que este procedimento é meio arriscado para mtas plantas somente aceito pelas que toleram bem o trabalho e estao muito bem aclimatadas. Do resto é só, espero ter ajudado, t+.

Abraços:

Illex
Felipe Frango Zappala27/05/2005 02:27
Jackson, é como o Illex disse, só mesmo testando. Eu tenho 2 galegos que começei a cultivar no ano passado, empolgado por umas fotos de um belo exemplar do Geraldo Inocêncio. Um deles foi uma estaca de um broto ladrão feita em Agosto/2004.
Não tenho idéia da intensidade do inverno na sua região?? Como seria?
Por experiência própria (já matei um Citrus... uma das minhas poucas baixas) essa espécie, apesar da resistência, requer cuidado quando se trabalha com as raízes... não pode deixar desidratar de maneira nenhuma. Acho que esse seria o "Calcanhar de Aquiles" dessa espécie.
Acredito que alguns membros aqui do fórum, que cultivam espécies diferenciadas, tenham mais informações.
Não tem uma foto para matar nossa curiosidade?

Abração
jackson27/05/2005 05:55
Illex e Felipe,

valeu pelas dicas, Tomei muito cuidado p. as raízes não secarem enquanto preparava o "terreno", praticcamente não cortei quase nada das raízes, somente uns 10 %, já preocupado com alguma reação ruim, o frio por aqui é ameno, apenas umas duas semanas por ano, e tbm nada de congelar.

Ah esqueci de dizer: trasnplantei tbm um ulmus, este pequeno, estava num balde somente com terra, putz! estava um 'BARRO", mas fiz raíz sobre rocha, ficou DEZ! as raízes abraçaram a pedra como um polvo. Vamos ver no que vai dar.

[]s
Sergivaldo27/05/2005 06:18
Jackson,

Você está nos deixando com água na boca... coloca aí umas fotos dessas plantas prá gente ver.

Quanto ao limoeiro, a aplicação de um hormônio enraizador também ajuda bastante na recuperação da planta.

Um abração,

Sergivaldo
jackson27/05/2005 06:29
Sergivaldo,

Quanto à fotos tem q esperar,, pois ñ tenho maq dig., vou revelar e scanear, depois eu mando.

[]s
Angela Fernandes27/05/2005 12:09
Limão
Olá pessoal !!!!!!
Possuo um limoeiro bem pequeno, deixei muito tempo em vaso de espera, mês passado coloquei-o na bandeja, ele está todo aramado, muito bonitinho, mas não "sai do lugar".... folhas novas.... raríssimo. Já coloquei enraizador.... já fiz a "dança da chuva"..... e ele está lá paradinho.
Vou ver se fotografo ele hoje ainda, tà LANDO !!!!!!!!! 😎 😎 😎 😎
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Illex27/05/2005 12:21
Re: Limão
Angela Fernandes escreveu:
Olá pessoal !!!!!!
Possuo um limoeiro bem pequeno, deixei muito tempo em vaso de espera, mês passado coloquei-o na bandeja, ele está todo aramado, muito bonitinho, mas não "sai do lugar".... folhas novas.... raríssimo. Já coloquei enraizador.... já fiz a "dança da chuva"..... e ele está lá paradinho.
Vou ver se fotografo ele hoje ainda, tà LANDO !!!!!!!!! 😎 😎 😎 😎
Abraços

Opa aguardarei ansioso tbm as fotos amiga Angela.

Abraços:

Illex
Felipe Frango Zappala27/05/2005 22:08
Angela, nessa época é até normal... mas se você já transplantou e nada, aí é estranho... nesses casos pode ser feito um teste. Borrifar cobre neles e aguardar um mês... aí já tem que começar a sair brotos. Tem gente que prefere usar enxofre para brotação presa... eu já exprimentei com umas 10 espécies e o cobre resolveu. É aquele negócio... em algumas ele manda fora umas folhas, mas depois solta brotação com vontade.

Abração.
Fábio29/05/2005 05:32
Limão
Dança da chuva foi ótima!!!! 😂 😂 😂
Angela Fernandes30/05/2005 14:04
Amigos queridos!!! 😂 😂 😂

Aqui estão as fotos do meu limoeiro.

Essa é a frente:

Essa é a parte de trás:

O nebari:

E aí? Gostaram do meu mame?

Smakão
Angela - aprendiz de bonsaísta - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Fábio30/05/2005 17:50
Limão
Ângela,

Muito bonito o seu limoeiro. Esse nebari é TUDIBOM!!! 😂
Ele é novo? Não me lembro de tê-lo visto na sua casa.
Um beijo!

Fábio
Felipe Frango Zappala30/05/2005 18:17
Oi Angela, como vai?

Tem manchas nas folhas?
As folhas novas que estão mais claras, estão normais??

Abração
Sergivaldo30/05/2005 18:21
Oi Ângela,

Muito legal esse seu limoeiro. Acredito que depois dessa "dança da chuva" ele irá brotar muiiiiiito!!

Que espécie de limão é ele? é um Kinkan?

Sei que você não me pediu opinião mas como só meio inquieto vou arriscar um palpite:

Visualize seu limoeiro retirando o primeiro galho, que nasce na parte interna da curvatura do tronco e que está quase que na mesma altura do que está à direita.

Diga o que acha. Seja sincera, se não gostar, pode xingar mesmo. 😂 😂 😂

Um abração,

SErgivaldo
Fábio30/05/2005 18:25
Limão
Felipe,

Que detalhista vc é hein! Não tinha percebido aquela manchinha clara.

Sergivaldo,

Achei a sua sugestão interessante.
Abraços,

Fábio
Felipe Frango Zappala30/05/2005 18:32
Pois é Fábio, como ela disse que a brotação está presa, com certeza existe algum motivo... tem que observar bem o que é que está travando o desnvolvimento dessa planta.

Abração
Angela Fernandes31/05/2005 00:29
MIL AGRADECIMENTOS !!!!!!!!!!!!
Lando !!!!!!! Você sabe que lhe amo ???? (não posso divulgar isso, mas não me contive, me desculpem os foristas, amor é uma questão de amor....) 😄 😄 😄
Meninos, quantas coisas pra responder numa hora desta da madrugada, mas vamos lá.....
Fábio querido, esta planta estava aki sim, você não viu por ser muito pequenina... 😛 😛 😛 Ela é lindinha mesmo !!!!
Felipe, as folhas estão normais, acho até que pode ser sujeira, como está muito tarde e ela fica na suite e o marido já está dormindo, só poderei observar melhor amanhã. Depois respondo, mas seu olho é terrível, gostei 🙄 🙄 🙄
Sergivaldo, miguinho, gostei de sua sugestão, vou observar melhor se dia, talvez esta semana ainda, vai depender da minha disponibilidade(POUCA) durante a semana.
Não sei a espécie deste limoeiro, mas vocês hão de convir que é uma gracinha, aH isso é.
Beijos à todos.
Felipe Frango Zappala31/05/2005 01:23
EH Angela, que estória é essa aí com o Lando... quer deixar todo mundo aqui com ciúmes??

Bom, então prepara mais respostas para amanhã...

Quanto tempo de envasado?
Adubado com que?
Não sofreu algum estresse hídrico?
Poda da parte aérea? Quando foi a última?
Tem pego sol o suficiente ou nesse local a quantidade é menor?

Aonde ela está??? hehehe... Estou achando que você está planta demais por aí Angela... faz o seguinte, pega um caixote bem grande, coloca 80% dentro, embala bem para não ter perigo e despacha com meu endereço na transportadora mais próxima. 😲 😂 😮

Estou ficando engraçadinho, né???

Virando a face... eu sei que tem gente por aqui com experiência em Citrus... podiam dar uma ajuda para essa planta deslanchar... na minha pouca (quase nenhuma) experiência com Citrus (gosto demais) já percebi que em Citrus, essas folhas que ficam com um verde claro por muito tempo após a maturidade delas, costumam ser logo o primeiro sinal de problema. Na foto, o Flash muitas vezes, pela grande quantidade de luz, revela o que a gente não repara diretamente... muitas vezes se dá o contrário. :mrgreen:

Abração
Tecnolobo31/05/2005 06:42
HO!! Caras palidas

Pessoal vou ser bastante sincera com minha questão, 😲

Querida Angela não estaria cedo demais para esse limão residir nesse vaso? Supondo que seja um vaso bonsai. 😕

Lobo
Angela Fernandes31/05/2005 13:26
Illex, Felipe, Lando,Sergivaldo, Tecno e todos os amigos !
Obrigadíssimo pelas palavras de todos...... 😂 😂 😂
Felipe, fica com ciúmes não...... 😛 😛 Envasei tem mais ou menos 3 meses, usei o osmocote com micronutrientes, não sofreu nenhum stress. As podas foram feitas em janeiro. O sol é o normal que as outras plantas recebem. Quer dizer que você tá de olho nas minhas plantinhas 🙄 🙄 🙄 🙄 ?????
Tecno, o vaso é de Bonsai e adquiri em 1997 com Tramujas.
Sergivaldo.... assim que tirar o gesso do braço, vou fazer o que você sugeriu.
Beijos à todos.
Lando31/05/2005 19:58
Rsss!!!

Oi, Angela!

Obrigado pela declaração de amor! Eu também te amo!

Tecno, a Angela sabe que é um pré-bonsai. O motivo de ele já se encontrar num vaso definitivo é porque ela não tem espaço em casa para "dar de mamar" à planta...

Bom, eu gostei muito do seu limoeiro. No momento estou de acordo com o Tecnolobo. Ele está novinho é precisa de uma mamadeira. Mas entendo o seu lado...

O Mário esses dias postou uma de suas plantas que tem um formato muito parecido com o inseto louva-deus...

Seguindo essa linha A N A L Ó G I C A, podemos dizer que o nebari de seu limoeiro, que está muito bonito e interessante, se assemelha ao famoso "Monstro do Lago Ness"...

Olhem:

PS.: Pessoal, não estranhem a palavra A N A L Ó G I C A escrita dessa maneira - separadas e em caixa alta. O fato é que se escrevo normalmente, aparece da seguinte forma: proibido o têrmoógica. Que bobeira!!!

Angela, um beijão!

Um abraço a todos!

Até mais,
Fábio31/05/2005 23:03
Ness
Monstro do lago Ness foi ótima!!! Que criatividade!!! 😲 😎 😂 😂
Angela Fernandes31/05/2005 23:34
GENTEMMMMMMMMMMMM !!!!!!!!!!!!
BRIGADÚ!!!!!!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Fábio, este nebari mexe comigo, acho-o fantástico !!!!!! 😛 😛 😛
Lando, cada vez te amo mais, embora você me esnobe sempre...... me desconhece, não fala comigo.... BUÁ, BUÁ, BUÁ !!!! 😠
ADORO VOCÊS TODOS, queridos amigos, estou super emocionada, depois explico melhor, afinal.... estou fazendo 6.2, já passa de meia noite.
AMO-OS
Lando01/06/2005 00:08
Angela!!!!!

Feliz aniversário, minha amiga!!!!

Toda felicidade do Mundo pra você! E muita saúde!!!!

Guarda um pedaço de bolo pra mim porque sábado estou aí, hein!

Um beijo no coração!

Amo-te!

Até mais,
Felipe Frango Zappala01/06/2005 01:25
Angela, Felicidades,
Um exemplo de jovialidade, energia e alegria na terceira... incrível. Meus Parabéns.

Lando, não fica brabo, é por causa do prefixo da palavra... o mecanismo acaba reconhecendo a palavra somente pelo prefixo e se confunde. 😄 😂 😂 Hahaha

Abraços.
12