Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

semeadura de pinheiro negro

MARCIO ROLDÃO26/05/2005 21:15
semeadura de pinheiro negro
Amigos em qual época devo coletar os " pinhões " para retirada das sementes do pinheiro negro ?
tenho um amigo que retirou e plantou mas não nasceu nenhuma,
quando ele abriu a semente ela pareciam ocas, porque ?
qual o procedimento para coleta e semeadura ?
obrigado Márcio Roldão
Willian26/05/2005 22:32
Re: semeadura de pinheiro negro
Se não me engano, pinheiro negro não dá sementes férteis aqui no Brasil, não me lembro quem me disse, nem onde vi sobre isso.
Illex27/05/2005 00:25
Re: semeadura de pinheiro negro
Amigos,

Nao conheço mto de kuro matsu, mais tbm acredito que em nosso país a platna nao desenvolva sementes pois as condições gerais para que ela o faça nao estao presentes um dos fatores é o clima extremamente gelado, por isso poderia explcar melhor sobre o ocorrido amigo Marcio, será que seu amigo nao pegou pinhoes de outra especie nativa daqui ou entao comprou sementes de pinheiro negro? Nao etnendo... espero por mais noticias obrigado.

Abraços:

Illex
Felipe Frango Zappala27/05/2005 02:07
Olá Gente,

Entrem no Site do Tomio:

http://www.niponbonsai.com.br/

Lá tem um ótimo video feito por ele, ensiando à reconhecer, colher e ver quando são viáveis as sementes. Feito com uma planta dele. Produz aqui sim, em regiões de inverno rigoroso, como é o caso de Joinvile-SC.

Abraços.
Illex27/05/2005 12:19
Felipe Frango Zappala escreveu:
Olá Gente,

Entrem no Site do Tomio:

http://www.niponbonsai.com.br/

Lá tem um ótimo video feito por ele, ensiando à reconhecer, colher e ver quando são viáveis as sementes. Feito com uma planta dele. Produz aqui sim, em regiões de inverno rigoroso, como é o caso de Joinvile-SC.

Abraços.

Amigo Felipe,

Que ótima noticia, vivendo e aprendendo, nao sabia msm, agora ja to sabendo. Obrigado.

Abraços:

Illex
Felipe Frango Zappala27/05/2005 22:14
É isso aí Illex, geralmente ele também tem sementes para venda... e tem um tópico ensinando à semeá-las.

Abração