eudes escreveu:
Pessoal
Tem uma flora perto de meu ap que tem uma murta ou como eles chamam jasmim laranja, que está com um nebari bem legal e a planta também esta muito bonita, pergunto: como eu poderia aproveitar a base para um bonsai e a parte de cima para planta ornamental? Esta planta pega bem com estaca? Ou com alporque??
Eudes
Amigo Eudes,
Acredito que seja melhor o seguinte, fazer uma alporquia ate onde vc possa achar de seu gosto que de uma boa base de tronco para fazer a planta ornamental e deixar o alporque enraizar nao conheço o tempo da murta, mas acredito que em uns seis meses ja deve ter resultado ou antes nao sei ao certo, ja a parte de baixo o nebari vc nao deve mexer mto, deixe a planta como esta, assim que o alporque for tirado, deverá existir ou ter indicios de brotação na parte que irá se tornar o Bonsai, entao após a retirada do alporque comece o trabalho de educaçãod e copa primeiramente, acho q em no maximo um ano vc ja conseguirá um bom resultado, em seguida comece a trabalhar a parte radicular da arvore, entao podeá transplanta-la acredito na primavera do proximo ano ou antes, nao conheço mto bem as caracteristicas dessa especie de murta, porém acredito que esta seja a base do começo do trabalho, gostaria de ter mais informações sobre a planta, como altura, espessura do tronco, como esta a copa, o nebari ja disse que é bom, idade aproximada, se tiver uma foto ou conseguir tirar uma ajudaria e mto, espero ter ajudado. Se tiver algum erro de portugues perdoe-me é q ja passam das zero horas e o sono esta forte hahahahha.
Abraços:
Illex