Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pequena Calliandra - Umbrella

_newbe26/01/2008 16:02
Pequena Calliandra - Umbrella
Adquiri um pré bonsai em dezembro de 2006 e desde então estive trabalhando para enquadrá-lo (também 😂 ) no estilo umbrella.

Creio que seja um estilo muito adequado à espécie que, na minha opinião, reflete diversas características do nosso conhecido flamboyant.

Nada mais justo que tentar um estilo semelhante, creio eu. 🙄

Foto:

Altura da planta: 18,5cm.
Tronco: 3,5 cm de largura na base.
Idade estimada: 8 anos.
Envasada em outubro/2007 em vaso SAMI.
Na ocasião utilizei o substrato do amigo Araldi puro. 😈

Críticas? Sugestões?

Abraços
Renan Campara Braido26/01/2008 17:00
SIMPLESMENTE PERFEITO!

😄 😲 😄

VOU TENTAR !!!

Meus sinceros PARBÉNS!

RENAN
fabianoscosta26/01/2008 17:09
Realmente lembra bem o flamboyant, meus parabéns!

abraço
Fabiano
Marcos Castilho26/01/2008 17:26
Resposta
Parecido demais com o Flamboyant, pelo trabalho em pouco tempo, 8 anos já tem um resultado incrível.
Alberto Alves26/01/2008 18:25
Realmente perfeito 😄

newbe meus parabéns!

Coincidentemente estive pesquisando os estilos do Charles,é são muito legais,vou começar a tentar também alguma coisa aqui também... 🙄

abração
Paulo César Morais26/01/2008 20:35
Newbe, muito legal sua caliandra, parabéns.
_newbe26/01/2008 20:35
Gente,

Obrigado pelas palavras.

Essa planta é uma das minhas preferidas por muitos fatores, porque me lembra os flamboyants (que me lembram muito minha infância rsrs), por ser uma calliandra (pelas quais sou apaixonado 😮ops: ), por eu estar tendo relativo êxito na adequação da planta ao estilo, etc).

Fico imensamente feliz em receber tantos elogios dos amigos foristas.

Renan, é uma honra receber de você essas palavras. Obrigado.

Abraços a todos.
flavio bonsai26/01/2008 21:59
ja que fica tão feliz vai ai mais um p a r a b e n s !!!

realmente vc merece esta muito bom seu exemplar de caliandra .

que aliás tbem e uma das minhas preferidas.
darkaso27/01/2008 08:46
Newbe,

se encontrasse o tópico anterior seria interessante. Se não me engano você já postou antes o início do trabalho com ele. Está muito bom. A copa bem estruturada e densa. Está muito boa mesmo.

Parabéns.
_newbe27/01/2008 20:59
Darkaso,

O tópico que criei para a planta foi perdido, quando daquele problema de perda de dados do forum, lembra?

Pois bem. Tenho aqui algumas fotos que mostram a evolução da planta ao longo desses meses.

Como disse anteriormente, adquiri a planta em dezembro de 2006. Na ocasião tratava-se de uma "bolinha" como as muitas que vemos nos viveiro rsrs. Desta data não tenho mais foto.

Em fevereiro de 2007, depois das primeiras intervenções, a planta estava assim:

Junho de 2007: Depois de algumas manipulações, a planta descansava e demonstrava excelente saúde
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=3E305DE206EF4BE2ACD96B81CFB21219&alid=201033&pid=4981857&size=3

Visão aérea:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=3E305DE206EF4BE2ACD96B81CFB21219&alid=201033&pid=4981858&size=3

Em julho de 2007, foi feita a mais significativa intervenção até o momento: Muita poda e bastante arame 😈
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=3E305DE206EF4BE2ACD96B81CFB21219&alid=201033&pid=5089338&size=3

Visão aérea
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=3E305DE206EF4BE2ACD96B81CFB21219&alid=201033&pid=5089339&size=3

Em outubro de 2007 fiz o envase neste vaso SAMI, adquirido durante o BONSAI 2006, na casa do Dom Mário.

Perdoem a qualidade das fotos. Com excessão da última, são de celular 😮ops:
darkaso27/01/2008 22:02
Newbe,

realmente aquela peda do fórum foi grande, uma pena. Mas ainda bem que deu para ver alguma coisa da história dela.

Valeu.
Alexandre S. Coelho29/01/2008 09:52
Oi Newbe,

Mais um belo trabalho, Parabéns ❗

No vaso redondo, a árvore deveria ser plantada ao centro, certo 😉 ... penso que futuramente, mantendo a planta como está, deveria ver a possibilidade de um vaso, igual, um pouco menor ou um ovalado e mais baixo 💡
joellagunasc29/01/2008 21:34
Tá humilhando "nois" heim?

Outra que tá pronta

Parabens
_newbe30/01/2008 21:53
Alexandre,

Agradeço novamente pelos elogios e pela dica quanto ao vaso.
Ocorre que na ocasião do transplante (feito fora da época ideal, por pressa rsrs) o torrão tinha um lado mais "casca-grossa" que o outro e, por não estar numa boa época resolvi não mexer muito.
Achei que a planta ficaria um pouquinho só para a direita, mas depois de finalizado o envase percebi que a diferença era siginificativa rsrs.

Segundo a bibliografia do autor do estilo, os melhores vasos para ele são os redondos e ovais de fato. Penso que por tratar-se de uma florífera talvez seja necessário um vaso um pouco mais profundo, assim como para as azaléias. Esse raciocínio está correto?

Joel,

Humilhando? eu? rsrs
Que é isso ...
Plantas de um aprendiz.. ainda há muito o que aprender e melhorar.

Abraços!
Illex30/01/2008 22:55
Olá Newbe meu amigo,

A qto tempo? Pois bem, está ótimo, me lembro quando me mostrou ela a algum tempo, a evolução está sendo fantastica, esta realmente de parabens. Gostei muito do resultado, e é ótimo ver amigos aplicando estes estilos às nossas àrvores. Fico realmente feliz, estou acabando de ver seus outros trabalhos aqui e estao igualmente belos. T+ amigao.

Abraços:

Illex
_newbe30/01/2008 23:41
Grande Illex!

Digo o mesmo, meu amigo: Há quanto tempo!! 😲
Andas sumido, meu caro!

Fico grato em receber seus elogios depois de você ter se lembrado das imagens antigas dela e de outras plantas que trocamos, há algum tempo, via MSN.

Como é sabido, há sempre algo a melhorar e aprimorar. Com essa planta não é diferente rsrs

Quanto ao estilo, é como disse no início: acho que esta planta fica bem "charmosa" com este formato. É uma das minhas prediletas 😮ops:

Obrigado por suas palavras.

Grande abraço!
Alexandre S. Coelho31/01/2008 12:44
_newbe escreveu:
Alexandre...
Agradeço novamente pelos elogios e pela dica quanto ao vaso...
Segundo a bibliografia do autor do estilo, os melhores vasos para ele são os redondos e ovais de fato. Penso que por tratar-se de uma florífera talvez seja necessário um vaso um pouco mais profundo, assim como para as azaléias. Esse raciocínio está correto?

Devido nosso clima quente, eu também sigo este raciocínio, em bonsai pequenos 😉 ... mas também podemos cultivar eles com o vaso enterrado em pedriscos/chamote num escorredor 💡 😉 ❗
nickyfury31/01/2008 16:30
bonsai
Creio que ao cultivar minis o ideal é fazer uso de uma bacia, perfurada mais próximo da borda que da base, acondicionada com areia grossa de rio, sem peneirar e pedaços de madeira arrastada (muito usada em decoração, encontravel em floriculturas e casas do ramo). Ao receber a rega, a areia absorve agua e micronutrientes presentes no solo do bonsai, repassando-os para a planta, quando essa emite raizes pelos orificios de drenagem. Isso contribui para manter a planta sempre saudável e vigorosa. 😄

Claro que, nem é preciso ressaltar, periodicamente deve-se retirar o vasinho e cortar rente ao orificio de drenagens essas raízes. Pode ser feito esse trabalho ao mesmo tempo que se fizer a poda da parte aerea da plantinha. 😄
_newbe02/02/2008 21:11
Grande nicky!

Com esse clima maluco de ossa região, onde em certos momentos temos altíssimas temperaturas com humidade do ar quase nula, tenho acondicionado as plantas já envasadas em pratos daqueles de xaxim de samambaia cheios de areia grossa de rio sem peneirar, como vc disse.

Além da manutenção da humidade, este procedimento favorece também a alimentação da planta devido ao fato da saída de raízes capilares pelo orifício de drenagem dos vasos.

Muito boa sua colocação.

abraço