Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pequena Acácia Africana

_newbe26/01/2008 16:13
Pequena Acácia Africana
Esta aqui é uma espécie um tanto complicada: costuma secar galhos e sempre que retiramos a aramação eles insistem em voltar ao lugar inicial 😈 .

De qualquer forma, tenho realizado podas sucessivas (quase semanais 😲 ) desde que a planta está comigo (10/2007) e alcançado algum sucesso na densificação dos patamares.

Altura da planta: 22cm a partir da borda do vaso
Largura da base do tronco: 8,5cm 😲
Vaso: Izumi

Comentários?
fabianoscosta26/01/2008 17:15
Lindíssimo tronco, e não é uma planta muito comum por aqui, certo?

Minha única sugestão é para baixar um pouco mais a filial esq., depois, preencher a massa foliar entre estas, pq ficará um vazio que pode n ser muito legal...acho q a princípio muito grande...mas um negativo ali tbm é interessante.

abraço
Fabiano
Alberto Alves26/01/2008 18:54
Show de tronco 😲
A base então nem se fala...

Essa especie tem espinhos?
Estou tentando identificar uma que tenho aqui acho que é a mesma...
De uma olhada aí newbe:
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=8346
_newbe26/01/2008 20:23
Fabiano,

Essa planta não me parece muito comum, mas temos aqui em Brasília, alguns lugares (canteiros públicos da cidade) repletos de grande exemplares desta espécie. Muito bonitos por sinal.

Obrigado pelos elogios e sugestões. O galho da esquerda estava, de fato, mais baixo. Mas como disse, a gente tira os arames e os danados voltam ao lugar (e olha que ja tava marcando 😲 )... logo vou baixá-lo novamente e ver no que vai dar.

abraço!
_newbe26/01/2008 20:48
Alberto,

As folhas que vc postou nas fotos são mesmo de acácia africana.

Sucesso!

abraço
flavio bonsai26/01/2008 21:51
muito bonita sua planta parabens.
Rodrigo Zanchetta01/02/2008 19:34
Newbe,
na cidade onde moro, tem muitas acácias plantadas nas ruas, gostaria de saber se está se trata da mesma, pois sempre pensei em fazer um bonsai delas, por causa do tamanho das suas folhas e das flores q são lindas!

Vou citar algumas características, pois não tenho fotos, suas flores são vermelhas, mas tb existem acácias com flores no tom laranja-claro, suas sementes se condicionam numa espécie de vagem, bem grande, por volta de uns 30cm.

aí vai um link com uma foto das acácias q tem aqui em minha cidade:
http://diamang.com/diamang/Lunda/Flora/acacia.jpg

Um abraço e parabéns pelo belíssimo exemplar!!
joellagunasc01/02/2008 19:44
Newbe , tens um viveiro de responsa heim!!!!!

Parabens

Joel
_newbe02/02/2008 21:07
Rodrigo,

A planta que vc postou não é uma acácia. Trata-se de um flamboyant (belíssima planta, na minha opinião).

Seu trato como bonsai me parece um pouco complicado. Alguns foristas têm experiência com o trato da espécie visando formar bonsai.

Vamos aguardar. Ver se alguém aparece para dar informações.

Boa sorte!

Joel,

Obrigado pelos elogios. Sei que vc também tem um viveiro com muita coisa interessante escondida rsrsrs

Abraços!