Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Piteco - Dicas e sugestoes

ercs12326/01/2008 16:52
Piteco - Dicas e sugestoes
Olá,

Comprei esta semana, este piteco de 20 anos. A foto (1) seria a frente escolhida, no entanto, a foto (2) tem poucos galhos, deixando o bonsai com pouca profundidade.
Será que poderia fazer uma enxertia, ou trabalhar com madeira morta, assim a foto(2) ficaria como a frete.

Foto(1)

Foto(2)
_newbe26/01/2008 16:56
E por que nao manter a frente escolhida (foto 1)???? 😕
fabianoscosta26/01/2008 17:11
Não dá para puxar o galho intermediário para fazer o preenchimento de fundo e tapar aquela cicatriz grande? Se der, tá quase feito...

abraço,
Fabiano
Alexandre S. Coelho29/01/2008 10:06
Oi ercs,

pois é... a parte trazeira está "nua" e com uma grande cicatriz 😲
Ou você convive feliz deste mesmo jeito, esperando uma brotação... ou faz poda radical 😈 para recomeçar 💡
Gui Lopes Soares29/01/2008 17:48
A minha modesta e humilde opinião seria usar a 2ª foto como frente e retirar o galho do meio, fazendo algum trabalho em madeira exposta ali na cicatriz. Depois replantar ela um pouco mais inclinada para a esquerda, para equilibrar a base do tronco com o "novo ápice".
Depois aramar e baixar as ramificações e galhos secundários que saem do primeiro galho principal da direita.

Desculpe se falei alguma coisa absurda com minhas idéias, sou novato e às vezes posso estar equivocado. 😮ops:

Se possível em outra hora tentarei fazer uma modesta projeção, quando estiver em casa!

Abraços!
Gui Lopes Soares29/01/2008 17:49
Gui Lopes Soares escreveu:
A minha modesta e humilde opinião seria usar a 2ª foto como frente e retirar o galho do meio, fazendo algum trabalho em madeira exposta ali na cicatriz. Depois replantar ela um pouco mais inclinada para a esquerda, para equilibrar a base do tronco com o "novo ápice".
Depois aramar e baixar as ramificações e galhos secundários que saem do primeiro galho principal da direita.

Desculpe se falei alguma coisa absurda com minhas idéias, sou novato e às vezes posso estar equivocado. 😮ops:

Se possível em outra hora tentarei fazer uma modesta projeção, quando estiver em casa!

Abraços!
ercs12325/01/2009 12:09
Novas Fotos

Trabalhando madeira morta

aramação - 19/04/08

Foto atual, já com o vaso novo

Aceito críticas e sugestões...

Abraço

Rodrigo _ Franca-SP
Alexandre S. Coelho27/01/2009 00:17
Muiiiiiiiiito bom meu amigo ❗

O vaso então 😲 lindo ❗ ❗ 😂
ercs12327/01/2009 08:20
Olá Alexandre,

Fico feliz que tenha gostado. Obrigado!

Gostei muito de trabalhar com esta planta, pois o resultado é muito rápido.

Abraços

RODRIGO
edson060527/01/2009 09:03
Rodrigo,
ótimo resultado; ficou bem harmônico o conjunto planta/vaso. Parabéns!!
Abraço.
Edson.
Marcos Castilho27/01/2009 12:49
Ficou mais que ótimo. Grande trabalho realizado amigo lindo Bonsai!!!!
Franz Lopes27/01/2009 23:44
Espetáculo de planta... 😮

Parabéns!!!

Franz Lopes
ercs12328/01/2009 08:34
Edson,Marcos,Franz Lopes, obrigado pelo elogio.
Gostei muito de trabalhar com o piteco. Por ser um especie nativa do Brasil, é muito resistente a pragas e doenças, e o crescimento é muito rápido também.

Quando tiver novas fotos, coloco no forum

Abços

RODRIGO