Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

escorredor

bichara26/01/2008 22:25
escorredor
queria saber qual a função do escorredor ao platarmos nele antes do vaso definitivo?

abraço
Ferreira26/01/2008 22:31
Pedro

O escorredor de macarrão é bem perfurado e, junto com o substrato drenante que colocamos nele, permite ótima aeração das raízes, facilitando o desenvolvimento completo da planta. Para acelerar ainda mais o crescimento, colocamos o escorredor em cima de uma bacia com bastante matéria orgânica. Este sistema é chamado escorredor/mamadeira.

Alguns colegas não usam o escorredor, preferem simplesmente plantar no substrato adequado em uma bacia grande bem perfurada, que por ter bastante espaço para o crescimento das raízes, também permite ótimo desenvolvimento da planta.
pedulla27/01/2008 01:28
completando oq o irmao falo acima derrepente isso te ajuda um poko mais
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
bichara30/01/2008 18:25
Obrigado
Leonardo Affonso06/02/2008 09:57
Olá

Gostaria de saber se posso usar apenas dolomita no escorredor?
E apenas terra vegetal na mamadeira?

Grato
darkaso06/02/2008 12:59
Leonardo,

Pelo que sei dela, é pouco, é muito cara para ter tantas nessa quantidade. O chamote seria melhor e mais barato. A terra vgetal é muito pouco adubo para manter uma planta tanto tempo. Se colocar terra vegetal vai ficar empedrado e dificulta a ramificação das raízes. A sustentação da planta em termos de adubo deve ser o bastante para que ela possa ficar ali por dois, três ou até seis anos.

T+
Leonardo Affonso06/02/2008 13:59
então qual seria o correto pra eu fazer?
darkaso06/02/2008 14:05
Leonardo,

para o chamote ou caco cerâmico pode ser usado no escorredro puro. Para a mamadeira, quando as raízes estiverem saindo pelos furos do escorredor, faça a mistrura de areia húmus de minhoca e esterco curtido de vaca. Uma parte de cada fica bom. A areia é para dar alguma drenagem ao substrato, prevenindo o apodrecimento das raízes por excesso de umidade.

T+