Goiabeira
Fábio27/05/2005 03:54
Goiabeira
Pessoal,
Eu tenho uma amiga que começou a fazer bonsai de uma goiabeira, mas ela desistiu porque as folhas são um pouco grandes e também porque ela não sabia combater as cochonilhas de carapaça.
Mas a minha dúvida é: dá pra fazer bonsai de goiabeira? E se dá, alguém poderia postar uma foto?
Abraço!
Fábio
Sergivaldo27/05/2005 06:04
Olá Fábio,
Eu também não gosto de fazer bonsai com plantas de folhas grandes, embora reconheça que tem colegas que o fazem muito bem.
Quanto às cochonilhas, basta usar um cotonete embebido com álcool ou mesmo uma bucha de cozinha, removê-las e depois aplicar o óleo mineral.
Uma opção para quem gosta de goiabeira é o Araçá. Alguns possuem as folhas bem menores e produzem mais precocemente as "goiabinhas".
Eu tenho dois, não são lá essas coisas mas eu gosto deles bastante. Abaixo o link com fotos desses araçás.
http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/guia_de_especie/especies_nativas/araca_de_jacu.htm
Um abraço,
Sergivaldo
Fábio27/05/2005 06:28
Araçá
Sergivaldo,
Muito bonito o seu bonsai de araçá. Gostei de saber que dá pra utilizá-lo no lugar da goiabeira.
Obrigado pelas dicas! 😉
Fábio
Angela Fernandes27/05/2005 11:52
Goiabeira
Olá Fábio !!!!!
A araçá também é conhecida como goiaba do mato. É uma fruta em extinção aqui pelas nossas bandas. Talvez em Pádua vc a encontre.
Sergivaldo.... eu conheço sua planta, é lindíssima de verdade.
Ah !!! Algumas floriculturas do RS possuem araçá. Creio que esta planta se adapta em qualquer clima
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Illex27/05/2005 12:15
Re: Goiabeira
Fábio escreveu:
Pessoal,
Eu tenho uma amiga que começou a fazer bonsai de uma goiabeira, mas ela desistiu porque as folhas são um pouco grandes e também porque ela não sabia combater as cochonilhas de carapaça.
Mas a minha dúvida é: dá pra fazer bonsai de goiabeira? E se dá, alguém poderia postar uma foto?
Abraço!
Fábio
Amigo Fábio,
Atendendo ao seu pedido posto uma foto de uma Goiabeira que adimiro e mtoooo, o artista para mim é desconhecido mas, talvez algum amigo do forum saiba quem a fez o site é:
http://public.fotki.com/FrostG/bonsai/goiabeira.html
Abraços:
Illex
Lando27/05/2005 13:10
Que coisa linda é essa goiabeira, Illex!
Gostei muito.
Por aqui dá para eu fazer uns yamadoris de goiabeira...
Um abraço.
Até mais,
Sergivaldo27/05/2005 14:19
Olá Pessoal,
São plantas como essa mostrada aqui pelo Illex que nos fazem mudar nossos conceitos. Uma imagem vale muito mais que mil palavras.
Ângela, obg pelos elogios à planta. Sabia que iria se lembrar dela.
Aproveitei para dar mais uma pesquisada na Net e também encontrei outro bonsai de goiabeira (Psidium guajava), vejam que maravilha:
Lando, mãos à obra!!
Um abração,
Sergivaldo
Illex27/05/2005 19:47
Sergivaldo escreveu:
Olá Pessoal,
São plantas como essa mostrada aqui pelo Illex que nos fazem mudar nossos conceitos. Uma imagem vale muito mais que mil palavras.
Ângela, obg pelos elogios à planta. Sabia que iria se lembrar dela.
Aproveitei para dar mais uma pesquisada na Net e também encontrei outro bonsai de goiabeira (Psidium guajava), vejam que maravilha:

Lando, mãos à obra!!
Um abração,
Sergivaldo
Realmente uma belissima arvore amigo Sergivaldo. Linda msm.
Illex
andre27/05/2005 21:27
em visita a bonsai brasil vi uma mini goibeira que se não me engano era importada da china e tinha as folhas bem pequenas, pra dar uma noção a folha delas eram bem menores que as dos ficus digamos que uma folha em tamanho normal de um ficus tem a medida de 4 folhas da goiabeirinha.
Felipe Frango Zappala27/05/2005 22:45
Até pouco tempo era meu sonho de consumo um Bonsai desses...
Tudo começou com uma muda que coletei dentro da calha aqui de casa, gerada a partir de semente da árvore do vizinho... tinha uma curva linda no caule, uns 60 cm e alguns bons anos (largura)... a pivotante cresceu lateralmente dentro da calha... eu tive todo cuidado, mas infelizmente ela não aguentou... pois já vinha desidratada e debilitada (pouca chuva, muito sol quase sem matéria orgânica envolvendo as capilares, etc.) e não houve tempo para adaptação antes da retirada (conserto da calha)...
Quem tem alguns Bonsai de Goiaba é o Geraldo Inocêncio.
http://www.bonsaimorrinhos.com/
Abraços.
Cláudio C. Ratto28/05/2005 22:37
Gostei das três ...............muito bacanas mesmo !
Sergivaldo cheio de modesta e me apresenta uma linda dessas .....Como não é lá essas coisas ?
É sim, viu ?
Também acho sua página bem legal......com informações bem pertinentes....Valeu !
Vou correr e apressar os trabalhos de modelagem de uma goiabeira que ganhei .......vamos ver no que vai dar.......hehehehe !
Abraços a todos,
Fábio29/05/2005 05:28
Goiaba
Pessoal,
Muito obrigado pelas dicas e pela postagem desses maravilhosos bonsai de goiabeira. Agora estou bastante estimulado a começar um bonsai dessa espécie.
Abraço!
Fábio
Lando29/05/2005 14:14
Fala, Sergivaldo!
Gostei do araçá, hein! Lindo!
Sua página está excelente. Muito bem organizada e de bom gosto.
Parabéns!
Felipe, a página que você mostrou também é muito legal.
Por coincidência, tem um bairro aí em Búzios chamado Morrinhos, certo?
A equipe desta página é de que estado?
Um abraço para vocês.
Até mais,
Felipe Frango Zappala29/05/2005 15:44
Certo Lando.
O Geraldo Inocêncio de Oliveira Filho é de Morrinhos - GO
Ele é que cultiva o Veludo do Campo... uma espécie que eu procuro faz tempo e nem sementes consigo...
Abração
Sergivaldo30/05/2005 08:16
Ratto, Lando...
Muito obrigado pelos elogios.
Vou corrigir dizendo que a planta ainda não ESTÁ lá essas coisas. Ainda falta encher mais a copa e dar uma trabalhada no corte que tem à frente, transformando-o num uro.
Futuramente postarei novas imagens para analisarmos sua evolução.
Um abração,
Sergivaldo
Claudio Fellini28/01/2006 23:04
Veludo do campo
Felipe Frango Zappala escreveu:
Certo Lando.
O Geraldo Inocêncio de Oliveira Filho é de Morrinhos - GO
Ele é que cultiva o Veludo do Campo... uma espécie que eu procuro faz tempo e nem sementes consigo...
Abração
Felipe, estava pesquisando alguns cuidados com o veludo do campo e vi esta mensagem sua. Aqui onde moro, tem até nas ruas e nesta época estão carregadas de frutos, no ano passado plantei umas 4 e estão lindas, cresce muito rápido, se ainda quiser as sementes me fala.
Detalhe, elas devem ser plantadas assim que retirar a polpa, não pode deixar secar.
Abraços
Fellini
Felipe Frango Zappala29/01/2006 00:28
Sério Cláudio?
Você tem alguma muda dessa espécie?
Gostaria sim. Estou te passando uma MP.
Abração
Claudio Fellini29/01/2006 11:57
Felipe
Caro amigo,
Estarei te enviando as sementes esta semana, assim que receber me avise.
Meu espaço aqui em casa é pequeno, plantei umas três sementes em uma jardineira na sacada e vou esperar a primavera para separá-las em vasos.
Ela germina bem rápido.
Não achei muito sobre ela na internet em português, mas parece ser esta deste site aqui,
http://fm1.fieldmuseum.org/vrrc/?language=esp&page=results&genus=Guettarda&PHPSESSID=8b602f42c104dc13b1d8e3e45bb0c63b&rpno=2&PHPSESSID=8b602f42c104dc13b1d8e3e45bb0c63b a última espécie a Guettarda viburnoides.
Abraços
Fellini
Felipe Frango Zappala29/01/2006 15:19
OK Cláudio,
Recebi sua MP, obrigado.
Gostaria muito de saber o nome dela... não será: Guettarda elliptica ?
Abração
Claudio Fellini29/01/2006 15:57
espécie
Felipe,
Segue duas fotos da folha da que tenho em casa, esta ainda não mexi, a outra já fiz uma desfolia e está com as folhas bem menores.
Frente:
Verso:
São muito parecidas, veja os detalhes, mas realmente acho ser outra espécie, pois a folha é bem próxima ao galho, se descobrir me fale.
Abraços
Felipe Frango Zappala29/01/2006 18:13
É tem razão... esse tem as folhas pontudas, enquanto a elliptica é meio arredondada...
Felipe29/01/2006 20:06
Salve amigos,
alguém tem alguma experiencia com alporques deGoiabeira? sabem se já tiveram susseco...?
fabianoscosta13/07/2007 17:41
Amigo Felipe,
estou ressucitando este tópico pois estava fazendo uma pesquisa sobre goiabeiras, onde fiz umas estacas agora na entrada do inverno em alguns tocos recolhidos no mato após uma poda de quintal.
Como n me importei com a data, pois estava lá e iria secar, observando q estava verde por baixo da casca, resolvi investir em estaqueá-las. Estacas de 1 a 12cm de grossura, e para meu espanto que realmente n esperava, estão lotados de rebentos, e plantei apenas tocos sem folha alguma.
Sei q é cedo para dizer q vão enraizar bem, podem até n enraizarem, mas fiz umas 8 estacas e creio q umas 5 deram rebentos de montão.
Agora respondendo a sua pergunta q ficou no ar...se dá de estaca, tenho certeza q a alporquia é certeira, se vc esperar até a primavera melhor, mas se não, o que pode acontecer é não enraizar, daí vc faz de novo! 😉
Grande abraço à todos,
Fabiano