pedulla27/01/2008 01:13
ficus como torna lo um belo bonsai
estou com este ficus aki gostaria da opniao dos amigos para poder tornalo melho....
oque faço quanto poda, solo,poda de raiz...
qq coisa q possa me ajudar.....
abc brigado.
http://fotolog.terra.com.br/pedulla:3Ferreira27/01/2008 11:29
Pedulla
Para facilitar a visualização, aqui está o seu
Ficus:
Parece ser um
Ficus boni, chamado de mandioquinha ou crack, barulhinho ouvido quando se tenta a aramação...
Ele está um pouco comprido e sem conicidade, mas tem uma boa curvatura no tronco que pode ser aproveitada no desenho do bonsai. A copa está muito cheia, dificultando visualizar bem a estrutura de galhos. Talvez umas fotos mais próximas e de outros ângulos facilitem para sugerir o que cortar. De qualquer maneira, esta espécie não se arama, apenas se poda para ir dando a forma aos galhos.
pedulla27/01/2008 19:16
Re: ficus como torna lo um belo bonsai
resumindo oq entao devo reali za no ficus?
pedulla escreveu:
estou com este ficus aki gostaria da opniao dos amigos para poder tornalo melho....
oque faço quanto poda, solo,poda de raiz...
qq coisa q possa me ajudar.....
abc brigado.
http://fotolog.terra.com.br/pedulla:3
fabianoscosta28/01/2008 17:22
Pedulla, como Ferreira já lhe disse, esta espécie é complicada de aramar pela sua característica de quebrar com muita facilidade, vc terá que escolher a forma que lhe agrada, e com podas sucessivas deixando do jeito que vc quer.
A princípio lhe aconselho a retirar alguns galhos mais grossos, alguns que cruzam a frente de outros mais importantes, ir selecionando, sabe?...
Escolha um ponto onde ache que seria bom para o ápice, topo da árvore, e vá triangulando a copa dali para baixo, mas antes de tudo, veja muita foto de bonsai, onde ache algum que vc queira e veja possibilidade de fazer parecido,...
Se for possível baixar alguns galhos por tração, acho bom, principalmente os de baixo, no caso o 1o e 2o galho.
No mais, se n entendeu algo ou tem mais alguma dúvida, é só perguntar.
Abraço,
Fabiano
fabianoscosta28/01/2008 17:28
Ferreira meu amigo, será q esse aí n é um benjamina? tipo aquele mini ou hawaii???
abraço,
Fabiano
Ferreira28/01/2008 21:32
Ferreira escreveu:
...
Parece ser um Ficus boni, ...
Fabiano
Pode ser o
F. benjamina, pois não conheço a variedade que você citou.
pedulla29/01/2008 13:54
tracao?
amigo qd vc falo de baixar por tracao tem como me dar uma luz comi e q se faz isso tem alguma matreia q me fale?
obrigado ...
vo postar no proximo fds fts mais proximas da arvore fts de cima e das laterias para q se possa ter meljores dicas