Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O que fazer com meu ficus

Oduvaldo27/01/2008 14:37
O que fazer com meu ficus
Olá pessoal,

Sou novo por aqui, amo esta arte há algum tempo, mas nunca me aprofundei, dei prioridades a outras coisas.
Tenho alguns ficus e gostaria de ajuda, uma projeção será muito bem aceita, minha experiencia é muito pouca, tenho perdido algumas plantas por falta de tempo para dedicarme, agora estou com tempo disponivel e gostaria de ajuda, segue foto da primeira planta que quejo que me ajudem:

Oque acham que devo fazer?
Paulo Mendes Vieira27/01/2008 20:45
Resposta
Olá Eduvaldo!!! Sou Paulinho; seria interessante que você mandasse-nos algumas fotos de sua figueira em vários ângulos para que possamos analizar melhor e arriscar um estilo para ela.

Abraços!!!!!!!
Paulinho - Tubarão.
Ferreira28/01/2008 19:37
Oduvaldo

Este exemplar de Ficus retusa já está muito bonito, com lindas raízes aéreas, por isso eu sugiro manter o estilo hokidashi, adequado para este tronco reto. Para aumentar a densificação da copa e reduzir a altura dos troncos secundários também sugiro adubação e podas mais frequentes. Depois faltará colocar em um vaso mais bonito e colocar em exposição!
Alexandre S. Coelho29/01/2008 08:27
Oi Oduvaldo

Vendo estes ficus que você postou, dá pra ter idéia que realmente são boas plantas cultivadas como bonsai, mas que perderam as formas pela falta de cuidados... ainda bem que agora terás tempo para dedicação nesta maravilhosa arte ❗

O amigo ferreira deu uma grande dica em conduzi-la como hokidashi! Como presisaria de uma poda radical para baixar todos os galhos e conseguir novas brotações, deixo também uma outra alternativa mais puxada pro ERETO ou INCLINADO:

Marcos Castilho29/01/2008 13:27
Resposta
Maravilha de projeção feito pelo Alexandre, concordo com ele...Ficará muito perfeito.
Oduvaldo29/01/2008 22:17
Maravilha Alexandre!

Espero que eu realmente chegue lá, pois irei dedicar-me com certeza para que ela cheque conforme sua projeção.

A todos, o meu muito obrigado!

Continuarei precisando da opinião de todos, tenho mais alguns ficus que precisam de cuidados especiais e certamente de projeções como estas, postarei logo que eu tire as fotos, pois estou catalogando minhas plantas, (não são muitas, só umas poucas) conforme já falei irei dedicar-me mais.

Que Deus os abençôe!
Paulo César Morais30/01/2008 01:04
O alexandre como sempre arrebentando nas projeções.
vc tem ótimo material em mãos.
gil_fuka27/09/2012 20:59
linda planta!

como ela está atualmente??
até mais!

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
JOICIMAR MAGGIONI28/09/2012 18:49
Como esta seu ficus, posta ai!!!!!!!!!!!!!!