Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Outro ficus, outra ajuda

Oduvaldo27/01/2008 14:49
Outro ficus, outra ajuda
Eis outro ficus que preciso de opinioes.

Agradeço desde já aos que poderem utilizar um pouco do seu tempo em ajudar-me.
Edmilson27/01/2008 18:40
Humilde ajuda
Caro amigo, tem um ficus lindo.
Adorei a segunda foto com o conjunto de raizes aéreas, na minha opinião esta seria a frente de sua planta.
Na minha visão sua planta tem o estilo Neagari (raiz exposta), a parte aérea dela modelaria como Moyogi (ereto informal). Para isto daria um pouco mais de movimento no tronco, um pouco mais de sinuocidade e evitaria os galhos que nascem em ponto iguais. Apos realizar estas mudanças aguardaria uma resposta da planta e deixaria sua copa encher um pouco mais. No ficus e em outras plantas nativas não vejo necessidade de haver uma triangulação, mas sim uma harmonia que dê beleza e naturalidade.
Futuramente mudaria o substrato acrescentando mais material orgânico.
Também sou iniciante e peço que aguarde opiniões de outros foristas mais experientes.

Abraço fraterno
Gui Lopes Soares28/01/2008 11:09
Olá Oduvaldo!

Muito lindo teu Ficus. O Nebari é fora de série, indiscutivelmente perfeito.

Assim como o Edmilson disse, tbm gostei da 2ª foto como frente por causa do mesmo. Mas pra complicar ainda mais sua vida rsrs, eu ficaria com a primeira, onde há aquele furo.

Concordo com o Edmilson em não deixar dois galhos na mesma altura. Eu retiraria o 1º galho da direita, que está muito próximo ao nebari, parece que tira a atenção, e retiraria tbm o 2º galho da esquerda que sai da mesma altura do outro. Em seguida seria isso mesmo, aguardar novas brotações para densificar mais a copa. Tbm fico com a opinião de aramar o tronco e dar-lhe mais sinuosidade, optando pelo Moyogi.

Vamos aguardar sugestões do pessoal "fuçado". Tbm sou mais um iniciante e gostaria muito de acompanhar o tópico e aprender a visualizar junto com todos.

Abraços, e parabéns pela planta!
fabianoscosta28/01/2008 20:50
Oduvaldo, belo exemplar.

Se fosse minha, eu usaria apenas o galho do lado esq. da planta (foto1), que seria minha nova árvore, menor e mais densa. Tvz deixasse só um pouco do galho direito, usando-o como o 1o galho.

Numa 2a opção, tvz usasse o galho esq. e fizesse um duplo, pois o URO (furo do tronco), é muito interessante, daí usaria como frente a foto 1.

abraço,
Fabiano
Ferreira28/01/2008 21:28
Oduvaldo

Eu achei a sugestão do Fabiano interessante, pois apesar deste Ficus estar bonito, falta o galho de fundo e o tronco sobe reto depois dos primeiros galhos, sem nenhuma brotação. Seguindo a idéia dele você pode resolver ambos os problemas e ainda terá maior conicidade do tronco.
Alexandre S. Coelho29/01/2008 08:13
Oi Oduvaldo,

Penso bem parecido com todos os amigos acima...

Esta variedade de ficus tem ótima recuperação de podas drásticas e desfolhas, então eu faria algo assim:
Gui Lopes Soares29/01/2008 08:47
Como sempre, "perfeito" Alexandre! 😲

Excelente idéia e projeção.

Será que dá muito trabalho baixar esses dois galhos grossos?

Abraços!
Alexandre S. Coelho29/01/2008 09:01
Gui,

obrigado pelo elogio...

Este ficus gren island tem tronco bem maleável e podemos usar ráfia com um arame de bitola maior para "forçar" na modelagem 😉
Oduvaldo29/01/2008 22:06
Olá pessoal!

Obrigado a todos pelos elogios e sugestoes, vou aceitar as sugestoes do Alexandre, pois achei perfeito, espero que eu consiga fazer correto, tenho apenas umas duvidas.
Posso fazer essa poda radical agora?
Quando poderei transplantá-la?

Mais uma vez, obrigado a todos !