Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cotoneaster

joellagunasc27/01/2008 20:34
Cotoneaster
Neste finde semana adquiri uma muda de cotoneaster planta que nunca trabalhei por isso tenho pouco conhecimento

Detalhe do tronco

Detalhe de um corte de um dos galhos que estava saindo da parte interna da curva e muito reto.

Gostaria de receber opinioes sobre o que fazer inicialmente com esta arvore.

Ela aceita poda drastica? pois estava pensando em baixa-la deixando somente 3 a 4 cm de cada galho.

O que acham?

Outra duvida: Ela pega por estacas?

Abraços

PS desculpem a qualidade das fotos , mas ja estava escurecendo quando fotografei
Marcos Castilho28/01/2008 19:04
Resposta
Olá Joel, dá uma olhada no site www.nativosdonordeste.com.br e entre na parte sobre guia de espécies que fala algo bem interessante sobre essa espécie.
joellagunasc28/01/2008 19:21
Marcos , valeu amigão , é bem completo . . . Show

Abraços
Alexandre S. Coelho29/01/2008 08:34
Joel,

poda drástica nela... ❗ 😈 😂 😂 😂
joellagunasc29/01/2008 12:26
Alexandre , ja tô com tesoura na mão , hahahahahah!!!!!!!!!!

Abraços
joellagunasc29/01/2008 12:32
Me informaram em outro forum que este é um Ilex e não cotoneaster

Joel
Gui Lopes Soares29/01/2008 17:21
Grande Joel!

Muito boa tua planta. Tem opções até que demais pra fazer com ela. Daqui a pouco vai começar a chover projeções, rsrs!

Sei que não vou ajudar muito, mas gostei demais da 3ª foto como frente. Depois de podas, escolha de galhos e aramar, acho que ficaria show!
Se algum amigo pudesse projetar algo com ela. Estou no trabalho e infelizmente agora nem tem como. 😢

Vou continuar acompanhando o tópico pra ver a opinião dos colegas!

Abraços!

😉
joellagunasc29/01/2008 21:06
Valeu Gui , mas acredito que agora o que tenho que fazer é uma poda drastica e esperar vir a nova brotação

Abraços
joellagunasc31/01/2008 11:38
Passei a tesoura na "bixinha" , fiquei ate com pena dela.

Que acharam?

Abraços
Alexandre S. Coelho31/01/2008 11:45
Oi Joel,

Boa intervenção... esta última foto parece que tem um movimento interessante 😲 Agora é só esperar as brotaçõessssssss 😂
nickyfury31/01/2008 17:12
bonsai
Joel, o cotoneaster aceita poda de estruturação e manutenção, visando formar massas compactadas de galhos, como a serissa e o ligustro. Pode-se até usar aramagem, mas ligeiramente, pois costuma secar os galhos que forem fortemente aramados. Por isso, prefira sempre conduzir e formar estruturas de galhos e copa via poda sistemática. 😄

Apenas esclarecendo que a poda sistemática consiste em podar sempre que um galhinho crescer, ultrapassando a altura pretendida, que deverá ser homogenea, visando a harmonização da massa verde. 😄

Agora, concordo com o colega que orientou tratar-se de illex crenata, e não de cotoneaster. Se for esse o caso, vale o recado que passei acima, mas deverá tomar cuidado redobrado com a aramagem, visto que a perda de galhos por estrangulamento, ainda que minimo, é maior nessa espécie, pelo menos de acordo com minha experiencia de cultivo de ambas essas espécies. 😲
joellagunasc31/01/2008 19:31
Alexandre , valeu gostei tambem da frente sendo a foto 3

Nick , agora tu fostes o meu "Guia de Espécies" , , valeu . Tmabem achei que seria melhor modela-lo so com podas ele parece ter galhos muito duros e quebradiços

Joel
Alcides Junior01/02/2008 07:12
Joel, estava acompanhando de longe seu tópico, mas agora que disse a respeito de ter galhos duros e quebradiços acredito não ser cotoneaster...eles tem galhos bem flexíveis, aceitam muito bem podas e pegam melhor ainda por estacas.
Acredito ser Ilex...
Vinicius01/02/2008 08:38
Joel, que belíssima planta você possui!
apenas fiquei em dúvida, quanto a altura dela, qual era o tamanho antesda poda e como ficou depois!!
Ela me parece ter futuro!!
Marcos Castilho01/02/2008 13:10
Olá Joel se me permite opinar gostei como frente a foto 3, aliás que material você tem em mãos em...
joellagunasc01/02/2008 19:42
Junior ja confrimei , é um Ilex , valeu

fiquei em dúvida, quanto a altura dela

Vinicius , ela tinha uns 60cm e agora esta com uns 20cm , que legal eu tambem sou de S.Maria , so que agora moro aqui em Laguna SC
Valeu

Marcos , tambem gostei muito do n3

Obrigado a todos

Abraços