Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus boni

12
Rildo27/05/2005 07:02
Ficus boni
Olá pessoal.......
Aqui está de novo meu ficus para análise e críticas de todos........

Lando27/05/2005 11:45
Rildo,

Pois então!

Seu bonsai tem um movimento de tronco muito legal. Uma estrutura jóia.
Tenta dar uma disciplinada nos galhos para valorizar o conjunto!
Ao meu ver, é o único detalhe que está destoando...

Um abraço.

Até mais,
Angela Fernandes27/05/2005 12:15
Ficus
Rildo !!!!!!!!!!!
Adorei sua planta !
Este tipo de ficus é fantástico.
Parabéns
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Rildo27/05/2005 14:33
Lando, estou deixando os galhos crescerem um pouco para poder triangular a copa.
Minha primeira idéia era varrido pelo vento, depois optei por tronco inclinado, como seria este disciplinar os galhos?
Lando27/05/2005 18:01
Rildo,

É corrigir, dar forma, aramar...

Até mais,
Antonio Castro27/05/2005 19:25
Olá Rildo 😄
Grande ausencia, hein 😲

Concordo com o Lando, parece-me que só falta começar a modelar os ramos.
Pode ser feito dessa forma tambem, ir podando para dar forma, mas na minha opinião mais vale fazê-lo aramando.

Muito bonita, gostei 😄

[ ]s

Castro
Rildo28/05/2005 06:42
Lando, Castro.....

O problema de aramar o ficus boni é a fragilidade dos galhos......já quebrei vários só tentando posicionar sem arame.....até passarinho quebra estes galhos.....estava pensando em arrumar só na poda.....
Cláudio C. Ratto28/05/2005 21:20
Fala Rildo !

Você está com toda a razão em não querer arama-lo. Por aqui faço somente podas sucessivas e vou dando forma ao Ficus benjamina var. boni. Depois que ele estiver bem estruturado e se tiver uma galho que esteja cruzando como outro, ou um que tenha que baixar um pouquinho, ai é que faço uma leve aramação ou mesmo uma tração. Um arame de alumínio de bitola 1,5 ou 1,7 dá conta do recado. Agora, o mais importante é fazer as podas, respeitando a força de um ramo ou galho e principalmente dar guia a este, respeitando a disposição das folhas. Então caso queira fazer uma curva para a esquerda, deixe a folha da margem a esquerda e o mesmo procedimento para a direita. .......acredito que você já saiba disso, mas não custa nada ressaltar, não é mesmo ?
Como havia escrito anteriormente, vejo para este seu Ficus “frame”, onde o tronco é a moldura e a copa encaixa dentro dela, entende ?
Sei que fica difícil entender por escrito, mas tenta imaginar uma espiral no tronco e a copa dentro dessa espiral. Tenho por aqui a mesma espécie onde fiz dela um Kengai bem vertical.......Sei que não tem nada haver com o que estou querendo te mostrar como estilo para esta sua planta, mas a partir deste poderemos discutir melhor o que eu estou querendo te propor. Então vou tirar uma foto para te mostrar, falou ?
Depois disso poderemos discutir as possibilidades.
Você também poderia tirar fotos de todos os lados e de cima desta sua ?

Abração,
Alexandre S. Coelho29/05/2005 04:19
Oi pessoal

hehehehehe... como estava brincando com esta foto... apareceu esta ''alternativa radical''...... Rildo meu amigo, eu mesmo nem sei se faria isso... 😂 😂 😂
ficaria com um movimento bem legal, não acham???

abraços
Cláudio C. Ratto29/05/2005 09:25
Fala Alexandre !

Cara, gostei desse seu desenho............Legal !
Para essa planta do Rildo, acho a copa muito em cima, no terço superior.......
Então se você colocasse um galho na segunda curvatura a esquerda, ficaria melhor, mais balanceado. Daria para você desenhar mais uma vez e pensarmos juntos nessa possibilidade ?
Também gostaria de te pedir um outro favor, poderia também fazer um desenho do jeito que escrevi anteriormente ?

Abração,
Lando29/05/2005 14:38
Caramba, Alexandre!

Você não deu apenas uma alternativa de copa para esta planta do Rildo, como também a sugestão de encolhimento do vaso... Rsss!

Pediu para mudar, radicalizou, hein! Rsss! Legal!

Gostei dessa possibilidade.

Um abraço.

Até mais,
Lando29/05/2005 15:06
Cláudio C. Ratto escreveu:
Fala Rildo !

(...)

Como havia escrito anteriormente, vejo para este seu Ficus “frame”, onde o tronco é a moldura e a copa encaixa dentro dela, entende ?
Sei que fica difícil entender por escrito, mas tenta imaginar uma espiral no tronco e a copa dentro dessa espiral.

(...)

Abração,

Ratto,

Para os amigos visualizarem essa idéia, vou ditar a maneira como entendi, depois você responde.

Imaginem o tronco como se fosse uma "coluna vertebral", neste caso, vergada, como se dispõe a planta do Rildo. Os galhos seriam as "costelas". A copa estaria no seu interior - como os órgãos estão protegidos...

Confirma?

Um abraço.

Até mais,
Alexandre S. Coelho29/05/2005 18:42
Ainda bem que vocës gostaram... estava achando que o Rildo ia querer me matar 😂 😂 😂

Ratto vou ver se consigo... é como o Lando comentou ??? Ainda tö tentando imaginar a disposição da folhagem nessa projeção 🙄

abraços
Lando29/05/2005 19:07
Lando"]

Bom, pessoal...

Fiz uma arte hoje! Resolvi desenhar para elucidar o estilo "FRAME" que o Ratto está sugerindo (eu imagino).

Tomei por base a própria planta do Rildo.

Nesta arte apresento para vocês a estrutura de como poderiam ser/estar dispostos os galhos do bonsai, que são aparentes, expostos.

Olhem:

Nesta outra, aparece a copa completamente envolvida, cercada, protegida pelos galhos.

Observem:

Vejam o verde dessa copa. Reparem como os galhos a abraçam forte. Que linda ela é, hein! Não é verdade? Podem dizer!

Um abraço a todos.

Até mais,
Felipe Frango Zappala29/05/2005 20:10
Gostei Lando... nunca imaginei isso... de onde surgiu Cláudio?
Bastante criativo.

Abraços.
Fábio29/05/2005 20:47
Ficus
Lando,

Fantástico o seu desenho!
Alexandre S. Coelho29/05/2005 22:05
Re: Ficus boni
Rildo escreveu:

Oi Ratto, olha aí o galho que vc pediu:

Lando, muito bom o desenho... agora eu entendi!!!

abraços

PS: O Rildo ainda não viu a bagunça que estamos fazendo com o seu bonsai !!!??? 😲 😂 😈
Fábio30/05/2005 01:30
Rildo
Acho que o Rildo vai ficar doidinho quando vir essa zueira toda. 🙄
Rildo30/05/2005 06:59
olá pessoal..

Alexandre....gostei da modificação que vc fez só achei que está meio disproporcional...nunca irei conseguir, pelo desenho em cada galho irá ficar 2 folhas rsrsrs...estou brincando, está legal.......

Agora Lando.....colocar o mapa do Brasil no meio da planta ficou 10 heim.........Agora o que achei que o Ratto queria fazer "Frame" era ao contrário.......a copa dentro do raio do tronco e nã acima.......é isso Ratto.....

Pessoal coloquei a foto p/ isso mesmo....pra receber informações criticas, sugestões e conhecer os artistas do desenho ...........beleza
Sergivaldo30/05/2005 09:00
OLá Pessoal,

Estou aqui maravilhado com esses desenhos.

Alexandre, meu velho, ficou fantástico essa última projeção que você fez, com aquele à esquerda, conforme sugerido pelo Ratto. PARABÉNS!!!

Lando, cada vez mais você surpreende com seus desenhos maravilhosos: coisa de artista mesmo. A idéia do mapa do Brasil ficou um show. VALEU!!!

Essas ilustrações ajudam (e muito!!!) a termos uma idéia do que pode ser feita com uma determinada planta. Tem se tornado uma tônica aqui no fórum e isto é motivo de alegria para todos nós.

Rildo, as sugestões são excelentes, agora é só decidir.

Um abração,

Sergivaldo
Lando30/05/2005 14:36
Rildo,

Eu visualizei o "FRAME" de várias maneiras com a copa sempre protegida pelos galhos . Quando o Ratto disse aspiral, eu também cheguei a visualizar a terminação do tronco (da metade dele à ponteira, ao fim) dessa forma.

Só que a sugestão de aspiral para sua planta vai ficar meio difícil de fazer... Uma vez que o tronco já aparenta rígido; e pelo o que vocês comentaram, não é uma boa solução aramar os galhos visto que a espécie é caracteristicamente quebradiça - quebra à toa...

Captei essencialmente a idéia do Ratto e projetei o desenho baseado na estrutura em que se encontra o seu bonsai atualmente - a disposição do tronco e galhos.

Um abraço.

Até mais,
Rildo30/05/2005 15:00
Pessoal,
Outra foto com a vista um pouco acima da outra......Acho que da para ver melhor os galhos.

Angela Fernandes30/05/2005 16:03
Rildo, Lando e CIA !!
Que coisa de "maluco" !!!! Os desenhos ficaram "FELOMENAIS" !!!!
Só tenho uma dúvida: como faríamos para mexer tanto nos galhos ? Conheço bem este tipo de ficus e às vezes nem tracionar podemos, visto que ele se quebra por qualquer movimento um pouquinho mais forte.
Agora..... que a plantinha já está bonitinha, isto está !!!!!!!! Agora eu não mexeria tanto, apenas tentaria direcionar alguns galhos.... mas quem sou eu para opinar. (hehehehe).
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
daelin30/05/2005 16:30
Sei que isso é irritante, mas vou so dizer que achei muito lindo seu ficus!! É irritante pq "muito lindo" nao quer dizer grande coisa, mas é verdade.

Ta tao verdinho, tem o tronco grosso, é lindo. E o mapa do Brasil foi uma ótima ideia 🙂
Rildo30/05/2005 16:30
Olá Angela....realmente os galhos são muito frágeis..como já comentei vi um passarinho quebrar um só pousando, e eu tentando tracionar quebrei 3...... 😮ops:
12