Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Raizes ficando Preta!

jpf27/05/2005 17:12
Raizes ficando Preta!
Bom olha eu aqui de novo!
Tenho um pre-bonsai .. o qual esta com as raizes roxeando
e jah quase pretas .. acho que ele esta provavelmente morrendo
... o que faço para salva-lo!!! 😕

obrigado
Angela Fernandes27/05/2005 17:41
Oi JPF !!!!!
Precisamos, creio eu, saber minimamente algumas coisinhas básicas, como qual é a planta, como está se dando este "problema", enfim... se possível envie foto.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Felipe Frango Zappala27/05/2005 22:32
Olá jpf, como vai?

Como disse a Angela, qual é a espécie? A intensidade da rega? Quantidade de exposição solar? Houve transplante ou poda recente? Adubação? Qual o substrato usado?
Se houve poda na planta, pode ser que as raizes fiquem marrons, se lignificando, o que seria um procedimento natural de renovação... Nesse caso, entra um pouco a importância da aeração e drenagem do substrato... se tudo estiver OK, não tem risco, mas se estiver sem aeração, compactado, muitas raízes poderão apodrecer e gerar risco para planta... isso nas capilares (finas).
Você conhece o Illex, ele mora aí em Uberaba Também...
Illex, você não poderia dar uma ajuda ao amigo (a) aí?

Abraços.
jpf28/05/2005 12:53
Bom .. vmos la entao! quanto ao Illex .. eu conheço muito ele inclusive mora perto de casa ... mas ele ta mais sumido que tudo!

Bom .. a planta .. é um ipê amarelo .. ele está plantado em um escorredor de macarrão a mais ou menos um 4 meses,

terra: terra vermelha, humos de minhoca, pedrisco e areia com proporção maior. Ele foi replantado nessa época (a uns quatro meses atraz) foi feito uma poda drastica, aérea (nao sobrou nenhuma folha) e nas raizes (deixei mais ou menos 1/3 das raizes)..

rega: eu o regava todos os dias na parte da manhã e as vezes a noite.
agora estou regando so quando a terra começa a ficar seca como vcs disseram!

Hoje: ela está sem nenhuma folha!
vou tentar arruma foto a eu coloco! mais ve o que
vcs podem dizer a respeito!

desde ja muito obrigado pela super atenção de todos vcs!

uma grande abraço

Joao Paulo
Felipe Frango Zappala28/05/2005 14:46
João,

Se você fez uma poda drástica assim, o importante na época seria um substrato mais aerado do que esse, para não encharcar, as primeiras regas com enraizador, borrifar com enraizador também e não molhar tanto...
Sem as folhas, a rega deve ser sempre menor...
Mas eu só não entendi se ela chegou à brotar após essa poda?
Se brotou e agora perdeu as folhas... as chances de salvar não são muito grandes... pois possivelmente houve excesso de rega e consequentemente o apodrecimento das raízes.
Você está regando com enraízador novamente?

Abraços.
tomas.nogueira29/05/2005 01:00
Não poderia ser essa perda de folhas normal do Ipê, que perde mesmo as folhas? Não sei se já é época, mas pensei que pode ter a ver.
jpf29/05/2005 17:13
olá pessoal estou muito agradecido .. sinceramente .. de todos vcs
estarem me ajudando .. muito obrigado mesmo!

bom .. ele brotou depois da poda. e nesse mes de maio . no começo . caiu as folhas!
a respeito do enraizador não tenho não! Qual é o nome que eu poderia o
encontrar no mercado? para que eu possa compra-lo!

Pessoal muito obrigado mais um vez

Um grande abraço 🙂

Joao Paulo
Felipe Frango Zappala29/05/2005 17:41
Oi João,

Anota aí: Biofert Raiz
É bom ter sempre em casa.

Abração
Antonio Castro29/05/2005 18:15
Olá a todos

João Paulo (Jpf)

Penso que o que terá acontecido, foi uma rega em excesso, e o tipo de substrato pode estar na origem da retenção de humidade.
O humus e restante susbstrato era esterilizado???
É a juntar á humidade, pode bem ter acontecido o mesmo que me aconteceu a mim, neste caso com Akadama, apareceu durante o periodo letárgico um Fungo que a minou por completo e a uma velocidade que só visto.

Ao aparecer raizes pretas pouco á a fazer pelo menos para a arvore original, para essas estarem dessa cor já os capilares não devem existir faz tempo, pode acontecer é haver uma zona não afectada.

Se fosse minha, limitava-me a controlar os niveis de humidade, dava-lhe uma boa dose de fungicida na rega, e sombra com ela.
Mexendo o menos possivel, se ela se aguentar, vai ser um processo bastante lento e tudo o que lhe possas fazer agora pode causar mais estragos que outra coisa.

Se conseguires tenta adquirir vitaminas, tipo "VitaBonsai" e aplicar em dose de planta débil = 60gotas/litro, penso que Bonsai Brasil Comercializa.

As melhoras do Bonsai

[ ]s

Castro