Charles31/05/2005 20:16
Mario,
Acho que, nas doses que te falei, vou usar a solução a base de Malathion... Meu cuidado com este produto, mesmo usando pouquíssimas vezes, é sempre muito grande!
Jackson,
Valeu pelas informações. Voce usa então apenas o carvão como matéria orgânica, certo?
Até o fim do ano, quando penso replantá-la, já terei tomado uma decisão. Mas tá me parecendo que a bougainvillea não exige um substrato específico.
Abraço,
Charles
jackson31/05/2005 21:22
Charles,
utilizo vários tipos de matéria orgânica, vivo fazendo experiências, além do carvão, tenho usado, substrato p/ floreiras, casca de pinus, turfa negra e em alguns casos est^rco de boi(Menos nos vasos definitivos no caso deste último).
[]s
jackson04/06/2005 05:49
Charles,
estou enviando a foto da bouganvilea depois de trocado o substrato mostrando folhas vigorosas. Na foto ela aparece depois de uma poda de redução. portanto são folhas antigas. Ela foi retirada do chão em 2003.

jackson04/06/2005 05:52
continuando,
esta acabei de retirar do chão.:
agora vou esperar a brotação p/ ver o q faço:
[]s
Charles08/06/2005 13:55
Oi Jackson, tudo bem?
Muito legal!
Pelo visto voce é um apaixonado por bougainvilleas!
Bom saber a quem recorrer!!! 😈
Gostei muito das opções de estrutura desta ultima!.. Vai ser um trabalho interessante explorar o potencial desta planta!
Quanto as suas experiências com substrato, voce notou se alguma delas se mostrou mais adequada?
A cada vez mais tenho acreditado (e praticado) que a boa drenagem é o ponto de partida fundamental, em paralelo a uma adubação correta.
Voce sabe se há algum componente que seja benéfico as bougainvilleas, se agregado ao substrato?
Parabéns pelas suas.....
Abraço,
Charles
jackson08/06/2005 21:26
charles,
primeiramente obrigado pelas palavras, em segundo lugar estou longe de ser um consultor em bougainvilleas,
na realidade sou garimpeiro, por onde ando observo o que daria para aproveitar e retirar do chão, pode bouganvilleas, buxus, ligustrum, qualquer coisa que dê um bonsai, é claro sem prejudicar alguém.
quanto ao substrato a receita é essa mesmo que vc passou: boa drenagem, (a da primeira foto não gostou de areia de granulação de 1 a 2 mm, pois encharcava o vaso)e adubação adequada.
Quanto ao substrato, parece que ela gostou quando coloquei terra peneirada, pedrisco de brita e carvão misturado com substrato para floreiras, tudo peneirado entre 2 e 5 mm.
Ah!na primeira foto não dá prá ver, mas está no escorredor dentro do pote plástico que tem terra comum peneirada com esterco de gado
(aliás é o substrato que está na segunda foto, porém com um pouco de telha no lugar de brita)
[]s
jackson08/06/2005 21:29
observação:
A terra com esterco está somente no pote plástico e não no escorredor
fuuuuuuuiiiiiiiiiiiii.
Valtinho11/08/2011 12:12
Bom dia Charles, dando uma olhada em tópicos antigos encontrei este seu e fiquei curioso em saber como esta esta primavera hoje, se for possível atualiza ai pra gente ver.
Obrigado,
Valtinho